Questões de Concurso Público Prefeitura de Almirante Tamandaré - PR 2022 para Professor de Educação Básica - Anos Iniciais
Foram encontradas 20 questões
Pode-se dizer que, na atualidade, as pedagogias chamadas de novas, alternativas ou críticas rejeitam um currículo centrado apenas em habilidades cognitivas. Defendem a ideia de que o currículo escolar deve incluir outros conteúdos como: as artes, a cultura corporal, as novas áreas dos conhecimentos e saberes práticos. Insistem em que o currículo busque a integração de conteúdos de diferentes campos, rompendo com a organização disciplinar. Enfatizam, ainda, a importância de o currículo estar centrado em problemas da vida cotidiana, buscando formas de trabalho que permitam ao aluno construir conhecimento, bem como diferentes habilidades intelectuais, formas de conduta e valores.
(SANTOS, Lucíola. A construção do currículo. IN:MEC. Currículo: conhecimento e cultura. Programa Salto para o Futuro. Secretaria de Educação a Distância: MEC, 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012193.pdf.)
Com base na concepção de currículo apresentada, assinale a alternativa correta.
O projeto político-pedagógico da escola faz parte do seu “planejamento”. Planejar é um processo político-pedagógico que implica diagnosticar uma situação e tomar decisões em função de um determinado fim. O planejamento na escola é um processo permanente que implica ainda a avaliação constante de seu desenvolvimento.
(GADOTTI, Moacir. Dimensão política do Projeto Pedagógico da Escola. 2003.)
Sobre o texto acima, considere as seguintes etapas:
1. Discussão do marco referencial e conhecimento da realidade da escola e do seu entorno.
2. Registro do documento final em cartório de registro de títulos e documentos.
3. Definição dos objetivos a serem alcançados e das ações que se pretende desenvolver para alcançar os objetivos.
4. Avaliação constante do trabalho desenvolvido.
É/São etapa(s) que faze(m) parte do processo de elaboração do projeto pedagógico de uma escola:
1. A PNEA indica que a educação ambiental deve ocorrer em todos os níveis da educação básica, assim como na educação superior, educação especial, profissional e na educação de jovens e adultos.
2. A educação ambiental deve ser desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.
3. A educação ambiental, desde 2012, está norteada pelas DCNEA, sendo essas subsídio para inserção da temática ambiental nos currículos do ensino formal.
4. As DCNEA indicam a importância de se efetivar práticas interdisciplinares no contexto educativo, fomentando a aproximação entre diferentes áreas do conhecimento.
Assinale a alternativa correta.
Profissionais que trabalham na educação e no âmbito das políticas sociais voltadas à infância enfrentam imensos desafios: questões relativas à situação política e econômica e à pobreza das nossas populações, questões de natureza urbana e social, problemas específicos do campo educacional que, cada vez mais, assumem proporções graves e têm implicações sérias, exigindo respostas firmes e rápidas, nunca fáceis. Vivemos o paradoxo de possuir um conhecimento teórico complexo sobre a infância e de ter muita dificuldade de lidar com populações infantis e juvenis. Refletir sobre esses paradoxos e sobre a infância, hoje, é condição para planejar o trabalho na creche e na escola e para implementar o currículo. Como as pessoas percebem as crianças? Qual é o papel social da infância na sociedade atual? Que valor é atribuído à criança por pessoas de diferentes classes e grupos sociais? Qual é o significado de ser criança nas diferentes culturas? Como trabalhar com as crianças de maneira que sejam considerados seu contexto de origem, seu desenvolvimento e o acesso aos conhecimentos, direito social de todos? Como assegurar que a educação cumpra seu papel social diante da heterogeneidade das populações infantis e das contradições da sociedade?
(KRAMER, Sônia. A infância e sua singularidade. In: PAGEL, Sandra Denise & NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro (orgs.) Ensino fundamental de nove anos: orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007).
A inclusão das crianças de 6 anos no ensino fundamental, mediante o estabelecimento do ensino fundamental de 9 anos, ainda hoje é processo desafiador para a escola e para o professor. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.