Questões de Concurso Público UFSC 2022 para Biólogo
Foram encontradas 25 questões
I. Fluorocromos naturais, como a rodamina, também podem ser utilizados em técnicas de pesquisa como a citometria de fluxo.
II. Em técnicas de pesquisa como a imuno-histoquímica são utilizados anticorpos conjugados a fluorocromos, os quais permitem a identificação da presença da molécula de interesse nos tecidos por meio da aglutinação da amostra.
III. Os anticorpos são conjugados a fluorocromos, os quais emitem luz em um comprimento de onda menor do que aquele em que foram excitados por uma fonte de luz.
IV. O uso de anticorpos monoclonais em pesquisa foi totalmente substituído pelos anticorpos policlonais, uma vez que estes possuem amplo número de epítopos que podem ser identificados de uma única vez.
Proteína A: Domínio 1, Domínio 2, Domínio 3.
Proteína B: Domínio 1 e Domínio 2.
Proteína C: Domínio 1 e Domínio 3.
Segundo as análises, é definido que os domínios são codificados da seguinte forma:
Domínio 1: Codificado pelo exon 1;
Domínio 2: Codificado pelo exon 2;
Domínio 3: Codificado pelo exon 3.
O Domínio 3 está ausente quando há a presença do intron 2 na molécula madura de mRNA, gerando um códon de parada prematuro.
Dado o exposto, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A molécula de mRNA que codifica a proteína 3 é composta por exon 1, exon 2, intron 2 e exon 3.
II. O mecanismo envolvido na produção das diferentes isoformas proteicas é chamado de splicing alternativo.
III. A molécula transcrita do gene, antes do processamento para mRNA, é composta por exon 1, exon 2 e exon 3.
IV. A presença de diferentes composições de domínios nas isoformas proteicas não é capaz de alterar sua função.
5’ TTTACGATGAAAGTTCAGCAGCATCACCATCCTCCGGGGTAATTTAG 3’
Considerando que o códon iniciador é AUG e que os possíveis códons de parada são UAA, UGA, UAG, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta do mRNA isolado pela pesquisadora.
I. Desnaturação
II. Eletroporação
III. Blotting
IV. pH
V. Deionização
( ) Remoção de impurezas através da passagem de um líquido em uma resina de troca iônica.
( ) Aplicação de pulsos elétricos para criar poros transientes na membrana celular e permitir, por exemplo, a entrada de um plasmídeo.
( ) Mensuração logarítmica da concentração de íons hidrogênio em uma substância.
( ) Perda da estrutura tridimensional de uma proteína que acontece, na maioria das vezes, de maneira irreversível e é causada por um agente físico, por exemplo, calor.
( ) Transferência de DNA, RNA ou proteínas que estão em um gel para um filtro ou uma membrana, comumente de nylon ou nitrocelulose.
I. A técnica pode ser usada para separar moléculas por carga, tamanho e/ou conformação.
II. Quando analisamos um gel, resultado de uma eletroforese, em que se está comparando polipeptídeos, as bandas mais baixas (que atravessaram o gel mais rápido) são as de carga negativa.
III. Quando analisamos um gel, resultado de uma eletroforese, que está comparando ácidos desoxirribonucleicos, as bandas mais baixas (que atravessaram o gel mais rápido) são de menor tamanho em comparação às bandas mais altas.
IV. Quando analisamos um gel, resultado de uma eletroforese, que está comparando polipetídeos, as conformações secundárias mais globulares tendem a passar com mais facilidade pela malha do gel em comparação às estruturas mais complexas.
V. Quando analisamos um gel, resultado de uma eletroforese, que está comparando ácidos desoxirribonucleicos e está mantido em um meio desnaturante, é possível analisar a conformação secundária da fita de DNA dobrando-se sobre ela mesma.
I. Deve-se descontaminar as superfícies de trabalho somente antes do início de um experimento, pois o único objetivo dessa ação é não contaminar os reagentes.
II. É recomendado que o pesquisador não realize seus experimentos sozinho no laboratório; é importante ter uma pessoa para auxiliá-lo em caso de acidentes.
III. Não se deve tocar em maçanetas ou objetos pessoais usando luvas de proteção descartáveis.
IV. Para se certificar se é um determinado produto químico, o pesquisador pode cheirá-lo, mas nunca prová-lo, pois há grande risco de intoxicação.
No texto acima, é fácil perceber as relações ecológicas entre os seres vivos, no caso principalmente entre antas e plantas, mas sabemos que várias são as interações entre os diversos seres vivos existentes.
Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Entre as antas e as plantas das quais as primeiras se alimentam fica clara a relação de mutualismo, na qual as duas espécies são beneficiadas sem que haja obrigatoriedade, pois as espécies podem viver sem essa interação.
II. O leão macho alfa, ao se aproveitar do trabalho do grupo de leoas, é um exemplo de mutualismo.
III. Pseudoescorpiões, ao se prenderem a artrópodes (geralmente que voam), têm vantagem de se locomover para outros locais. Essa relação interespecífica harmônica em que ocorre a locomoção como principal objetivo é conhecida como forésia. Trata-se de um tipo especial de comensalismo, pois a espécie transportadora não tem prejuízo.
IV. Dentre as relações intraespecíficas harmônicas pode-se destacar a colônia. A caravela portuguesa não é um único animal, é o agrupamento de quatro animais com funções determinadas: pneumatóforo, que é uma bolsa de ar que faz com que os outros membros da colônia boiem; os tentáculos, chamados de dactilozooides; os gastrozooides, que digerem os alimentos que os tentáculos pegam; e os gonozooides, responsáveis pela reprodução.
I. Embora o sexo dos embriões humanos seja determinado geneticamente durante a fecundação, as gônadas começam a se formar entre a 5ª e a 6ª semana após a fecundação.
II. Todo embrião é considerado feminino até que ocorra a formação das gônadas, evento que ocorre durante a gastrulação.
III. Durante a ovulação humana, o gameta liberado é um ovócito secundário, e a finalização da meiose ocorre apenas se houver fecundação.
IV. A formação dos três folhetos embrionários (endoderma, mesoderma e ectoderma) ocorre na mórula e determina a formação do blastocisto.
V. A placenta é considerada um órgão maternofetal, pois tem uma porção que se origina de parte do cório, portanto fetal, e outra que deriva do endométrio, portanto materna.
I. Epítopo
II. Anticorpo
III. Vacina
IV. Plasmócito
V. Plasmídeo
( ) Substância constituída de antígenos do agente infeccioso contra o qual se quer induzir proteção e adjuvantes.
( ) Regiões específicas nas moléculas de antígenos que se ligam aos receptores celulares e são reconhecidas pelos componentes da resposta imune.
( ) Moléculas de reconhecimento de antígenos produzidas por linfócitos B.
( ) Elemento genético extracromossômico capaz de autoduplicação independentemente da replicação do cromossomo.
( ) Linfócito B capaz de secretar imunoglobulinas.
História familial: Três diferentes famílias, A, B e C, têm vários casos de surdez. A análise do padrão de herança em cada família demostra que indivíduos surdos são sempre filhos de indivíduos surdos ou, quando os indivíduos que compõem o casal são heterozigotos, cerca de ¼ dos filhos nascem com surdez. Observa-se, porém, que, quando os indivíduos com surdez da família A têm filhos com indivíduos com surdez da família B, todas as crianças nascem com surdez, como é o esperado. Por outro lado, quando indivíduos com surdez das famílias A ou B têm filhos com indivíduos com surdez da família C, todas as crianças nascem sem surdez.