As antas da Mata Atlântica podem desaparecer se não houver u...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Biólogo |
Q1926252 Biologia
As antas da Mata Atlântica podem desaparecer se não houver um programa que permita a reconexão de grupos dispersos, e a preservação não é importante apenas para a manutenção dessa espécie em si. As antas são ativas indutoras da biodiversidade, sendo conhecidas como jardineiras da floresta por percorrerem grandes extensões em suas áreas e deixarem rastros de sementes pelo chão, o que renova a mata. A anta se alimenta e deixa sementes já adubadas de brinde. Seu desaparecimento, portanto, prenuncia risco maior para a segurança e o equilíbrio de todo o bioma. O alerta foi dado em um artigo publicado na revista “Neotropical Biology and Conservation”. De acordo com os autores, os pesquisadores Kevin Flesher, do Centro de Estudos da Biodiversidade, Reserva Ecológica Michelin, Bahia, e Patrícia Medici, da Incab (Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira), do projeto do Ipê, as antas ocupam atualmente apenas 1,78% de sua distribuição original na Mata Atlântica, bioma que se espraia em áreas do Brasil, da Argentina e do Paraguai.
No texto acima, é fácil perceber as relações ecológicas entre os seres vivos, no caso principalmente entre antas e plantas, mas sabemos que várias são as interações entre os diversos seres vivos existentes.
Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Entre as antas e as plantas das quais as primeiras se alimentam fica clara a relação de mutualismo, na qual as duas espécies são beneficiadas sem que haja obrigatoriedade, pois as espécies podem viver sem essa interação.
II. O leão macho alfa, ao se aproveitar do trabalho do grupo de leoas, é um exemplo de mutualismo.
III. Pseudoescorpiões, ao se prenderem a artrópodes (geralmente que voam), têm vantagem de se locomover para outros locais. Essa relação interespecífica harmônica em que ocorre a locomoção como principal objetivo é conhecida como forésia. Trata-se de um tipo especial de comensalismo, pois a espécie transportadora não tem prejuízo.
IV. Dentre as relações intraespecíficas harmônicas pode-se destacar a colônia. A caravela portuguesa não é um único animal, é o agrupamento de quatro animais com funções determinadas: pneumatóforo, que é uma bolsa de ar que faz com que os outros membros da colônia boiem; os tentáculos, chamados de dactilozooides; os gastrozooides, que digerem os alimentos que os tentáculos pegam; e os gonozooides, responsáveis pela reprodução.
Alternativas