Questões de Concurso Público UFSC 2023 para Pedagogo/Educacional
Foram encontradas 4 questões
I. Igualdade II. Liberdade III. Participação IV. Centralização das decisões V. Meritocracia
I. Tendências pedagógicas liberais II. Tendência tradicional III. Tendência tecnicista IV. Tendência libertadora V. Tendências progressistas
( ) Promove(m) uma análise crítica das realidades sociais.
( ) Articula(m)-se diretamente com o sistema produtivo, com o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho.
( ) O indivíduo deve se adaptar às normas e valores da sociedade de classe.
( ) Centraliza(m)-se na discussão de temas sociais e políticos e o(a) professor(a) coordena as propostas, atuando juntamente com os(as) estudantes.
( ) Primeira(s) instituída(s) no Brasil.
I. Campo de conhecimentos e saberes de pluralidade epistêmica, em que as questões “teoria e prática”, “ensinar e aprender” e “conteúdo e forma” estão relacionadas.
II. Constituída por uma relação tensionada entre epistemes diversas, exigindo uma postura diferenciada de diálogo permanente entre elas, em contínuo movimento de construção social e cultural.
III. Assentada em uma prática pedagógica corporificada nos sujeitos que a fazem, professores e estudantes ensinando e aprendendo, situando-se nos conhecimentos plurais de seu campo em suas especificidades e nos diálogos que fazem com outras epistemes.
IV. Artefato voltado exclusivamente à produção de técnicas meritocráticas pautadas na perspectiva de aprendizagem linear.
( ) A Antropologia da Educação contemporânea pode se concentrar em tópicos como educação e multiculturalismo, pluralismo educacional, pedagogia culturalmente relevante ou desencontro entre modos de saber valorizados na escola e aqueles valorizados em casa ou em diferentes comunidades.
( ) Desde seus primórdios, os antropólogos da educação vêm considerando tanto a educação informal como a não formal.
( ) O grande objetivo da Antropologia da Educação é estudar como ocorre o processo de inserção escolar das crianças que apresentam resistências para aprender e não querem frequentar os bancos escolares.
( ) O trabalho inicial da Antropologia da Educação se concentrou bastante na aculturação, questionando como as crianças aprendem uma cultura, ou na socialização, que poderia ser definida como o processo de aprendizagem de normas e ideologias sociais.
( ) A Antropologia da Educação está comprometida com uma noção muito ampla de educação definida como esforços continuados para mudar tanto a si como a seus pares por meio de reflexões coletivas muitas vezes difíceis.