Questões de Concurso Público UFSC 2023 para Pedagogo/Orientação Educacional
Foram encontradas 4 questões
I. Jean Piaget (1896-1980) II. Sigmund Freud (1856-1939) III. Henri Wallon (1872-1962)
( ) A questão fundamental dessa área é o estudo da consciência e que, para isso, seria preciso estudar o desenvolvimento da criança, explorando as origens biológicas da consciência. Procurou a compreensão do desenvolvimento humano pela ótica da pessoa completa (emoção, afeto e movimento), considerando as condições orgânicas e sociais como constituintes das atividades em cada estágio.
( ) Elaborou o método clínico (de experimentos e de indagações). Demonstrou que a lógica não é inata.
( ) Defendeu a tese de que o ser humano é movido por conflitos e por motivos que não sabemos (inconsciente). Afirmou que o desenvolvimento humano é conflitivo, porque somos seres biológicos, temos pulsões e (desejos) sexuais (produtivos) e agressivos (destrutivos) que devem ser atendidas.
ANTUNES, Celso. Relações interpessoais e autoestima: a sala de aula como um espaço de crescimento integral. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Nessa direção, sobre as implicações das relações interpessoais nos processos de ensino e de aprendizagem, assinale a alternativa correta.
( ) Para Vygotsky, o processo de desenvolvimento do psiquismo humano ocorre de maneira linear.
( ) Os estudos de Vygotsky revelam a importância de conceber o desenvolvimento do homem como se fosse o de um embrião, que vai se manifestando aos poucos.
( ) Para o autor bielorusso, é necessário compreender o desenvolvimento como a somatória de experiências que, aos poucos, vão se expandindo na história comportamental do sujeito.
( ) Ao estudar as teorias que explicam o processo de desenvolvimento humano e sua relação com a aprendizagem, Vygotsky defende o pressuposto de que, para aprender, o sujeito precisa primeiramente se desenvolver.
( ) Vygotsky defende o pressuposto de que os processos tipicamente humanos, tais como o pensamento, a fala, a memória, a atenção voluntária, a imaginação, o desenvolvimento da vontade, a capacidade de planejar, de tomar decisões, de estabelecer relações, de elaborar conceitos, de desenvolver o raciocínio dedutivo e o pensamento abstrato, são chamados de “funções psicológicas superiores”.