Questões de Concurso Público UFSM 2015 para Psicólogo
Foram encontradas 50 questões
A respeito do conteúdo e da linguagem empregada no texto, considere as afirmativas a seguir.
I - O tema consiste no modo como as práticas de leitura são afetadas pelo suporte material dos livros, sendo o Google o agente motivador das mudanças e as bibliotecas elementos nucleares da discussão.
II - No 2º parágrafo, se o segmento adverbial "nos últimos meses" ( ℓ.12-13) fosse deslocado para depois de "empresa californiana" (ℓ. 16-17), o sentido do período se manteria inalterado.
III - No 4º parágrafo, se a palavra "patrimônio" (ℓ. 38) fosse pluralizada, outros três elementos deveriam ser também pluralizados, em benefício da concordância.
Está(ão) correta(s)
O caráter argumentativo de um artigo de opinião é construído pelo emprego de estratégias variadas que sinalizam o ponto de vista do autor. Com relação às estratégias argumentativas empregadas no texto, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) em cada afirmativa a seguir.
( ) O caráter injuntivo, evidenciado no 1º parágrafo pelo emprego de verbos no modo imperativo,
contribui para marcar interação com o
leitor.
( ) Os termos "perigosa" (ℓ. 33) e "extraordinária" (ℓ. 33-34) avaliam "possibilidade" (ℓ. 34) e sinalizam a posição favorável do autor em relação às coleções digitalizadas.
( ) As aspas empregadas em "mesmo" (ℓ. 58) indicam a não literalidade dessa palavra, o que contribui para a construção do argumento em favor da tese de que as formas de leitura e as bibliotecas podem mudar.
A sequência correta é
Observe o período:
"Mas nem por isso devemos perder a sensatez." (ℓ. 36-37)
A respeito das escolhas lexicais e da organização do período no contexto em que ocorre, considere as afirmativas a seguir.
I - A conjunção "nem" poderia ser substituída por "também", para preservar o sentido aditivo expresso no argumento.
II - Se o verbo "perder" fosse substituído por "esquecer", o complemento "a sensatez" seria alterado para "da sensatez", tendo em vista a regência verbal.
III - A correspondência correta do período, se reescrito na voz passiva, seria "Mas nem por isso a sensatez deve ser perdida por nós".
Está(ão) correta(s)
Com relação ao uso do termo "que" e da pontuação no texto, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) nas assertivas que seguem.
( ) Na linha 32, "que" introduz informação que restringe o sentido do termo antecedente, razão pela qual a vírgula não foi usada depois de "Aqueles" (ℓ. 32).
( ) Na linha 57, "que" introduz informação que especifica o conteúdo da oração anterior, podendo os dois-pontos que sucedem "saber" (ℓ. 57) ser substituídos por vírgula, mas não por ponto-final.
( ) Na linha 64, "que" introduz informação que complementa "lembrar" (ℓ. 64) e poderia ser sucedido por vírgula, já que o emprego da pontuação é, nesse caso, facultativo.
A sequência correta é
A respeito da escolhas linguísticas e dos mecanismos coesivos empregados no texto, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) em cada afirmativa a seguir.
( ) A expressão "empresa californiana" ( ℓ.16-17) retoma "serviço de pesquisas Google" ( ℓ. 1-2), a qual constitui mecanismo de busca possível para as coleções digitalizadas
( ) A expressão "A mais recente" (ℓ. 17) auxilia na progressão textual ao evitar a repetição de "comparação" (ℓ. 11).
( ) A expressão "com isso" ( ℓ. 60) articula uma conclusão à afirmação presente nas linhas 58-60.
A sequência correta é
Cinco mitos sobre a idade da informação
I - O livro morreu.
II - Entramos na idade da informação.
III - Agora, toda informação está disponível online.
IV - As bibliotecas são obsoletas.
V - O futuro é digital.
Fonte: DARTON, Robert. Cinco mitos sobre a idade da informação.
Tradução J. Amado. , ed. 638, 20 abr. 2011. Observatório da Imprensa Disponível em:
http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 01 abr. 2015. (Adaptado)
Considere os mitos I, II, III e V para o estabelecimento da seguinte relação:
II é causa de I e III.
V é conclusão.
A alternativa que atende à relação solicitada é
Em relação ao conteúdo do texto, considere as afirmações a seguir.
I - A associação do campo semântico de "conduta" ( ℓ. 4) ao campo semântico de "profissionais" (ℓ. 34) subsidia o desenvolvimento do tema "profissionalismo" ( ℓ. 30-31).
II - No 1º parágrafo, são apresentados exemplos de atitudes profissionais que corroboram a fundamentação da tese.
III - A tese centraliza-se na ideia de que o equilíbrio necessário à lapidação de profissionais depende do tempo gasto com os serviços prestados e do custo pago por esses serviços.
IV - No 2º parágrafo, verifica-se o estabelecimento de uma relação de causa e efeito, sendo a causa o domínio do "profissionalismo de sua força de trabalho" ( ℓ.30-31) e o efeito "muito esforço em lapidar os profissionais" (ℓ. 33-34).
Estão corretas
A respeito da linguagem empregada no texto, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) em cada alternativa a seguir.
( ) A palavra "caudatária" (ℓ. 19) é empregada no sentido de independência ou insubordinação e contribui para o desenvolvimento da ideia de que "a tradição de qualidade nas profissões manuais" (ℓ. 18-19) permanece no mundo do trabalho de hoje.
( ) As palavras "incapaz" (ℓ. 11) e "jamais" (ℓ. 26) indicam uma hierarquização do profissional e do dever do ofício em relação ao cliente.
( ) Os sufixos em "profissionalismo" (ℓ. 3-4) e "lanterneiro" ( ℓ. 13) indicam atividade ou ofício e ligam-se ao radical de cada uma das palavras pelo processo de parassíntese.
( ) O termo "só", tanto na 3, quanto na linha linha 33, modifica "isso" e pode ser substituído por "apenas" em ambas as ocorrências.
A sequência correta é
Embora dialoguem entre si, todos os princípios constitucionais da Administração Pública (explícitos ou implícitos) possuem um núcleo distinto. Analise os referidos núcleos e assinale V (verdadeira) ou F (falsa)em cada uma das afirmativas a seguir.
( ) Pelo princípio da impessoalidade, a Administração Pública visa obstaculizar atuações geradas por fatores subjetivos como antipatias ou simpatias, nepotismo ou favorecimentos diversos.
( ) Legalidade é o princípio que se traduz de modo simples na seguinte fórmula: "a Administração deve se sujeitar às normas legais".
( ) Um dos desdobramentos do princípio da informação encontra-se previsto pela Constituição Federal de 1988 quando reconhece a todos o direito de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral.
( ) O princípio da motivação, acrescentado pela Emenda Constitucional 19/1998 (Reforma Administrativa), determina que a Administração deve agir de modo rápido e preciso para produzir resultado que satisfaça as necessidades da população.
A sequência correta é
Com base nos dispositivos constitucionais referentes à educação, considere as afirmações a seguir.
I - A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.
II - A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito por cento, e os Estados, Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino.
III - As Universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e devem obedecer ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
IV - O não oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.
Está(ão) correta(s)
No que tange a questões relacionadas ao exercício do cargo na Administração Pública, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) nas afirmativas a seguir.
( ) Vacância é a situação do cargo que está sem ocupante, e o preenchimento do cargo vago se dá pelo provimento.
( ) Com a nomeação o cargo está preenchido, no entanto, outros dois elementos são necessários para que o nomeado inicie as atividades do cargo: a posse e o início do exercício.
( ) Para servidores ocupantes de cargo de provimento efetivo, a Constituição Federal de 1988 possibilita a aquisição de estabilidade após três anos de efetivo exercício (estabilidade ordinária), sendo que o período entre o início de exercício no cargo efetivo e a data de aquisição de estabilidade denomina-se estágio probatório.
( ) As licenças, também denominadas de afastamento, são períodos em que o servidor deixa de exercer as atribuições do seu cargo, função ou emprego, por razões apontadas na lei, podendo perceber ou não perceber seus vencimentos.
A sequência correta é
No que tange à regulamentação do exercício de cargos, empregos ou funções na Administração Pública, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) nas afirmativas a seguir.
( ) Nem todos os servidores públicos têm seus direitos e deveres regidos por estatuto.
( ) Nas relações de trabalho com o poder estatal a função pública significa o exercício de atividades da competência da administração, em nome desta e de acordo com as finalidades desta, ou seja, para atender ao interesse público.
( ) Todo cargo público implica exercício de função pública, e o ato administrativo que atribui a uma pessoa o exercício inicial de um cargo é a nomeação.
( ) Toda função pública implica exercício de cargo público.
A sequência correta é
De acordo com o Estatuto da UFSM, no que se refere ao Conselho Universitário, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) nas afirmativas a seguir.
( ) Compete a ele fixar a política universitária.
( )O Reitor é o seu Presidente.
( ) Na sua composição o Corpo Docente ocupará, no mínimo, setenta por cento dos assentos.
( ) Os representantes da categoria técnico-administrativa em educação serão eleitos pelo voto direto de seus pares por dois anos, permitida uma única recondução.
A sequência correta é