Questões de Concurso Público UFU-MG 2025 para Técnico em Enfermagem

Foram encontradas 10 questões

Q3157564 Português
“Crianças e adultos prolongam a cada dia o tempo de uso da internet. O excesso de exposição ao mundo digital tem afetado tanto a saúde física quanto a emocional, nas diferentes fases da vida. As crianças com menos tempo ao ar livre e às interações sociais e intergeracionais apresentam problemas de ergonomia, mudanças nos hábitos alimentares, dificuldades socioemocionais, ansiedade, intolerância a frustrações e redução da qualidade do sono. Além disso, estão mais propensas a receberem conteúdos inadequados à idade, a comportamentos prejudiciais e de risco ou potencialmente traumatizantes. São exemplos brincadeiras que estimulam autolesões ou a banalização do próprio corpo ou do corpo do outro, exposição publicitária e sem controle parental, violências digitais, além da adolescência precoce, decorrente de estilos, comportamentos ou modos de ser de crianças influenciadas pela cultura digital, antes das transformações orgânicas propriamente acontecerem.” [...].
Disponível em: https://www.comciencia.br/saude-mental-na-esfera-digital/. Acesso em: 14 set. 2024.

No texto acima, o termo exemplos, em negrito, explica o trecho
Alternativas
Q3157565 Português
Mais de 75% dos incêndios na América do Sul se concentram no Brasil
O aumento no número de focos se deu no bioma Cerrado, que ultrapassou a Amazônia nas frentes de fogo e registrou 2.489 focos ontem (9) e hoje
Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 5.132 focos de incêndio, concentrando 75.9% das áreas afetadas pelo fogo em toda a América do Sul, informa o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O aumento no número de focos se deu no bioma Cerrado, que ultrapassou a Amazônia nas frentes de fogo e registrou 2.489 focos ontem (9) e hoje. [...].
Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/ Acesso em 14 set. 2024..

O título e as primeiras linhas da notícia indicam relação com o gênero notícia ao
Alternativas
Q3157566 Português
[...] é possível refletir quais serão as profissões do futuro. “Essa questão é respondida por uma outra estratégia: o que é o futuro das profissões atuais e quais são as profissões do futuro. É preciso entender um grande e efetivo impacto da tecnologia no perfil de cada um dos profissionais, desde aquele que faz a remoção dos serviços urbanos até aquele que atende em um consultório de altíssima tecnologia”, aponta Alexandre Cardoso, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (Feelt/UFU), com experiência em Inteligência Artificial e Realidade Aumentada.

“Eu acredito que existirão, sim, outras profissões, mas boa parte das atuais profissões, na verdade, serão ressignificadas. Hoje, a gente tem, por exemplo, um cenário em que a Inteligência Artificial está em voga, e o cenário macroscópico da proteção de dados. O que eu vejo é que boa parte dessas profissões vão acabar se transformando para refletir esse cenário novo em que a tecnologia media muito mais a sociedade”, completa Thobias Prado, especialista em Proteção de Dados e integrante do Parque Tecnológico da UFU. [...]
Disponível em: https://comunica.ufu.br/noticias/. Acesso em: 14 set. 2024.

No trecho, as falas de diferentes especialistas, reproduzidas entre aspas, demonstram
Alternativas
Q3157567 Português

Os cartazes reproduzidos na sequência foram veiculados em duas campanhas nacionais.


Texto 1

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/transito/maio-amarelo-2024. Acesso em: 14 set. 2024.


Texto 2

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://www.gov.br/dnocs/pt-br/assuntos/noticias/19-de-outubro-dia-mundial-de-combate-ao-cancer-demama. Acesso em 28 nov. 2024.


Ao comparar o Texto 1 com o Texto 2, observa-se 


Alternativas
Q3157568 Português
Inf. - bem a gente vai continuar hoje a aula sobre a pesquisa [...] vocês se lembram de alguma coisa sobre o que a gente disse sobre a origem dele? que é que ele tá pedin:do quais são as funções que ele está pedin:do... que é que ele conside:ra?... o que ( ) considera como sendo:... leitura e escrita (14s) ( ) pode falar ((ri))

L.A. - ( ) inclusive eu comecei a: ler uma tese dele né?... eu parei na metade ainda... na metade não bem no iniciozinho eu me lembro que ele fala de um processo: ( )...
Disponível em: https://fale.ufal.br/projeto/nurcdigital/pdf/nurc-re-v2.pdf. Acesso em: 16 set. 2024.

O texto acima é uma transcrição de um diálogo oral em uma aula entre Inf. e L.A. Os termos sublinhados
Alternativas
Q3157569 Português
“[...] Jovens negras(os), jovens periféricas(os), construindo e ocupando bibliotecas comunitárias nas bordas do país, passaram a contribuir ativamente para que os livros continuassem vivos e revelando autoras(es) colocadas(os) à margem. Contrariando as perspectivas mais pessimistas sobre o fim dos livros físicos e da espécie de “jovens leitores” com a imaginária presença maciça dos celulares em suas mãos, vemos o crescimento dos saraus e dos slams, das editoras independentes e das livrarias de rua. Qual seria o segredo? [...]”
MAYER, Bel Santos. “Unindo o discurso à prática: não basta ser antirracista. É preciso ler o que as autoras e autores negros escrevem.” In: Na Ponta do Lápis, Ano XVIII, n. 39, Novembro 2022, p. 37.

No texto, 
Alternativas
Q3157570 Português
“[...] A melhor forma de prevenir a Síndrome de Burnout são estratégias que diminuam o estresse e a pressão no trabalho. Condutas saudáveis evitam o desenvolvimento da doença, assim como ajudam a tratar sinais e sintomas logo no início. As principais formas de prevenir a Síndrome de Burnout são:

 Defina pequenos objetivos na vida profissional e pessoal;
 Participe de atividades de lazer com amigos e familiares;
 Faça atividades que "fujam" à rotina diária, como passear, comer em restaurante ou ir ao cinema;
 Evite o contato com pessoas "negativas", especialmente aquelas que reclamam do trabalho ou dos outros;
 Converse com alguém de confiança sobre o que se está sentindo;
 Faça atividades físicas regulares. Pode ser academia, caminhada, corrida, bicicleta, remo, natação etc;
 Evite consumo de bebidas alcoólicas, tabaco ou outras drogas, porque só vai piorar a confusão mental;
Não se automedique nem tome remédios sem prescrição médica. [...]”

Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sindrome-deburnout#:~:text=A%20S%C3%ADndrome%20de%20Burnout%20envolve,indicar%20o%20in%C3%ADcio%20da%20do en%C3%A7a. Acesso em: 15 set. 2024.

O texto traz uma lista de sugestões a partir das quais conclui-se que
Alternativas
Q3157571 Português
     A Inteligência Artificial (IA) está no centro de muitas discussões atuais, e em diversas reuniões e eventos em que participo, observo que especialistas frequentemente recorrem a analogias para esclarecer suas perspectivas sobre essa tecnologia. Uma das mais comuns é compará-la a uma ferramenta. [...] Com essa lógica em mente, proponho uma analogia própria: a IA é como um automóvel. [...] Meu ponto é que ambos exigem uma compreensão profunda de seus impactos para garantir que seus benefícios sejam acessíveis e seus riscos minimizados. Portanto, ambos exigem qualificação. Um motorista não qualificado se torna um risco para si e para os outros, aumentando o perigo de acidentes. De modo semelhante, quem utiliza IA precisa entender os fundamentos da tecnologia, incluindo a forma como os modelos são treinados, a avaliação dos resultados e as questões éticas envolvidas. Em ambos os casos, os impactos negativos afetam não apenas indivíduos, mas também a sociedade como um todo. Assim como aprender a dirigir requer prática e atualização constante, utilizar a IA de forma responsável demanda formação contínua; exige mais esforço e conhecimento, e não menos.
Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/automatus-analogia-de-ia-para-o-uso-responsavel/. Acesso em 29 nov. 2024.

No trecho do artigo de opinião, a Inteligência Artificial (IA) é
Alternativas
Q3157572 Português
“[...] Todo texto pertence a algum gênero textual. Gêneros são padrões sociais de uso da língua, determinados principalmente por seus objetivos comunicativos. É esse objetivo comunicativo que determina o estilo de linguagem de cada texto, incluindo “correção gramatical e ortográfica”. O anúncio de classificados é um gênero e tem como propósito comunicativo central apresentar ao leitor um produto a venda. Linguisticamente, nesses textos, é comum a omissão das marcas de coesão, já que eles surgem nos jornais impressos e, nesses veículos, o valor do anúncio é cobrado por caracteres. [...]
Um bom texto, portanto, resulta de um processo de textualização e cumpre bem o objetivo comunicativo do gênero ao qual pertence. Um bom texto não é aquele que tem “correção gramatical e ortográfica”. Da mesma forma, não existe uma pessoa que “escreve bem”, genericamente. Pessoas produzem bem e com facilidade textos em gêneros com os quais estão familiarizadas, conforme suas necessidades comunicativas. [...]”
Disponível em: http://www.roseta.org.br/2020/08/26/a-formula-magica-para-o-texto-perfeito-so-que-nao/. Acesso em: 15 set 2024.

No excerto acima, defende-se que um bom texto
Alternativas
Q3157573 Português
[...] Em língua inglesa, utiliza-se firehosing, expressão derivada de “mangueira de incêndio”, quando se quer fazer referência à “disseminação de uma informação, que pode ser mentirosa, em um fluxo constante, repetitivo, rápido e em larga escala.” (MELLO, 2020). Destacamos nessa alegoria dois aspectos que parecem relevantes numa reflexão sobre informações verdadeiras, falsas ou enganosas, num contexto digital em que práticas sociais de leitura e de escrita são levadas em conta: (1) devido ao amplo alcance e à vazão da “mangueira de incêndio” – em razão, portanto, dos modos de circulação, disseminação, propagação e compartilhamento na internet –, o “bombeiro” – um produtor/criador de conteúdo de internet – pode manter uma distância do local onde se encontra o incêndio – dito de outro modo, o produtor/criador pode manter anonimato e não ser identificado, tampouco responsabilizado pela produção textual e pelas consequências de sua disseminação –; (2) mangueiras contra incêndio potencializam o jato d’água, com alta pressão e velocidade, numa ampla cobertura de área – com essa força, celeridade e abrangência, o leitor, usuário direto ou indireto de mídias digitais, é o alvo a ser atingido [...].
Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/27640/18964. Acesso em: 17 set. 2024.

No texto acima, as autoras utilizam metáforas como recursos persuasivos a demarcar, sobretudo,
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: A
5: D
6: A
7: C
8: B
9: C
10: A