Questões de Concurso Público UFV-MG 2025 para Técnico em Assuntos Educacionais

Foram encontradas 30 questões

Q3288172 Legislação Federal
O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é um documento fundamental que orienta o desenvolvimento de um curso de graduação e, segundo o que está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/96), deve estar alinhado às diretrizes gerais pertinentes. Na UFV, conforme prevê o Art. 51 do seu Estatuto, “cada Curso de Graduação terá um Núcleo Docente Estruturante, com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria sobre matéria de natureza acadêmica, co-responsável pela elaboração, implementação, atualização e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso.” Considerando-se a importância desse documento, analise as opções a seguir e assinale a que NÃO representa uma característica típica de um Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de graduação. 
Alternativas
Q3288173 Não definido
Considerando o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Viçosa (PDI/UFV) 2024- 2029, assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE uma ação prevista para o apoio pedagógico discente na instituição:
Alternativas
Q3288174 Não definido
Analise as assertivas a seguir, considerando a Lei nº 14.914/2024 do PNAES:

I. A Lei nº 14.914/2024 estabelece diretrizes para a promoção da inclusão social e a permanência de estudantes em instituições de ensino superior públicas através do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
II. A implementação das políticas de assistência estudantil previstas na Lei nº 14.914/2024 tem contribuído significativamente para o aumento do acesso e permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas universidades públicas do Brasil.

Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3288175 Pedagogia
Diversos trabalhos têm sido publicados no Brasil e no exterior, demonstrando que o processo de expansão da educação superior trouxe consigo transformações que impactam na forma de pensar, de desenvolver e de lidar com a nova realidade e com estudantes considerados não-tradicionais, “abarcando a organização e funcionamento das instituições, a estrutura curricular dos cursos, as metodologias de ensino e aprendizagem” (Osti, Fior, Canal e Almeida, 2023). As obras destes autores e de Cunha e Ribeiro (2020) tratam dos desafios que atravessam esses contextos emergentes e impactam na permanência de estudantes não-tradicionais. Um dos desafios para as instituições de educação superior é promover um processo de formação continuada de seu quadro docente, considerando também o perfil profissional desses sujeitos e suas práticas.

A partir das análises realizadas pelos autores citados, analise as assertivas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

( ) Para formar um novo perfil profissional com competências cognitivas, técnicas, políticas e socioafetivas é preciso uma mudança paradigmática dos docentes, distanciada de uma perspectiva centrada no acúmulo de teorias e em uma concepção restrita essencialmente cognitivista, tecnicista, relacionada à teoria e à técnica.
( ) A formação pedagógica dos professores pode ser uma variável importante na permanência ou evasão dos estudantes, mas não precisa ser uma preocupação e ter um cuidado institucional porque as práticas de tutoria, acolhimento e mentoria são suficientes para sanar as falhas a nível pedagógico e favorecer a vinculação no curso pelos estudantes do 1º ano. ( ) A adaptação de currículos e práticas de ensino às especificidades dos estudantes, tornando-os mais flexíveis e inclusivos, deve fazer parte da formação contínua de professores, de forma a torná-los capazes de atualizar e inovar os saberes e as práticas pedagógicas de acordo com as demandas dos públicos não tradicionais.
( ) Na transição e adaptação dos estudantes do ensino médio para o ensino superior, há uma maior exigência em relação a uma autorregulação da aprendizagem, o que é atenuado pelo fato de os professores serem mais próximos ou estarem mais disponíveis para escutarem os estudantes nas suas demandas.
( ) Um dos problemas apontados com relativa frequência nos relatos dos professores a propósito dos índices de insucesso nas suas disciplinas prende-se com a falta de bases, de métodos de estudo e de trabalho dos estudantes, contudo pouco esforço dos docentes é dirigido à orientação dos mesmos estudantes na superação de tais lacunas.
( ) É relevante que os professores, especialmente do 1º ano, possam estar preparados para escutar de forma atenta e cuidadosa as necessidades dos estudantes não-tradicionais ingressantes para identificarem precocemente particularidades de adaptação e transição, mas não cabe a esses profissionais o encaminhamento dos alunos para serviços e respostas disponibilizadas institucionalmente.

Assinale a sequência CORRETA:
Alternativas
Q3288176 Pedagogia
De acordo com os dados divulgados pelo INEP acerca do Censo da Educação Superior de 2022, identificaram-se alguns desafios para acelerar o ritmo e orientar a direção da expansão da educação superior, a fim de cumprir o que está previsto no Plano Nacional de Educação (PNE - Lei nº 13.005/2014) para esse nível. Considerando a meta 12 do PNE, apresentada abaixo, analise as afirmações a seguir:

“META 12: elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público.” (PNE)

I. Os dados indicam que 43,4% da população nesta faixa etária não frequenta o ensino médio, mas já o concluiu, sendo, portanto, potenciais ingressantes na educação superior.
II. A meta de atingir a taxa líquida de 33% da população da faixa etária foi atingida, mas é preciso ampliar a taxa bruta de matrículas para atender o PNE.
III. Enquanto os estados do Norte e do Nordeste apresentam um número expressivo de concluintes do ensino médio composto pela cor/raça de pretos, pardos e indígenas, as regiões Sul e Sudeste apresentam percentuais mais baixos deste público, sendo esse um indicador importante quando relacionado à Lei nº 14.723/23 (Lei de Cotas).
IV. Os dados demonstram um problema de trajetória dos estudantes da educação básica, visto que cerca da metade dos concluintes do ensino médio tem idade superior à recomendada.
V. A grande maioria dos jovens que concluem o ensino médio estuda em escolas da zona urbana e na modalidade de ensino regular, sendo que a população feminina é maior que a masculina na finalização desta etapa de ensino.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3288177 Sociologia
Salles (2020) afirma que, atualmente, as universidades públicas têm sido muito atacadas externamente, inclusive por governantes, mas que não são apenas as ameaças externas que têm pressionado as instituições e tornado o ambiente hostil à sua própria natureza autônoma e reflexionante. Neste sentido, ele afirma que “os pactos acadêmicos não estão suficientemente consolidados, à medida que o cenário das instituições, para além das restrições orçamentárias, determina-se por um duplo déficit – um déficit de representação e outro de representatividade”.

Em relação ao déficit de representatividade analisado pelo autor, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3288178 Pedagogia
Anastasiou e Alves (2015), ao abordarem o que denominam de processos de ensinagem na universidade, contrapõem essa abordagem ao método tradicional de ensino que dá grande ênfase a aulas expositivas e à memorização. Ao contrário do método tradicional, os processos de ensinagem: 
Alternativas
Q3288179 Pedagogia
Considerando a análise realizada por Oliveira e Rothen (2024) sobre os vinte anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) no Brasil, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas a seguir que discorrem sobre a trajetória do modelo de avaliação da educação superior adotado no país:

( ) O PARU (Programa de Avaliação da Reforma Universitária) foi importante para sinalizar a necessidade do sistema superior de ensino ser avaliado, considerando tanto as instituições públicas quanto as privadas.
( ) O PAIUB (Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras) foi resultado dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da Comissão Nacional de Avaliação, na Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), em 1998, durante o Governo Fernando Henrique Cardoso.
( ) O Provão (Exame Nacional de Cursos) foi bem recebido pela comunidade acadêmica das instituições de educação superior públicas, em substituição ao PAIUB, por ser um modelo mais democrático, inclusivo e que respeitava a autonomia universitária.
( ) A avaliação da educação superior não tinha tanta centralidade durante o primeiro Governo Lula (2002 a 2005) como no governo que o precedeu, porque concorria com outras preocupações da agenda governamental como, por exemplo, a expansão da Rede Federal de ensino, por meio do REUNI.
( ) O SINAES, durante a gestão do ministro da educação Cristovam Buarque, foi elaborado por uma Comissão Especial de Avaliação (CEA) composta majoritariamente por acadêmicos vinculados a universidades públicas.

Assinale a sequência CORRETA: 
Alternativas
Q3288180 Administração Pública
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem assegurada pela Lei nº 10.861/2004 uma atuação _______ frente às outras instâncias institucionais, devendo ser composta por _______ da comunidade universitária. A Comissão é responsável pelos processos de _______ e por prestar informações ao INEP (Oliveira e Rothen, 2024). Na UFV, conforme dispõe o PDI 2024-2029, os relatórios da CPA exercem um importante impacto na _______ da instituição, sendo realizados até o momento _______ ciclos avaliativos.
Assinale a alternativa que preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas do trecho acima: 
Alternativas
Q3288181 Ciência Política
Considerando a análise desenvolvida por Salles (2020) e que indica que a universidade pública tem sofrido ameaças externas e internas, o próprio autor apresenta as seguintes questões: “O que fazer? Como enfrentar este momento difícil?”
Como resposta a essas questões, o autor:
Alternativas
Q3288182 Pedagogia
Com base no relatório do 5º Ciclo de Monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE – Lei nº 13.005/2014), analise as seguintes afirmativas:

I. Considerando a taxa bruta e a taxa líquida de matrículas na graduação, por gênero e cor/raça no Brasil, no período de 2012 a 2023, tanto as mulheres brancas quanto as PPI superam os homens da mesma raça em percentuais de matrículas.
II. A análise dos números absolutos de frequência à educação superior por grupo étnico-racial permite afirmar que houve redução das desigualdades étnico-raciais no acesso à educação superior, sendo que a população que frequenta a graduação aumentou em todos os grupos étnico-raciais, proporcionalmente mais entre os indígenas (170,5%), entre os pretos (142,3%) e entre os pardos (46,1%).
III. Os brancos foram o grupo étnico-racial que apresentou o menor crescimento no número de estudantes de graduação, mas ainda assim continuaram sendo o grupo com maior representatividade entre os estudantes nesse nível de ensino (50,1%).
IV. A participação do segmento público na expansão total de matrículas oscilou ao longo da série histórica, apresentando tendência geral de aumento e praticamente alcançando a meta de 40% estabelecida pelo PNE.
V. Enquanto nas IES públicas (federais, estaduais e municipais) a expansão de vagas se concentrou na modalidade de educação a distância (EaD), nas IES privadas o foco da expansão ocorreu na modalidade presencial, especialmente naquelas com fins lucrativos.
VI. A taxa média de conclusão de cursos de graduação por matrícula é de apenas 60%, ou seja, 40% das matrículas não irão produzir um diplomado.

Está CORRETO o que se afirma apenas em: 
Alternativas
Q3288183 Pedagogia
Anastasiou (2006), ao apresentar os elementos de um processo de ensinagem, evoca a crítica de Saviani (1982) ao modelo de ensino por passos, com uma reorientação para um modelo baseado em momentos. O autor sugere cinco momentos a serem considerados no trabalho de construção dos conhecimentos com os alunos. Preencha as lacunas do excerto abaixo com os momentos indicados por Saviani na obra:

“É fundamental considerar a _______, partindo da percepção que o aluno traz do objeto de estudo, de sua realidade para a aula. Essa prática social ou visão será _______, ou seja, será submetida a um processo crítico de questionamento. Para a resposta a esses questionamentos, a _______ é um momento necessário. [...] Outro momento refere-se à interiorização dos novos elementos ou conteúdos pela _______, para finalmente se chegar à _______, permitindo ao aluno construir novos elementos perceptivos com os conteúdos apreendidos, por meio das situações organizadas pelo professor.”


Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas do trecho acima: 
Alternativas
Q3288184 Não definido
Santinello, Costa e Santos (2020), em seu texto sobre a virtualização do ensino superior, apresentam alguns conceitos importantes para a compreensão da análise que elaboram. A respeito desses conceitos, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, de modo a atribuir o sentido CORRETO a cada conceito apresentado:

I. Ciberespaço II. Tecnologia Intelectual III. Virtualização IV. Cibercultura

( ) Não é uma desrealização, mas uma mutação de identidade, um deslocamento do centro de gravidade ontológico do objetivo considerado: em vez de se definir principalmente por sua atualidade (uma solução), a entidade passa a encontrar sua consciência essencial num campo problemático.
( ) É um espaço de comunicabilidade virtual, no qual as formas de interação entre as pessoas estão se modificando, constituindo-se novos meios de conexão e interconexão, hiperconectividade e hibridez nos usos e apropriações das tecnologias digitais.
( ) Proporciona mobilidade permanente às pessoas e às coisas, sendo uma reabsorção de espaço-tempo social flexível com fluxo contínuo de dados conduzidos pela rede.
( ) Possui três princípios segundo Lèvy (1999): Interconexão, comunidades virtuais e inteligência coletiva.

Assinale a sequência CORRETA: 
Alternativas
Q3288185 Pedagogia
Santinello, Costa e Santos (2020), concordando com Quintanilha (2017), afirmam que é importante entender que a Educação Superior também está sendo atingida por todas as mudanças sociais e culturais da nova realidade, permeada pelas tecnologias digitais. Nesse sentido, as políticas públicas que têm sido implementadas para responder a essa nova realidade, como as relacionadas à Educação a Distância (EaD), abriram os caminhos para a adoção do chamado ensino híbrido. Para as autoras, esse tipo de ensino, com o uso da virtualização, apresenta pontos positivos e negativos.
Assinale a alternativa que apresenta um ponto positivo na perspectiva das autoras:
Alternativas
Q3288186 Pedagogia
Dias e Sampaio (2020) analisam as ações de apoio pedagógico no contexto da expansão da educação superior em que se ampliam as preocupações das universidades com seus estudantes. De acordo com os autores, analise as assertivas a seguir:

I. O guia da UNESCO (2009), citado pelos autores, orienta que cada país deve considerar as singularidades de sua sociedade, mas que é imperativo que o ensino superior inclua os serviços estudantis e os programas de apoio para promover a qualidade na vida do estudante, atendendo suas necessidades de aprendizado.

II. A diversificação do perfil dos estudantes, decorrente do processo de expansão das universidades de massa nos países em desenvolvimento, fez com que as instituições adotassem os serviços de assuntos estudantis a partir da prevalência do modelo tradicional de universidade europeia, que considera os estudantes deste nível de ensino já adultos e prontos para a vida universitária.

Está CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q3288187 Direito Constitucional
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, reconhece a oferta de educação escolar regular para jovens e adultos como modalidade de ensino, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola. Com base em Soares e Pedroso (2016) e na legislação vigente, analise as afirmativas a seguir:

I. O reconhecimento da EJA como modalidade de ensino representa uma conquista histórica, uma vez que EJA passa a ter as mesmas condições de oferta que a educação básica obrigatória.
II. Os sistemas de ensino devem dispor sobre a oferta de educação de jovens e adultos e de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
III. A nomenclatura “Educação de Jovens e Adultos” passou a ser adotada a partir da LDB, Lei nº 9.394/96, superando a concepção anterior do ensino supletivo.
IV. Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos da EJA por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.

Está INCORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3288188 Pedagogia
Com base em Porcaro (2020), considere a afirmativas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

( ) O principal objetivo do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEAd – UFV) é realizar a alfabetização de adultos, uma vez que tal atividade caracteriza a razão da existência da modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
( ) A Educação de Jovens e Adultos é pouco valorizada no Brasil, sendo geralmente vista como uma medida emergencial, supletiva, voltada para jovens e adultos categorizados como “incapazes”, que não frequentaram a escola quando crianças.
( ) A baixa autoestima é uma característica marcante dos educadores que atuam na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, uma vez que se sentem frequentemente cobrados por uma postura pedagógica diferenciada, ainda que não possuam condições dignas de salário e plano de carreira.
( ) O Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEAd – UFV) teve origem em um projeto de alfabetização para atender cerca de mil servidores analfabetos ou semialfabetizados, que não tiveram acesso à escolarização antes de sua admissão na UFV.

Assinale a sequência CORRETA: 
Alternativas
Q3288189 Pedagogia
Conforme Soares e Pedroso (2016), o voluntariado, o aligeiramento, a precariedade e a improvisação são marcas de iniciativas governamentais, em formato de campanhas de alfabetização, na(s) qual(is) está(ão) incluída(s): 
I. a Campanha Nacional de Adolescentes e Adultos. II. o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). III. o Movimento de Alfabetização (MOVA).
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3288190 Pedagogia
Conforme Lage e Lunardelli (2023), assinale a alternativa que NÃO representa o capacitismo:
Alternativas
Q3288191 Não definido
De acordo com Lage e Lunardelli (2023), no “Modelo _________: a pessoa com deficiência é vista como vítima de sua incapacidade [...] vê as pessoas com deficiência como vítimas de circunstâncias, que merecem pena e ajuda”.
A alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do trecho acima é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: D
5: B
6: B
7: C
8: D
9: A
10: A
11: A
12: B
13: A
14: B
15: C
16: A
17: C
18: C
19: D
20: B