Questões de Concurso Público Prefeitura de Maracajá - SC 2020 para Professor Séries Iniciais - 20h e 40h

Foram encontradas 23 questões

Q1709342 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, define no Título II – Dos Princípios e Fins da Educação Nacional: A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade:
Alternativas
Q1709344 Pedagogia
As políticas públicas têm papel fundamental na construção de uma educação de qualidade. O estado de Santa Catarina dispõe do Plano Estadual de Educação que, conforme o Art. 2º, especifica as diretrizes. As três (3) primeiras diretrizes são:
Alternativas
Q1709345 Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. A quarta competência referese às diferentes linguagens, que compreendem:
Alternativas
Q1709346 Pedagogia
O processo de aprendizagem foi sendo ressignificado no contexto educacional. O ensino necessitou de novas abordagens, no sentido de formação de sujeitos partícipes na construção de conhecimentos. As teorias de aprendizagem contribuem para as reflexões dos processos de ensino e aprendizagem, e, enquanto professores, precisa-se compreender as correntes teóricas para efetivar a aprendizagem qualitativa. A teoria sócio-cultural, que dentre os teóricos se destaca Lev S. Vygotsky, tem como um dos seus preceitos a mediação. A mediação, para Vygotsky, é definida como:
Alternativas
Q1709347 Pedagogia
O planejamento do professor é essencial para a projeção de como acontecerá o processo de ensino e aprendizagem, nesse sentido, diz respeito aos professores, alunos e comunidade escolar. De acordo com Gandin (1994), o plano de aula precisa partir do conjunto de pensamentos que se constrói no plano global. Para o autor, o plano se constitui de três elementos constitutivos:
Alternativas
Q1709348 Pedagogia
A avaliação escolar, hoje, ultrapassa as salas de aula e ganha enfoque nacional. O Ministério da Educação elabora e aplica diversas provas aos alunos do Ensino Fundamental. A LDB 9.394/96 destaca o processo avaliativo como qualitativo, e não somativo. Nesse sentido, Hoffman (1998) compara o processo qualitativo ao olhar sensível do professor, definindo a aprendizagem como:
Alternativas
Q1709349 Pedagogia
As metodologias eleitas pela escola ou pelos professores refletem o projeto político pedagógico da instituição. Os objetivos propostos ao planejar dizem muito a respeito do que se pretende alcançar com os planejamentos. Nesse sentido, os Objetivos devem ser elaborados com a finalidade de:
Alternativas
Q1709350 Pedagogia
Os recursos didáticos-pedagógicos são meios utilizados pelos professores para criar condições que favoreçam as aprendizagens dos estudantes, contribuindo para o alcance dos fins da educação. Há os recursos tradicionais como livros, lousas, quadro de giz, mapas, globos, quanto as tecnologias da informação (TICs), aparelhos telefônicos móveis, tablets, smartphones, entre outros. Nesse sentido, para transformar esses recursos em aliados na sala de aula, precisa-se compreender que seu uso não é apenas instrumental, mas têm o sentido de:
Alternativas
Q1709351 Pedagogia
As mudanças sociais e científicas, ocorridas no século XX, obrigaram os professores a buscar constantemente novas formas de ensino. De acordo com Imbernón (2016), foi atribuída grande importância à formação permanente, devido às novas funções que têm surgido. Para o autor, o século XXI configura uma nova forma de ser professor, que corresponde:
Alternativas
Q1709352 Pedagogia
A formação continuada não objetiva somente qualificar a escola, mas especialmente contribuir para a qualificação dos professores. A formação inicial não consegue dar conta de todas as demandas profissionais, desse modo, os professores precisam buscar formação constantemente. A formação inicial e continuada possibilita a constituição do professor, incentivando sua autonomia. De acordo com Contreras (2012), a relação entre autonomia e profissionalidade corresponde à:
Alternativas
Q1709353 Pedagogia
A avaliação está presente em todos os momentos da sala de aula ou em outros ambientes, portanto, deve ser sistematizada no planejamento como orientadora da prática – inicia, acompanha e finaliza o trabalho pedagógico. A avaliação praticada como intenção formativa deve promover:
Alternativas
Q1709354 Pedagogia
As questões curriculares são focos de debates. A Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense precisam fazer parte do cotidiano de formação continuada dos professores, para que se faça uma reflexão crítica e significativa sobre o currículo. Arroyo (2013) problematiza a visão elitista, inferiorizadora, desqualificadora dos coletivos populares, sociais, étnicos, raciais, dos campos e periferias em nossa cultura política, pedagógica e curricular. Desse modo, para avançar na construção de um currículo democrático, é necessário:
Alternativas
Q1709355 Pedagogia
A gestão democrática implica em envolver efetivamente toda a comunidade escolar nos processos decisórios da instituição, delineando a identidade da escola com os sujeitos que a compõem. O Projeto Político Pedagógico (PPP) é considerado a coluna dorsal que promove diálogos e resoluções em conjunto. A escola não pode mais ser dirigida de cima para baixo, na ótica do poder centralizador. Na ótica da descentralização em busca de autonomia e qualidade, torna-se mister à gestão:
Alternativas
Q1709356 Pedagogia
A escola precisa romper com padrões cristalizados da sociedade e repensar a estrutura de poder vigente no interior da instituição. Desse modo, a busca da gestão democrática inclui a ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola, que garantem:
Alternativas
Q1709357 Pedagogia
A Secretaria de Educação Básica (SEB) atua na formulação de políticas para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Em articulação com os sistemas de ensino e participação social, também planeja, orienta e coordena a implementação dessas políticas por meio da cooperação didático-pedagógica, tecnológica, técnica e financeira. As ações desenvolvidas pela SEB visam:
Alternativas
Q1709358 Pedagogia
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica chamam a atenção para a importância de alicerçar o Projeto Político Pedagógico nos princípios, valores e objetivos da Educação em Direitos Humanos, que deverão transversalizar o conjunto das ações em que o currículo se materializa. Propõe-se assim que, no currículo escolar:
Alternativas
Q1709359 Pedagogia
As pessoas com deficiências, Transtornos do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e Altas Habilidades/Superdotação percorreram um longo caminho para alcançar seus direitos nas diferentes esferas da sociedade, assim como no espaço da escola regular, onde ainda se defrontam com dificuldades de diversas ordens, notadamente as que se referem ao seu processo de aprendizagem. Por meio da Lei nº 16.036, de 21 de junho de 2013, o Estado institui a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Lei nº 16.794, de 14 de dezembro de 2015, que aprova o Plano Estadual de Educação (PEE), esse com a mesma meta do PNE:
Alternativas
Q1709360 Pedagogia
A Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina e a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), cientes de suas responsabilidades com a busca da garantia da igualdade de oportunidades e da inclusão escolar, definiram as diretrizes da Política de Educação Especial para exercício no contexto da escola inclusiva. Essas diretrizes têm como objetivo:
Alternativas
Q1709361 Pedagogia
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a escola ainda se prende às características de metodologias tradicionais, com relação ao ensino e à aprendizagem como ações concebidas separadamente. As características dos estudantes requerem outros processos e procedimentos, em que aprender, ensinar, pesquisar, investigar, avaliar ocorrem de modo indissociável. As tecnologias da informação e comunicação constituem uma parte de um contínuo desenvolvimento de tecnologias, a começar pelo giz e os livros, todos podendo apoiar e enriquecer as aprendizagens. Desse modo, as tecnologias devem ser usadas para:
Alternativas
Q1709362 Pedagogia
Quanto às etapas correspondentes aos diferentes momentos constitutivos do desenvolvimento educacional, a Educação Básica compreende:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: C
5: D
6: A
7: A
8: B
9: D
10: C
11: B
12: A
13: D
14: B
15: B
16: D
17: C
18: A
19: D
20: A