Questões de Concurso Público Prefeitura de Maracajá - SC 2025 para Fonoaudiólogo
Foram encontradas 15 questões
I.A dislexia do tipo visual está relacionada a dificuldades na percepção e discriminação, possivelmente causadas por um déficit nas magnocélulas da visão. O tratamento pedagógico para esse tipo envolve o uso de recursos auditivos e a observação de contrastes e espaçamento entre linhas.
II.A dislexia do tipo auditiva se caracteriza pela dificuldade em relacionar o som (fonema) com o símbolo (grafema), sendo frequentemente causada por um déficit no processamento fonológico ou no processamento auditivo central. Nesse caso, o uso de recursos auditivos é fundamental para o tratamento pedagógico.
III.A dislexia mista apresenta características dos tipos visual e auditivo ao mesmo tempo, exigindo que o tratamento pedagógico utilize recursos tanto visuais quanto auditivos, conforme necessário para atender às necessidades da criança.
Está correto o que se afirma em:
(__)O fonoaudiólogo tem o direito de interromper o atendimento sem justificativa, caso não queira mais atender o cliente;
(__)O fonoaudiólogo não pode fornecer laudos ou resultados de exames para o cliente ou seu representante legal, exceto quando solicitado explicitamente;
(__)O fonoaudiólogo pode realizar atendimento desnecessário, caso considere benéfico para o cliente;
(__)O fonoaudiólogo deve fornecer ao cliente todos os resultados de exames, pareceres e laudos, quando solicitados.
A sequência está correta em:
(__)Distúrbios no desenvolvimento da linguagem oral geralmente são causados por dificuldades emocionais ou problemas neurológicos e podem ser associados a alterações gramaticais, vocabulário limitado e fala ininteligível.
(__)Crianças com transtornos fonológicos não apresentam histórico familiar, e suas dificuldades na aquisição dos sons da fala geralmente não afetam outras áreas do desenvolvimento cognitivo ou social.
(__)A gagueira de desenvolvimento, que se manifesta entre 2 e 3 anos, é caracterizada por disfluências na fala, como repetições de sons e sílabas, bloqueios e prolongamentos, frequentemente acompanhados de movimentos associados.
(__)A alteração no desenvolvimento da linguagem escrita está frequentemente associada a falhas no processamento fonológico, dificuldades na elaboração e compreensão escrita, além de estar relacionada a distúrbios como dislexia e disgrafia.
A sequência está correta em:
I.A estratégia "Massinha de modelar caseira" tem como objetivo expandir o vocabulário da criança, utilizando materiais concretos que permitem a participação ativa da criança no processo de criação e aprendizagem.
II.A estratégia "Vozes familiares" utiliza gravações das vozes de familiares para estimular a habilidade auditiva de discriminação de sons, ajudando a criança a identificar diferenças entre vozes masculinas e femininas.
III.A estratégia "Quem é?" envolve o uso de sons de animais para estimular a habilidade auditiva de discriminação, quando na realidade ela visa a detecção de sons não-verbais, como o toque de uma campainha.
Está correto o que se afirma em:
(__)A fonte sonora gerada após a laringectomia a laser é sempre vibrante, independentemente da participação de estruturas glóticas ou supraglóticas.
(__)Após a laringectomia a laser, é comum observar um aumento da frequência fundamental devido à redução da massa vibratória das pregas vocais.
(__)Alterações na deglutição são frequentemente observadas após a laringectomia a laser, mesmo em procedimentos que não envolvem a cordectomia.
(__)Fatores como o tipo de ressecção e tratamentos prévios com radioterapia podem afetar negativamente a qualidade vocal e a inteligibilidade da fala após a laringectomia a laser.
A sequência está correta em:
I.A Paralisia Cerebral (PC) é um grupo de desordens permanentes do movimento e da postura que resultam de distúrbios no desenvolvimento encefálico do feto ou da criança.
II.O reflexo de Moro e o Tônico Cervical Assimétrico, quando presentes, são considerados sinais de quadros mais leves de Paralisia Cerebral.
III.A reabilitação de crianças com Paralisia Cerebral deve ser realizada de forma interdisciplinar, preferencialmente em centros especializados de média a alta complexidade.
Está correto o que se afirma em:
I.Lesões no complexo olivar superior não causam alterações significativas na localização do som, uma vez que ele não está envolvido na análise binaural dos estímulos auditivos.
II.O colículo superior, pertencente à via auditiva, não tem relação com a coordenação de movimentos motoros, como a movimentação dos olhos e cabeça, em resposta a estímulos sonoros.
III.O núcleo coclear ventral é dividido em anteroventral (mais funcional) e posteroventral (função pouco conhecida) e está diretamente relacionado à tonotopia coclear e à codificação de intensidades sonoras.
Está correto o que se afirma em:
(__)O Município tem a competência de organizar o quadro e estabelecer o regime jurídico de seus servidores.
(__)A Lei nº 9.842 permite que o Município faça propaganda político-partidária em meios de comunicação sob sua propriedade.
(__)O Município não pode regular sobre o serviço funerário e cemitérios, ficando essa competência exclusivamente com o Estado.
(__)Ao Município compete regulamentar a utilização dos logradouros públicos e fixar as condições para funcionamento de transportes coletivos e de táxis.
A sequência está correta em:
I.A atuação fonoaudiológica no Programa Saúde da Família inclui ações de promoção e proteção à saúde, como orientação sobre aleitamento materno, saúde auditiva e vocal, e também envolve atividades de prevenção, como visitas domiciliares e trabalho em escolas e creches.
II.O fonoaudiólogo inserido no PSF realiza apenas atendimentos individuais, sem participar das atividades de orientação coletiva ou grupos de promoção de saúde.
III.O Programa Saúde da Família não envolve equipes interdisciplinares, sendo a atuação do fonoaudiólogo isolada dentro das Unidades Básicas de Saúde.
Está correto o que se afirma em:
(__)A perda auditiva neuro-sensorial é caracterizada por limiares de via óssea maiores do que 15 dBNA e limiares de via aérea maiores do que 25 dBNA, com gap aéreo-ósseo maior ou igual a 10 dB.
(__)A perda auditiva condutiva é caracterizada por limiares de via óssea menores ou iguais a 15 dBNA e limiares de via aérea maiores do que 25 dBNA, com gap aéreo-ósseo maior ou igual a 15 Db.
(__)A classificação do grau da perda auditiva no Brasil utiliza a média dos limiares de via aérea entre as frequências de 500, 1.000 e 2.000 Hz, conforme a classificação de Lloyd e Kaplan (1978).
(__)A configuração audiométrica é determinada pelo desenho dos limiares de via aérea para cada orelha, levando em consideração as mudanças entre as oitavas de frequência a partir de 1.000 Hz.
A sequência está correta em: