Questões de Concurso Público UNESP 2019 para Agente de Desenvolvimento Infantil

Foram encontradas 20 questões

Q979661 Pedagogia
De acordo com os avanços legais e epistemológicos, as ações de cuidado e educação de crianças pequenas na escola da infância:
Alternativas
Q979662 Pedagogia
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) promulgam que:
A- Os princípios orientadores das propostas educativas em instituições infantis são éticos, políticos e estéticos. B- Os eixos em torno dos quais se planejam e desenvolvem situações educativas na escola da infância são a brincadeira e as interações. C- Educar e cuidar são ações indissociáveis na escola de crianças pequenas, considerando que é essencial educar-cuidando e cuidar-educando.
Alternativas
Q979663 Pedagogia
No cenário brasileiro atual, o conceito de infância vem ganhando novos significados e sendo foco de pesquisas no país e, portanto, constituindo-se fundamento para o trabalho pedagógico com crianças menores de seis anos. A partir dessa assertiva, é possível inferir que:
Alternativas
Q979664 Pedagogia
Pensar a educação de crianças pequenas exige compreender que:
Alternativas
Q979665 Pedagogia
A criança como sujeito ativo e de direitos é tratada como:
I – Capaz de se relacionar com o mundo ao seu redor desde que nasce. II – Alguém que pode aprender e se desenvolver mediante seu movimento, exploração, ações e relações com as pessoas e objetos que a circundam. III – pessoa que interage e se comunica limitadamente nos anos iniciais da vida. IV – indivíduo reconhecidamente histórico e social, constituindo-se nas relações com o outro e com a cultura humana.
Alternativas
Q979666 Pedagogia
Para organizar as ações em instituições educativas, é possível localizar as contribuições sistematizados por Barros e Pequeno (2018). Os autores argumentam sobre o papel da educação no desenvolvimento humano. Compreender esse papel envolve refletir sobre a cultura. De acordo com os estudiosos:
I) Todas as pessoas são seres culturais que, no decurso da vida, se apropriam da cultura socialmente acumulada ao longo da história e também produzem cultura. II) Não é possível entender cultura desvinculada dos aspectos da vida em sua totalidade. III) As vivências com outras pessoas possibilitam nossa humanização e sobrevivência no mundo.
Alternativas
Q979667 Pedagogia
A criança brasileira tem conquistado lugar no discurso político-científico contemporâneo e se tornado alvo de atenção das políticas públicas. Especialmente o documento composto por Campos e Rosemberg (2009) – atualmente em sua segunda versão – valida o sentido da criança com sujeitos de direitos. Particularmente, o documento expressa que as crianças brasileiras têm:
Alternativas
Q979668 Pedagogia
Fundamentos teóricos histórico-sociais para organização de práticas na Educação Infantil argumentam sobre:
I - A intervenção intencional e consciente do professor de crianças pequenas. II - Nascemos com um corpo biológico que sustenta exclusivamente condições efetivas de desenvolvimento social humano. III – O oferecimento de uma diversidade de objetos e brinquedos para exploração e envolvimento das crianças em diferentes situações possíveis pode se configurar como atividade infantil.
Alternativas
Q979669 Pedagogia
Ao afirmamos que “nossas crianças têm direito à brincadeira” significa desconsiderar que:
Alternativas
Q979670 Pedagogia
A qualidade do atendimento na Educação Infantil implica:
I – Relação colaborativa da instituição com as famílias das crianças. II – Formação contínua das professoras e professores e também de todos os profissionais envolvidos nesse atendimento. III – Dissociabilidade das ações de educação e cuidado.
Em relação a essas assertivas é possível destacar que:
Alternativas
Q979671 Pedagogia
Na Educação Infantil, o termo ROTINA se distancia da seguinte concepção:
Alternativas
Q979672 Pedagogia
O lugar da cultura no processo educativo fundamenta-se na ideia de que:
Alternativas
Q979673 Pedagogia
O lugar da criança, na instituição de Educação Infantil, é:
I - “Definido pelo seu modo particular de se relacionar com o mundo”. II – “Uma possibilidade para o adulto compreendê-la e adequar sua relação com ela num verdadeiro encontro” III – “Potencializador de sua participação ativa nas situações educativas”.
Alternativas
Q979674 Pedagogia
Conceber as relações do planejamento educativo com o Projeto Político-pedagógico da instituição requer que excluamos a seguinte consideração:
Alternativas
Q979675 Pedagogia
Na perspectiva de que cada pessoa tem natureza biológica e social, sobressaem-se o papel e o valor da educação escolar, da escola e da professora/professor. Nesta ótica, não se sustenta a defesa de que:
Alternativas
Q979676 Pedagogia
Exclui-se como princípio no processo de atuação docente na instituição de Educação Infantil:
Alternativas
Q979677 Pedagogia
Avaliar na Educação Infantil envolve:
I) Maneiras de documentação dos processos e vivências que são reveladoras, tanto dos caminhos percorridos pelas crianças como de nossas concepções como professoras e professores. II) Compreender que a ideia de avaliação não se dirige apenas aos fazeres da criança como produto final, mas ao processo como um todo. III) Considerar a inter-relação com as famílias, a administração das instituições e o contexto social e político.
Alternativas
Q979678 Pedagogia
A concepção do papel da professora/professor da escola da infância é culturalmente elaborado e, contemporaneamente, é alvo de estudos, políticas de formação e reflexões. A identidade profissional da professora/professor requer:
Alternativas
Q979679 Pedagogia
A partir da afirmativa “Na escola, [...] [o] envolvimento da criança nos exige ações pedagógicas intencionais e conscientes, que provoquem situações nas quais ela possa se envolver ativamente, aprender e se desenvolver”, argumenta-se que:
Alternativas
Q979680 Pedagogia
Em relação ao Currículo na Educação Infantil, é possível sintetizar:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: B
5: D
6: C
7: B
8: B
9: D
10: C
11: B
12: A
13: D
14: E
15: B
16: B
17: D
18: E
19: E
20: B