Questões de Concurso Público UNESP 2019 para Agente de Desenvolvimento Infantil
Foram encontradas 20 questões
A- Os princípios orientadores das propostas educativas em instituições infantis são éticos, políticos e estéticos. B- Os eixos em torno dos quais se planejam e desenvolvem situações educativas na escola da infância são a brincadeira e as interações. C- Educar e cuidar são ações indissociáveis na escola de crianças pequenas, considerando que é essencial educar-cuidando e cuidar-educando.
I – Capaz de se relacionar com o mundo ao seu redor desde que nasce. II – Alguém que pode aprender e se desenvolver mediante seu movimento, exploração, ações e relações com as pessoas e objetos que a circundam. III – pessoa que interage e se comunica limitadamente nos anos iniciais da vida. IV – indivíduo reconhecidamente histórico e social, constituindo-se nas relações com o outro e com a cultura humana.
I) Todas as pessoas são seres culturais que, no decurso da vida, se apropriam da cultura socialmente acumulada ao longo da história e também produzem cultura. II) Não é possível entender cultura desvinculada dos aspectos da vida em sua totalidade. III) As vivências com outras pessoas possibilitam nossa humanização e sobrevivência no mundo.
I - A intervenção intencional e consciente do professor de crianças pequenas. II - Nascemos com um corpo biológico que sustenta exclusivamente condições efetivas de desenvolvimento social humano. III – O oferecimento de uma diversidade de objetos e brinquedos para exploração e envolvimento das crianças em diferentes situações possíveis pode se configurar como atividade infantil.
I – Relação colaborativa da instituição com as famílias das crianças. II – Formação contínua das professoras e professores e também de todos os profissionais envolvidos nesse atendimento. III – Dissociabilidade das ações de educação e cuidado.
Em relação a essas assertivas é possível destacar que:
I - “Definido pelo seu modo particular de se relacionar com o mundo”. II – “Uma possibilidade para o adulto compreendê-la e adequar sua relação com ela num verdadeiro encontro” III – “Potencializador de sua participação ativa nas situações educativas”.
I) Maneiras de documentação dos processos e vivências que são reveladoras, tanto dos caminhos percorridos pelas crianças como de nossas concepções como professoras e professores. II) Compreender que a ideia de avaliação não se dirige apenas aos fazeres da criança como produto final, mas ao processo como um todo. III) Considerar a inter-relação com as famílias, a administração das instituições e o contexto social e político.