Questões de Concurso Público Prefeitura de Capivari de Baixo - SC 2019 para Professor de Educação Infantil

Foram encontradas 5 questões

Q2466763 Atualidades
Beatriz Carvalho, de 17 anos, prestou o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Quando resolveu as questões de exatas ela não consegue calcular troco ao fazer compras, não sabe olhar as horas em um relógio de ponteiro, não faz cálculos mentalmente e não tem noção da diferença entre 3 km ou 300 metros, por exemplo. Pessoas que possuem discalculia tem a oportunidade de prestaram o ENEM. (Disponível emg1.globo.com).

Sendo assim é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q2466764 Atualidades
Notícias falsas, também conhecidas pelo termo em inglês Fake News, são o assunto do momento. Trata-se de um fenômeno de informações falsas ou distorcidas em grande escala, que atingem o mundo inteiro e são entendidas como verdades. (Disponível em<https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-que-sao-fake-news.htm>). 

Sendo assim, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2466765 Atualidades
A Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação aprovou as novas diretrizes do Ensino Médio.  (Disponível <http://portal.mec.gov.br/setec>).  Entre as medidas previstas na resolução está?

Assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q2466766 Atualidades
Nas Escolas de todo o País, gestores e educadores realizam o trabalho educativo com nativos digitais. Essas crianças e jovens são pertencentes a uma geração que já nasceu em um mundo tecnológico e com muito mais acesso a informação, se faz necessário um novo planejamento, um novo olhar para o processo de ensino aprendizagem. Disponível em <https://novaescola.org.br>


Sendo assim é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q2466767 Atualidades
        Luiza Gomes, natural de Duque de Caxias (RJ), hoje é uma professora aposentada que trabalha como assistente de ensino. Ela iniciou sua carreira em uma escola estadual, porém percebeu o início das mudanças que a abalaram emocionalmente quando começou a dar aulas em uma escolade uma comunidade na capital do Rio de Janeiro. O local, diz ela, era cercado por violência dentro efora da escola e ela chegou a ser ameaçada fisicamente por um dos seus alunos.
       Luiza sentia que o pior período do seu dia era a noite quando tentava relaxar e não conseguia, o que fazia com que os sintomas se agravassem ainda mais. A situação foi em um crescente que ela chegou ao ponto de não conseguir mais ir à escola no dia seguinte, ficando afastada por diversos dias consecutivos e sentindo-se adoecer aos poucos.
        A professora relata que um dos aspectos mais difíceis de ter enfrentado uma questão de saúde mental foi a sensação que ninguém na escola estava preocupado com a sua saúde, incluindo outros professores, coordenadores e gestores. Luiza tinha o receio de sentir-se mais frágil que os outros profissionais e de demonstrar isso, já que os demais davam conta dos desafios e das demandas da profissão, enquanto ela não. Ela lamenta que tenha faltado acolhimento e cuidado, pois imagina que o desfecho do seu quadro poderia ter sido outro se não fosse pela solidão e pelo desamparo que enfrentou.
         Segundo ela, o ambiente da escola, por si, já era difícil. Somado a isso, estava o foco exclusivo na execução das tarefas, na falta de parceria entre os professores e a ausência de um espaço para-se abrir e mostrar que não conseguia vencer aquele momento que estava vivendo. Ao perceber que não estava bem, buscou ajuda psiquiátrica e atendimento psicológico, e aponta que essas fora mas principais medidas que a permitiram com que ela se sentisse melhor hoje.

Disponível em <https://novaescola.org.br/> out de2019. 

       O relato da professora Luiza, demonstra uma realidade, na qual muitos profissionais da Educação vêm enfrentando. O depoimento de Luiza mostra coragem e joga luz sobre um tema tão importante, nos lembrando que cuidar desse profissional em diversos níveis é a melhor e mais importante aposta que podemos fazer pelo país. Qual é o tema da Síndrome abordada pela reportagem?

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: A
5: A