Questões de Concurso Público Prefeitura de Cláudio - MG 2021 para Profissional de Educação Física da Saúde

Foram encontradas 9 questões

Q2424853 Educação Física

As DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) como as cardiovasculares, o câncer, o diabetes, a cirrose hepática, as pulmonares obstrutivas crônicas e os transtornos mentais são o resultado de “estilos de vida” não saudáveis e constituem-se em importantes problemas de saúde pública, cujos fatores de risco podem ser classificados em três grupos. É de suma relevância a atuação dos Educadores Físicos visando a prevenção, ou seja, sedentarismo, dieta, fumo e álcool. Assinale o grupo de fatores de riscos relacionado a atuação do educador físico.

Alternativas
Q2424854 Educação Física

Um dos aspectos indispensáveis no campo da bioenergética, e que tem importância prática para o planejamento do treinamento esportivo, assim como em situações de competição, é a compreensão do funcionamento integrado dos sistemas de produção de energia. Analise as proposições e assinale as relacionadas ao sistema oxidativo.


I. O sistema aeróbio é a principal via para a ressíntese de ATP, ocorrendo nas mitocôndrias e utilizando oxigênio.

II. O sistema oxidativo é o responsável pela produção de energia em atividades como os saltos no atletismo, a saída e as viradas na natação, e o chute a gol no futebol.

III. Esse sistema é o único que usa o oxigênio (O2) como principal elemento para o catabolismo dos substratos envolvidos no processo de degradação, até a formação de moléculas de energia que atuam diretamente nos exercícios ou na própria ressíntese de novas dessas moléculas, processo denominado respiração celular.

IV. Em exercícios de curta duração, o sistema aeróbio é a principal via para a ressíntese de ATP, ocorrendo nas mitocôndrias e utilizando oxigênio.


Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Q2424857 Educação Física

O esporte, ao subordinar-se a uma teoria de sociedade, isto é, sem constituir-se numa prática autônoma, contribui de forma decisiva para a interpretação da realidade social. O fenômeno esportivo, condicionado e condicionador de um processo social de um determinado momento histórico, não poderá jamais ser examinado na perspectiva simplista de uma leitura que o coloque como um simples reflexo social. (TUBINO, 2001)


No contexto da sociologia crítica, Brohm (1976) chamou a atenção para as funções sociopolíticas do esporte, as quais se dividem em externas e internas. Em relação às funções sociopolíticas internas do esporte marque (V) para as proposições verdadeiras e (F) para as proposições falsas.


( ) A função integradora do esporte e a estabilização do sistema capitalista: com base nessa função, o esporte cria um consenso social implícito, apoiado sobre o senso comum conseguindo, até mesmo, a adesão popular à hegemonia da classe dominante.

( ) Apolitismo e Despolitização: “ópio do povo”: Refere-se à utilização, de certa forma consciente, do espetáculo esportivo para fins políticos, tendo em vista um obscurecimento ideológico, procurando camuflar e/ou embelezar a realidade social existente.

( ) Manutenção da Ordem Pública: essa função preconiza que o esporte consiste em uma espécie de “polícia ideológica a serviço das classes dominantes”.

( ) Colaboração de Classes: um outro aspecto da ação unificadora do esporte é a sua contribuição para maximizar as barreiras sociais, pelo menos, temporariamente, por ocasião dos encontros esportivos.

Alternativas
Q2424859 Educação Física

Nos Jogos Parapan-Americanos, Lima 2019 o Brasil alcançou o recorde da edição de Toronto 2015 e ultrapassou. Passou a ser, então, a melhor campanha da história da seleção nos Jogos Parapan-americanos. Ao todo foram 299 medalhas – com 120 ouros, 97 pratas e 82 bronzes.


(http://www.olimpiadatododia.com.br/parapan-2019 /quadro-de-medalhas/)


O papel do educador físico, na perspectiva da inclusão das pessoas com deficiência nos programas esporte, lazer e recreação tem sua relevância. Quanto à sua atuação profissional, o educador físico deve buscar

Alternativas
Q2424860 Educação Física

A Fisiologia do Exercício, também chamada de Fisiologia do Esforço ou da Atividade Física, é uma área do conhecimento derivada da disciplina-mãe 'Fisiologia', que estuda como as funções orgânicas respondem e se adaptam ao estresse imposto pelo exercício físico (JOYER & SALTIN, 2008; WILMORE& COSTILL, 2010; FORJAZ & TRICOLI, 2011).


A Educação Física, por meio da Fisiologia do Exercício estuda os efeitos agudos e crônicos do exercício físico sobre a estrutura e a função dos diversos sistemas orgânicos que compõe o corpo humano.


Sobre os efeitos agudos e crônicos advindos do exercício físico, analise as afirmativas que se seguem, identifique quais são verdadeiras e marque a opção correta.


1 – Entende-se por efeitos agudos e crônicos as alterações ou ‘respostas’ corporais decorrentes da execução de uma sessão de exercício físico.

2 – Os efeitos agudos são subdivididos em respostas observadas durante o exercício (também chamadas de per exercício) e respostas observadas após o exercício (também chamadas de subagudas ou pós-exercício).

3 – Os efeitos pós-exercício podem ainda se dividir em respostas imediatas, que ocorrem nas primeiras uma ou duas horas após o exercício, e tardias, que são observadas ao longo de 24 horas pós-exercício.

4 – Os efeitos crônicos são denominados também de adaptações, e correspondem às alterações estruturais e funcionais decorrentes de um período prolongado de treinamento físico regular.

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: B
5: C