A Fisiologia do Exercício, também chamada de Fisiologia do E...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2424860 Educação Física

A Fisiologia do Exercício, também chamada de Fisiologia do Esforço ou da Atividade Física, é uma área do conhecimento derivada da disciplina-mãe 'Fisiologia', que estuda como as funções orgânicas respondem e se adaptam ao estresse imposto pelo exercício físico (JOYER & SALTIN, 2008; WILMORE& COSTILL, 2010; FORJAZ & TRICOLI, 2011).


A Educação Física, por meio da Fisiologia do Exercício estuda os efeitos agudos e crônicos do exercício físico sobre a estrutura e a função dos diversos sistemas orgânicos que compõe o corpo humano.


Sobre os efeitos agudos e crônicos advindos do exercício físico, analise as afirmativas que se seguem, identifique quais são verdadeiras e marque a opção correta.


1 – Entende-se por efeitos agudos e crônicos as alterações ou ‘respostas’ corporais decorrentes da execução de uma sessão de exercício físico.

2 – Os efeitos agudos são subdivididos em respostas observadas durante o exercício (também chamadas de per exercício) e respostas observadas após o exercício (também chamadas de subagudas ou pós-exercício).

3 – Os efeitos pós-exercício podem ainda se dividir em respostas imediatas, que ocorrem nas primeiras uma ou duas horas após o exercício, e tardias, que são observadas ao longo de 24 horas pós-exercício.

4 – Os efeitos crônicos são denominados também de adaptações, e correspondem às alterações estruturais e funcionais decorrentes de um período prolongado de treinamento físico regular.

Alternativas