Questões de Concurso Público Prefeitura de Jaíba - MG 2017 para Enfermeiro

Foram encontradas 10 questões

Q1324889 Enfermagem
Vigilância é a observação contínua da distribuição e tendências da incidência de doenças mediante a coleta sistemática, consolidação e avaliação de informes de morbidade e mortalidade, assim como de outros dados relevantes, e a regular disseminação dessas informações a todos os que necessitam conhecê-la. Entre os principais objetivos da vigilância, podemos destacar:
Alternativas
Q1324890 Enfermagem
O sarampo está eliminado no Brasil. O anúncio foi feito durante visita ao Brasil da presidente do Comitê Internacional de Especialistas de Avaliação e Documentação da Sustentabilidade do Sarampo nas Américas (CIE), Merceline Dahl-Regis. O último caso relatado no país foi no Ceará, em julho de 2015. A expectativa agora é que, até o final de 2016, o Brasil receba o certificado de eliminação do sarampo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Mesmo após a interrupção da transmissão autóctone do vírus do sarampo, é importante a manutenção do sistema de vigilância epidemiológica da doença. Um caso autóctone é definido como:
Alternativas
Q1324891 Enfermagem
Caracteriza-se por uma extensão dos pododáctilos em forma de leque quando um firme estímulo táctil (que não deve chegar a ser doloroso, nem causar desconforto ou lesão na pele) é aplicado à sola lateral do pé. Junto com a extensão do hálux, os outros dedos do pé afastam-se entre si. Esse é o reflexo de
Alternativas
Q1324892 Enfermagem
Dona Aparecida, 53 anos, comparece à consulta de enfermagem apresentando uma lesão ulcerativa na região dorsal de pé esquerdo. No exame físico do membro, observou-se, ainda, a presença de dermatite ocre, eczema, lipodermatoesclerose e edema. Os achados clínicos sugerem que se trata de úlcera
Alternativas
Q1324893 Enfermagem
Define-se taxonomia como o “ramo da ciência voltado à classificação, especialmente, de organismos; à sistemática; à classificação de algo, em especial, organismos; a um esquema de classificação” (OXFORD DICTIONARY, 2013). Os diagnósticos de enfermagem da NANDA International são construídos através de um sistema multiaxial que consiste em eixos, nos quais os componentes são combinados para tornar os diagnósticos, substancialmente, iguais na forma. É CORRETO afirmar que a taxonomia II da NANDA: definições e classificações 2015-2017 possui:
Alternativas
Q1324894 Enfermagem

Queimaduras são feridas traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Considerando essa afirmativa, relacione a 1.ª coluna com a 2.ª.


1. Queimadura de 1.º grau.

2. Queimadura de 2.º grau.

3. Queimadura de 3.º grau.


( ) Queimadura profunda que acomete toda a derme e atinge tecidos subcutâneos, com destruição total de nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos. Pode, inclusive, atingir músculos e estruturas ósseas. São lesões esbranquiçadas/acinzentadas, secas, indolores e deformantes que não curam sem apoio cirúrgico, necessitando de enxertos.

( ) Queimadura que envolve apenas a epiderme, a camada mais superficial da pele. Os sintomas são intensa dor e vermelhidão local, mas com palidez na pele quando se toca. A lesão é seca e não produz bolhas. Geralmente, melhora no intervalo de 3 a 6 dias, podendo descamar, e não deixa sequelas.

( ) Essa queimadura, atualmente, é dividida em superficial e profunda. A queimadura superficial é aquela que envolve a epiderme e a porção mais superficial da derme. A cura é mais demorada, podendo levar até 3 semanas, não costuma deixar cicatriz, mas o local da lesão pode ficar mais claro. A queimadura profunda é aquela que acomete toda a derme. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, esse tipo de queimadura, que é bem mais grave, pode ser menos dolorosa do que queimaduras mais superficiais. As glândulas sudoríparas e os folículos capilares também podem ser destruídos, fazendo com a pele fique seca e perca seus pelos. A cicatrização demora mais que 3 semanas e costuma deixar cicatrizes.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Q1324895 Enfermagem
Paciente de 68 anos dá entrada em Unidade de Saúde com queixa de dor torácica em pontada na inspiração, tosse produtiva e febre há 2 dias. Sua esposa relata que, há aproximadamente 24 horas, começou a apresentar confusão e irritabilidade associadas à dificuldade de respirar e a palpitações. O resultado da gasometria apresenta pH: 7,28; PaCO2: 53 mmHg; PaO2: 65 mmHg; SaO2: 92%; Bic: 24 mEq/L; BE: –4 mEq/L. A radiografia de tórax mostra uma imagem de condensação nos terços médio e inferior do pulmão direito, confirmando diagnóstico de pneumonia. O diagnóstico de enfermagem mais apropriado para esse paciente, de acordo com a NANDA, é:
Alternativas
Q1324896 Enfermagem
Em Minas Gerais, estima-se que 10% da população acima de 20 anos tenha diabetes, o que corresponde a mais de um milhão de indivíduos diabéticos no estado. Sobre o cuidado com paciente que possui Diabetes Mellitus (DM) tipo 2, no Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1324897 Enfermagem
O médico prescreveu para um paciente 500 ml de soro glicosado a 10%, para correr em 6 horas. A unidade hospitalar disponibiliza apenas frascos de 500 ml de soro glicosado a 5% e ampolas de glicose a 50% de 20 ml e equipo macrogotas. Quantas ampolas de glicose a 50% devem ser utilizadas e a quantas gotas por minuto deve ser colocado o gotejamento, respectivamente?
Alternativas
Q1324898 Enfermagem
O exame do estado mental é a pesquisa sistemática de sinais e sintomas de alterações do funcionamento da mente, realizado durante a entrevista na consulta de enfermagem. O enfermeiro, durante a consulta de MRC, 28 anos, percebeu a presença de anedonia, que é uma alteração da seguinte função:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: A
5: B
6: D
7: B
8: C
9: A
10: D