Questões de Concurso Público Prefeitura de Guaratuba - PR 2022 para Psicólogo, Edital nº 001

Foram encontradas 17 questões

Q2022851 Psicologia
Historicamente, a atuação do psicólogo brasileiro consolidou-se prioritariamente na esfera privada, tendo a prática psicoterápica como principal instrumento de trabalho. Logo, era compreensível que a área clínica consistisse na principal fonte de interesse profissional da grande maioria dos psicólogos ingressantes e concluintes dos cursos de Psicologia, desde a década de 60 (GONÇALVES; BOCK, 1996). Atualmente, a Psicologia se insere em diversas instituições e o papel do psicólogo é muito amplo. Segundo Angerami-Camon (2003, p. 23-24), a Psicologia Hospitalar tem como objetivo principal: 
Alternativas
Q2022852 Psicologia
Segundo Whitbourne e Halgin (2015, p. 72), as perspectivas teóricas, as orientações ao entendimento das causas de comportamento humano e o tratamento da anormalidade subjacentes orientam a pesquisa e o trabalho clínico em psicopatologia. Os psicólogos que trabalham com base na perspectiva psicodinâmica:
Alternativas
Q2022853 Psicologia
Segundo Dalgalarrondo (2019, p. 496), a teoria psicanalítica desenvolvida por Freud tem repercussões muito influentes sobre como se compreende a personalidade humana. Além disso, a maior parte dos testes projetivos de personalidade utiliza em parte ou na sua totalidade abordagens e conceitos oriundos da psicanálise freudiana. Pode-se concordar ou não com as perspectivas e teorias de Freud sobre o ser humano; não se pode, entretanto, desconhecê-las. Para Freud, a personalidade (ele usa para o que atualmente chamamos “personalidade” as palavras alemãs Charakter – caráter, ou Typen – tipos) se desenvolve marcada pelo modo como a criança é gratificada em termos de sua libido (compreendida como energia “vital-sexual”). A libido na criança passa por diversas fases; ela está concentrada inicialmente no prazer oral relacionado com a amamentação. Com base no enunciado, assinale a alternativa que, de forma CORRETA, complementa a ideia proposta por Freud para se compreender a personalidade humana:
Alternativas
Q2022854 Psicologia
São diversos os atos impulsivos e compulsivos de natureza sexual. Segundo Dalgalarrondo (2019, p. 335), eles foram classicamente descritos como perversões sexuais, preferindo-se hoje os termos parafilia e atos impulsivos e compulsões sexuais, pois a designação “perversão” tem conotação moral, fortemente negativa e depreciativa na linguagem comum. Fazem parte dos transtornos parafílicos, que podem incluir atos impulsivos e/ou compulsivos elencados no Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5, 2014), EXCETO: 
Alternativas
Q2022855 Psicologia
Segundo Dalgalarrondo (2019, p. 535), nos instrumentos estruturados com perguntas para avaliar a personalidade, há, na maior parte das vezes, questões que não deixam claro se a característica investigada é de algo atual ou de algo realmente presente e estável ao longo da vida. Por exemplo, afirmações como “sou comunicativo”, “confio no que as pessoas dizem”, “gosto de manter a rotina”, “sou uma pessoa nervosa” (essas questões são da Bateria Fatorial de Personalidade [BFP], do modelo Big Five), em uma pessoa em estado depressivo, maníaco ou com quadro paranoide, não irão captar a personalidade presente ao longo da vida do indivíduo, mas antes seu estado mental atual. O mesmo é verdadeiro para os testes projetivos, que podem captar o estado atual, momentâneo. Portanto, é muito importante, nas avaliações de personalidade, tomar as seguintes precauções, para que a avaliação reflita a personalidade ao longo da vida, e não o estado atual (marque a alternativa INCORRETA):
Alternativas
Q2022856 Psicologia
Segundo Dalgalarrondo (2019, p. 9), “a psicopatologia é, não se deve esquecer, uma linguagem, um idioma; e, como já assinalou o grande psicopatólogo francês Philippe E. A. Chaslin (1857-1923), uma ciência bem feita necessita de um idioma bem construído, claro, compreensível e honesto para a comunicação dos fatos clínicos”. O psicodiagnóstico é a área desenvolvida pela psicologia clínica que representa, de fato, um importante meio de auxílio ao diagnóstico psicopatológico. Esta área tem feito grandes contribuições a quase todos os aspectos da psicopatologia por meio da utilização dos melhores instrumentos disponíveis para o psicodiagnóstico, contudo, é necessário salientar que o campo da avaliação psicológica é um amplo processo de investigação que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos. A avaliação psicológica “pode” incluir a testagem, que é um processo cuja principal fonte de informação são os testes de diferentes tipos. Dessa forma, no campo da avaliação psicológica, para o psicodiagnóstico, o(a) psicólogo(a) pode utilizar testes de diferentes tipos. Marque a alternativa que, de forma CORRETA, identifica alguns dos instrumentos utilizados na prática clínica diária pelo(a) psicólogo(a): 
Alternativas
Q2022857 Psicologia
Segundo o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5, 2014), esse transtorno de ansiedade é caracterizado por ausência da fala em um ou mais contextos ou cenários. Os indivíduos com esse transtorno podem fracassar em falar devido ao medo de avaliação negativa, mas não têm medo de avaliação negativa em outras situações sociais em que não seja exigido falar (p. ex., um jogo não verbal). Essas características estão relacionadas a qual transtorno de ansiedade?
Alternativas
Q2022860 Psicologia
Segundo Dalgalarrondo (2019, p. 435-436), essa alteração patológica da linguagem pode ser definida como a dificuldade ou incapacidade motora de articular corretamente as palavras devido à fraqueza muscular, paralisia ou coordenação falha dos músculos responsáveis pela fala (músculos do aparelho fonador). Embora a compreensão, a formulação e o significado das palavras sejam normais (não há afasia), sua articulação motora está prejudicada por alterações (paresias, paralisias ou ataxias) da musculatura da fonação (HAERER, 1992). A fala é fraca, pastosa, aparentemente “embriagada”, com seu ritmo prejudicado. A articulação é pobre, com pouca precisão na pronúncia dos fonemas, o que resulta em uma fala lenta e variável em sua intensidade. Particularmente, a articulação das consoantes labiais e dentais é muito defeituosa; além disso, a produção das vogais é distorcida, tornando, às vezes, difícil ou impossível a compreensão (MUSTAFA et al., 2014). Com base no enunciado, assinale a alternativa que indica a qual alteração patológica da linguagem o texto se refere.
Alternativas
Q2022861 Psicologia
Acerca do panorama sobre a avaliação psicológica no Brasil, segundo Reppold et al. (2020, p. 12-13), no campo da avaliação psicológica, diversas foram as modificações observadas, nos últimos anos, em relação às técnicas, aos instrumentos e às orientações legais e deontológicas envolvendo a prática avaliativa, as quais acabaram por graduar a área e colocar o Brasil, atualmente, como um dos países pioneiros em relação à certificação de todos os testes psicológicos disponíveis para uso profissional por parte dos psicólogos (HUTZ; PRIMI, 2006; NORONHA; REPPOLD, 2010; REPPOLD; NORONHA, 2018). Destacam-se, nesse sentido, EXCETO: 
Alternativas
Q2022862 Psicologia
Ao aprovar e divulgar o Código de Ética Profissional do Psicólogo (Resolução CFP n.º 010/2005), a expectativa é de que ele seja um instrumento capaz de delinear para a sociedade as responsabilidades e deveres do psicólogo, oferecer diretrizes para a sua formação e balizar os julgamentos das suas ações, contribuindo para o fortalecimento e ampliação do significado social da profissão. De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, assinale a alternativa INCORRETA quanto às Responsabilidades dos Psicólogos (Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos): 
Alternativas
Q2022863 Psicologia
Segundo Feist, Feist e Roberts (2015, p. 24-25), os principais mecanismos de defesa identificados por Freud incluem repressão, formação reativa, deslocamento, fixação, regressão, projeção, introjeção e sublimação. Freud elaborou inicialmente a ideia dos mecanismos de defesa em 1926 (FREUD, 1926/1959a), e sua filha Anna refinou e organizou o conceito (A. FREUD, 1946). Mesmo que os mecanismos de defesa sejam normais e usados universalmente, quando levados ao extremo, culminam em comportamento compulsivo, repetitivo e neurótico. Segundo Freud, qual é o propósito do ego ao estabelecer os mecanismos de defesa
Alternativas
Q2022864 Psicologia
A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde (NOB-SUS) foi publicada no Diário Oficial da União em 6 de novembro de 1996. O foco central da NOB-SUS é a redefinição do modelo de gestão, o que representa um importante marco no processo de consolidação do SUS e, por conseguinte, no efetivo cumprimento dos princípios e diretrizes que o orientam. No que concerne à Direção e Articulação, a NOB-SUS preconiza o seguinte, EXCETO:
Alternativas
Q2022866 Psicologia
Segundo Feist, Feist e Roberts (2015, p. 4), urna teoria científica é um conjunto de pressupostos relacionados que permite que os cientistas usem o raciocínio lógico dedutivo para formular hipóteses verificáveis. No que concerne a Freud, seu nome ficou associado à psicanálise, a mais famosa de todas as teorias da personalidade (p. 13). Enquanto ainda era estudante de medicina, Freud desenvolveu uma associação profissional muito próxima e uma amizade pessoal com Josef Breuer, um renomado médico vienense 14 anos mais velho e um homem de reputação científica considerável (FERRIS, 1997). Breuer ensinou a Freud sobre catarse, o processo de remoção dos sintomas histéricos por meio de um processo de “botá-los para fora”. Enquanto usava a catarse, Freud descobriu, de forma gradual e laboriosa, a técnica da(o) ____________________, a(o) qual logo substituiu a hipnose como seu método terapêutico principal. Assinale a alternativa a seguir que completa CORRETAMENTE a lacuna do texto.
Alternativas
Q2022867 Psicologia
Segundo Dalgalarrondo (2019, p. 438), o termo dislexia é utilizado com definições mais ou menos amplas. Em sentido mais estrito, o termo “dislexia” designa disfunção no aprendizado da leitura, havendo dificuldades em graus variáveis em identificar a correspondência entre os símbolos da escrita e os fonemas, assim como em transformar signos escritos em signos verbais. No Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5, 2014), o termo “dislexia” está incluído nos transtornos específicos da aprendizagem, que englobam transtornos na aprendizagem da leitura e da escrita e em habilidades matemáticas. As dificuldades persistentes para aprender as habilidades acadêmicas fundamentais estão entre suas características essenciais. Essa característica pode gerar confusões diagnósticas por ser comum aos transtornos do espectro autista. Ao contrário do indivíduo com Transtorno do Espectro Autista, o disléxico: 
Alternativas
Q2022868 Psicologia
Segundo Dalgalarrondo (2019, p. 514), pessoas com _____________ tendem a estar mais representadas nos grupos populacionais “mais jovens”; esse transtorno acomete mais mulheres do que homens (1,8:1), mais populações urbanas e pobres. A grande maioria desses pacientes irá apresentar outro transtorno mental ao longo da vida (mais frequentemente transtornos do humor e/ou transtorno por uso de álcool e outras substâncias). Os fatores causais para o desenvolvimento do _____________ incluem ocorrência, na infância, de traumas emocionais importantes, negligência, abuso físico e/ou sexual, problemas graves em termos de má ou não responsividade emocional de figuras adultas (sobretudo parentais) de ligação (attachment), além de componente genético. Essas experiências de adversidades graves na infância marcam o indivíduo de tal forma que no período adulto a qualidade e a confiança nas relações interpessoais são gravemente afetadas. O _____________ implica marcante impacto sobre a vida pessoal e social dos indivíduos acometidos, assim como na de seus familiares e pessoas próximas. Chama atenção, aqui, uma importante instabilidade nas relações pessoais, na autoimagem, na vida afetiva e emocional, na identidade pessoal e social, assim como um padrão de impulsividade em diferentes contextos da vida, geralmente com consequências significativas. Assinale a alternativa a seguir que completa CORRETAMENTE as lacunas do texto.
Alternativas
Q2022869 Psicologia
Marque a alternativa INCORRETA no que concerne à(s) característica(s) essencial(is) de um transtorno por uso de substâncias, segundo o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5). 
Alternativas
Q2022870 Psicologia
Segundo o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5, 2014, p. 61), a característica essencial do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento. A desatenção manifesta-se comportamentalmente no TDAH como divagação em tarefas, falta de persistência, dificuldade de manter o foco e desorganização – e não constitui consequência de desafio ou falta de compreensão. A hiperatividade refere-se à atividade motora excessiva (como uma criança que corre por tudo) quando não apropriado ou remexer, batucar ou conversar em excesso. Nos adultos, a hiperatividade pode se manifestar como:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: C
5: E
6: A
7: A
8: C
9: E
10: A
11: D
12: B
13: D
14: C
15: A
16: D
17: B