Questões de Concurso Público UNIRIO 2012 para Enfermeiro
Foram encontradas 40 questões
Em relação ao preparo e à administração de medicamentos, analise as proposições abaixo:
1) A terapia endovenosa tem a finalidade de fornecer ao organismo quantidades adicionais de glicose, eletrólitos e medicações.
2) Medicação parenteral é aquela administrada por qualquer via que não seja oral.
3) Na administração da medicação por via intramuscular, a agulha é inserida num ângulo de 90º.
4) Para administrar supositórios, deve-se colocar o paciente em posição de Sims.
5) O medicamento deve ser checado antes de administrado ao paciente.
As proposições CORRETAS, são, apenas,
Sobre a necessidade de eliminação vesical, analise as proposições abaixo:
1) O adulto urina cerca 1.500 a 2.000ml ao dia e sua urina tem, naturalmente, a cor âmbar.
2) Dentre os fatores que influenciam na micção, encontram-se o envelhecimento, o tônus muscular, os hábitos pessoais e os fatores socioculturais.
3) A retenção urinária causa sensação de pressão, desconforto, sensibilidade sobre a sínfise pubiana, inquietação,aumento da pressão arterial e diaforese.
4) As mulheres são mais sensíveis à ITU (Infecção do Trato Urinário), pela proximidade do meato ao ânus e por terem uretra mais longa do que o homem.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
A administração de dieta e de medicações por via de sonda nasoenteral e nasogástrica vem aumentando com o aparecimento de doenças degenerativas do envelhecimento. Sobre o procedimento de sondagem, analise as proposições a seguir:
1) Para a sondagem nasogástrica, utiliza-se a sonda de LEVINE (calibre médio: mulher 14 a 16Fr; homem 16 a 18Fr).
2) A sonda nasoenteral somente estará aberta, se estiver infundindo.
3) A sonda nasoenteral pode ser utilizada tanto para alimentação quanto para drenagem.
4) A sonda nasoenteral possui um fio guia (mandril),que deve permanecer instalado para conduzir a dieta até o intestino.
5) Toda vez que a sonda enteral ou gástrica for aberta, para algum procedimento, deve-se dobrá-la, para evitar a entrada de ar.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
Para cumprimento da portaria 2616 da ANVISA sobre o controle de infecções hospitalares, nos hospitais com leitos destinados a paciente críticos, a CCIH deverá ser acrescida de outros profissionais de nível superior da área de saúde. Os membros executores terão acrescidas 2 (duas) horas semanais de trabalho para cada 10 (dez) leitos ou fração.
Para fins desta Portaria, o conceito INADEQUADO para pacientes críticos é
Infecção comunitária: É aquela constatada ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital.
De acordo com essa afirmativa, analise as proposições abaixo como verdadeiras ou falsas
I) É considerada comunitária a infecção que está associada com complicação ou extensão da infecção já presente na admissão, a menos que haja troca de microrganismos com sinais ou sintomas fortemente sugestivos da aquisição de nova infecção.
II) É considerada comunitária a infecção em recém-nascido, cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foi comprovada e que se tornou evidente, logo após o nascimento (exemplo: herpes simples, toxoplasmose, rubéola, citomegalovirose, sífilis e AIDS).
III) São consideradas comunitárias as infecções de recém-nascidos associadas com bolsa rota superior a 24 (vinte e quatro) horas.
IV) É considerada comunitária quando se desconhecer o período de incubação do microrganismo e não houver evidência clínica e/ou dado laboratorial de infecção no momento da internação, convenciona-se infecção hospitalar toda manifestação clínica de infecção que se apresentar a partir de 72 (setenta e duas) horas, após a admissão.
Em relação às assertivas, é correto afirmar que é(são) falsa(s), apenas, a(s) assertiva(s)
Analise a proposição abaixo:
“As infecções pós-cirúrgicas devem ser analisadas, conforme o potencial de contaminação da ferida cirúrgica, entendida como o número de microrganismos presentes no tecido a ser operado. A classificação das cirurgias deverá ser feita no final do ato cirúrgico, pelo cirurgião, de acordo com as seguintes indicações”.
Considerando o conceito de cirurgia, é INCORRETO afirmar que
O exame físico do sistema respiratório é de extrema importância na rotina do enfermeiro. Correlacione, nas colunas I e II, os termos referentes à função respiratória com suas respectivas definições:
Coluna I
1) Estridor.
2) Roncos.
3) Sibilos.
4) Murmúrios vesiculares.
Coluna II
( ) Sons respiratórios ouvidos na maior parte do tórax. São produzidos pela turbulência do ar circulante, ao se chocar contra as saliências das bifurcações brônquicas e cavidades de tamanhos diferentes.
( ) Sons respiratórios anormais contínuos e agudos que se originam de vibrações das paredes bronquiolares, aparecendo na inspiração e na expiração. São múltiplos e disseminados por todo o tórax quando são provocados por enfermidades que comprometem a árvore brônquica.
( ) Sons respiratórios anormais contínuos e graves que se originam de vibrações das paredes brônquicas quando há estreitamento desses dutos, seja por espasmo ou edema da parede ou pela presença de secreção aderida a ela.
( ) Ruído basicamente inspiratório produzido pela obstrução da laringe ou da
traqueia.
A sequência CORRETA é:
A extubação é um procedimento que requer muita atenção por parte da enfermagem, pois, durante e após a realização do mesmo, existe o risco iminente de parada cardiorespiratória.
Quanto aos procedimentos a serem adotados na remoção do tubo endotraqueal, é CORRETO o seguinte procedimento:
Em relação aos fatores de risco perioperatórios, analise as assertativas:
I) desnutrição: qualquer deficiência nutricional deve ser corrigida antes da cirurgia para proporcionar proteínas suficientes para o reparo do tecido.
II) obesidade: os tecidos adiposos são especialmente suscetíveis à infecção. Além disso, o paciente respira precariamente quando deitado de lado, estando assim, sujeito à hiperventilação e às complicações pulmonares pós-operatórias.
III) tabagismo: a todos os paciente é pedido que parem o tabagismo quatro a seis horas antes da cirurgia.
IV) doenças pulmonares: os problemas respiratórios aumentam a possibilidade de atelectasia, broncopneumonia e insuficiência respiratória quando os anestésicos são administrados sobre uma ventilação inadequada.
V) uso de álcool: geralmente a pessoa com história de alcoolismo crônico sofre de má nutrição.
Estão CORRETAS, somente, as assertivas
A posição do paciente na mesa cirúrgica depende do procedimento cirúrgico a ser realizado. O paciente deve permanecer na posição mais confortável possível. A área operatória deve ser adequadamente exposta.
Em relação aos diferentes tipos de posição, a definição CORRETA é