Questões de Concurso Público Prefeitura de Luiz Alves - SC 2024 para Professor de História

Foram encontradas 3 questões

Q3136864 Pedagogia
Acerca do ensino-aprendizagem de História, julgue as proposições abaixo.

I.O ensino-aprendizagem de História é um campo que envolve diversas teorias, metodologias e práticas pedagógicas voltadas para a compreensão crítica do passado, a formação do pensamento histórico e o desenvolvimento de habilidades de análise e interpretação. Esse processo ultrapassa a simples transmissão de conteúdos factuais, buscando capacitar o aluno a entender o tempo histórico, a multiplicidade de perspectivas e a relação entre o passado e o presente.
II.O Ensino por Investigação Histórica coloca o aluno no papel de "historiador", incentivando-o a interpretar fontes primárias e secundárias, analisar documentos, artefatos e mapas, e reconstruir eventos do passado com base em evidências. Esse método desenvolve a habilidade crítica e a autonomia investigativa, permitindo uma compreensão contextualizada e profunda do processo histórico.
III.O Estudo de Caso Histórico consiste na análise detalhada de eventos ou figuras históricas específicas, o que permite aos alunos um entendimento mais profundo sobre determinados contextos e as variáveis sociais, econômicas e políticas envolvidas.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
Alternativas
Q3136873 Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define dez competências gerais para a Educação Básica e competências específicas para cada componente curricular, incluindo História. No ensino de História, as competências visam, EXCETO:
Alternativas
Q3136878 Pedagogia
A chamada "Escola dos Annales", fundada por Marc Bloch e Lucien Febvre, revolucionou a historiografia no século XX. Em relação a essa escola historiográfica, qual das afirmações a seguir melhor reflete um dos conceitos fundamentais propostos pelos Annales? 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B