Questões de Concurso Público Prefeitura de Bom Sucesso do Sul - PR 2024 para Agente de Combate às Endemias
Foram encontradas 20 questões
I - O combate ao Aedes aegypti no Brasil foi institucionalizado de forma sistematizada, apenas a partir do século XXI, quando diversas epidemias de febre amarela urbana ocorriam no país, levando à morte milhares de pessoas. II - O Plano de Erradicação do Aedes aegypti incorporou novas práticas e conceitos da erradicação e também princípios do SUS, como a descentralização da política e das ações de controle do vetor para Estados e Municípios. III - Desde a criação do Serviço Nacional de Febre Amarela (SNFA), em 1946, diversos manuais e guias foram produzidos, com instruções para o controle do vetor. IV - Durante décadas, trabalhou-se na perspectiva da erradicação do Aedes aegypti, tendo-se conseguido êxito por duas vezes. Entretanto, falhas na manutenção possibilitaram a ampla dispersão do vetor.
Estão corretas as afirmativas:
( ) Consiste no período de alimentação e crescimento do inseto. ( ) Geralmente dura 2 a 3 semanas. ( ) As larvas possuem apenas dois estágios evolutivos. ( ) A larva do Aedes aegypti é composta de cabeça, tórax e abdômen.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de cima para baixo:
Analise a imagem abaixo:
O número 2 da imagem acima indica o(a):
I - A oviposição se dá mais frequentemente no começo da manhã. II - A fêmea grávida é atraída por recipientes escuros ou sombreados, com superfície áspera, nas quais deposita os ovos. III - É grande a capacidade de dispersão do Aedes aegypti pelo vôo, quando comparada com a de outras espécies. IV - A dispersão do Aedes aegypti a grandes distâncias se dá, geralmente, como resultado do transporte dos ovos e larvas em recipientes.
Estão corretas as afirmativas:
“Colorido geral escuro. É característica a existência de mancha creme na cabeça e dorso. Não tem anéis brancos nas patas. Pica de preferência à tarde, pessoas que estão próximas às habitações, como nas varandas. Raramente é encontrado em repouso dentro de casa, uma vez que, logo após a alimentação, volta a seus esconderijos habituais no meio da vegetação. Faz posturas em poças e alagados ou em outro local onde haja vegetação e água acumulada de chuvas recentes.”
O trecho acima diz respeito ao:
( ) Os vetores da LTA são insetos denominados flebotomíneos, pertencentes à ordem Diptera, família Psychodidae, subfamília Phlebotominae, gênero Lutzomyia, conhecidos popularmente como mosquito. ( ) Há transmissão de pessoa a pessoa. ( ) O período de incubação no homem é em média de 8 meses. ( ) A infecção e a doença não conferem imunidade ao paciente.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de cima para baixo:
I - É uma doença infecciosa febril de início abrupto, cujo espectro clínico pode variar desde um processo inaparente até formas graves. II - Seus reservatórios são animais sinantrópicos domésticos e selvagens. III - A infecção humana resulta da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados. IV - A penetração do microrganismo ocorre através da pele com presença de lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas.
Estão corretas as afirmativas:
( ) É uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. ( ) A doença é causada por um vírus transmitido por mosquitos, e possui dois ciclos de transmissão (urbano e silvestre). ( ) No ciclo silvestre, a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Ae. aegypti) infectados. ( ) No ciclo urbano, os transmissores são mosquitos com hábitos predominantemente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de cima para baixo: