Leia as afirmativas abaixo e marque V para verdadeiro e F p...
( ) É uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. ( ) A doença é causada por um vírus transmitido por mosquitos, e possui dois ciclos de transmissão (urbano e silvestre). ( ) No ciclo silvestre, a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Ae. aegypti) infectados. ( ) No ciclo urbano, os transmissores são mosquitos com hábitos predominantemente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de cima para baixo:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C - V, V, F, F.
Vamos analisar cada uma das afirmativas:
(1) É uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. - Esta afirmativa é verdadeira. A febre amarela é uma doença causada por um vírus do gênero Flavivirus e é, de fato, uma doença febril aguda que pode ser prevenida por vacina. Sua evolução pode ser rápida e, em suas formas mais graves, apresenta alta taxa de letalidade.
(2) A doença é causada por um vírus transmitido por mosquitos, e possui dois ciclos de transmissão (urbano e silvestre). - Esta afirmativa é verdadeira. O vírus da febre amarela é transmitido por mosquitos, e existem dois ciclos epidemiológicos: o ciclo silvestre, primariamente com mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, e o ciclo urbano, que tem o Aedes aegypti como vetor.
(3) No ciclo silvestre, a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Ae. aegypti) infectados. - Esta afirmativa é falsa. No ciclo silvestre, a transmissão ocorre através de mosquitos silvestres, principalmente dos gêneros Haemagogus e Sabethes, e não pelo Aedes aegypti, que é um vetor do ciclo urbano.
(4) No ciclo urbano, os transmissores são mosquitos com hábitos predominantemente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes. - Esta afirmativa é falsa. No ciclo urbano, o principal vetor é o Aedes aegypti, que tem hábitos mais urbanos, e não os mosquitos silvestres Haemagogus e Sabethes.
Compreender a dinâmica da transmissão e os diferentes ciclos da febre amarela é crucial para o controle e prevenção da doença, especialmente em áreas endêmicas e em risco de surto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo