Questões de Concurso Público Prefeitura de Maravilha - SC 2022 para Fisioterapeuta
Foram encontradas 8 questões
( ) FES (Functional Electrical Stimulation): É uma corrente de baixa frequência, bifásica, simétrica ou assimétrica, balanceada, utilizada para protocolos de contração muscular, pois permite determinar o Ton e o Toff.
( ) Corrente Interferencial: Apresenta um fluxo constante e unidirecional da corrente elétrica durante o tempo de terapia.
( ) Corrente contínua: É uma corrente alternada de média frequência, com amplitude modulada em baixa frequência, com uso mais difundido para analgesia.
( ) TENS (Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation): É uma corrente de baixa frequência, alternada ou pulsada bifásica, assimétrica, balanceada.
( ) Corrente Russa: É uma corrente de 2.500Hz, modulada em burst de baixa frequência, alternada, balanceada, simétrica. Duração de burst e intervalo interburst de 10ms.
A sequência correta de cima para baixo é:
Conforme Diretriz Brasileira de Reabilitação Cardiovascular (2020) a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) apresenta uma fisiopatologia complexa e multifatorial, com modificações estruturais e fisiológicas, em particular, nos sistemas vascular (rarefação capilar, aumento da rigidez arterial e da razão parede/diâmetro das arteríolas), renal (diminuição da filtração glomerular, aumento da renina plasmática e da reabsorção de sódio e água) e neural (aumento da atividade simpática e de quimiorreceptores, diminuição da atividade parassimpática e da sensibilidade barorreflexa). Considerando a fisiopatologia da HAS, leia atentamente as assertivas abaixo sobre os efeitos terapêuticos na reestruturação fisiológica desses sistemas com a prática regular de exercícios físicos:
I. Redução do estresse oxidativo e da inflamação, correção da disfunção barorreflexa, diminuição da
atividade simpática, reversão do remodelamento hipertrófico arteriolar em tecidos exercitados e
redução da resistência vascular periférica, com consequente diminuição da Pressão Arterial (PA) e
controle dos níveis pressóricos.
II. O treinamento aeróbico promove adaptações vasculares nas artérias de condutância (com diminuição da rigidez arterial e melhora da função endotelial), nas arteríolas (pela diminuição da razão parede/luz do vaso) e nos capilares, estimulando a angiogênese.
III. Os exercícios físicos aeróbicos são os mais bem estudados e com maiores evidências de benefícios na redução pressórica em hipertensos, com redução na média da pressão sistólica e da pressão diastólica, decorrente dos exercícios aeróbicos.
IV. Os exercícios de resistência, que também exercem efeito anti-hipertensivo, agem na preservação ou no aumento de massa muscular, força e potência, fatores que diminuem a intensidade relativa para realização de tarefas do cotidiano.
De acordo com as assertivas acima, os efeitos terapêuticos na reestruturação fisiológica dos
sistemas com a prática regular de exercícios físicos no paciente com HAS estão descritos
corretamente nas assertivas:
Os diagnósticos de lesões no Ligamento Cruzado Anterior (LCA) relacionadas ao esporte podem ser difíceis, e os fisioterapeutas devem considerar muitos fatores ao determinar as melhores opções de tratamento para esses pacientes. A história e o exame físico são essenciais para os diagnósticos precisos dessas lesões. Considerando a avaliação e os sinais clínicos de lesões de LCA, leia atentamente as assertivas abaixo:
I. Os pacientes comumente descrevem a sensação de seu joelho “estalar” ou “afrouxar” quando a tíbia subluxa anteriormente. Outros sinais e sintomas incluem dor, disfunção imediata e instabilidade do joelho envolvido, além de incapacidade de caminhar sem auxílio.
II. Um sinal dessas lesões é a hemartrose aguda (extravasamento de sangue dentro de uma articulação ou cavidade sinovial). Os sinais e sintomas dessa condição (dor, edema e rigidez articular) tornam os exames mais difíceis para os fisioterapeutas.
III. Deve-se lembrar, também, que a dor que o paciente pode estar apresentando, durante o exame pode afetar a precisão dos resultados. Testes manuais comuns para avaliar o LCA incluem, teste de gaveta anterior e o de Lachman.
De acordo com as assertivas acima, sobre as considerações da história, exame físico e os sinais
clínicos de lesões de LCA, estão descritos corretamente nas assertivas:
I. A subfase de apoio médio consiste no suporte do peso do corpo em um único membro inferior. É importante lembrar que o membro deve ser capaz de suportar a carga do peso do corpo. Além disso, é preciso que haja estabilidade lateral do quadril para a manutenção do equilíbrio e que a tíbia do membro inferior de apoio avance sobre o pé imóvel.
II. No apoio terminal, a flexão plantar determina o deslocamento anterior do peso sobre o pé, aumentando, progressivamente, a descarga do peso sobre o hálux. Ao mesmo tempo, o antepé passa da posição de eversão para a de inversão. A contração excêntrica do gastrocnêmio é a responsável pela plantiflexão e pela flexão do joelho.
III. O balanço terminal tem a função de desacelerar o membro inferior, preparando-o para a transferência de peso. Nessa subfase, na marcha sem alterações, é necessário que o músculo quadríceps controle a extensão do joelho e os isquiotibiais controlem a flexão do quadril.
De acordo com as assertivas acima, as fases da marcha estão descritas corretamente nas assertivas: