Questões de Concurso Público Prefeitura de Maravilha - SC 2022 para Professor de Educação Física, Edital nº 2

Foram encontradas 6 questões

Q2024489 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional nº 9.394/96 elenca em seu art. 32 o ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
I. Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
II. A participação nas aulas do ensino fundamental de forma semipresencial, sendo realizado 75% das aulas a distância.
III. A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
IV. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
V. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2024492 Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular apresenta uma articulação entre as competências gerais da Educação Básica e as competências específicas da área de Linguagens. O componente curricular de Educação Física deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas:
I. Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.
II. Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo.
III. Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.
IV. Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.
V. Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2024493 Pedagogia
A avaliação constitui ferramenta fundamental ao trabalho dos profissionais de educação física. Em analogia com outras áreas do conhecimento, a avaliação no campo da educação física caracteriza-se como processo mediante o qual se torna possível reunir informações que venham a auxiliar na identificação de características individuais associadas à prática da atividade física. Definir com que finalidade se realizarão as avaliações é o ponto de partida para as tomadas de decisões nas demais etapas do delineamento. No campo da educação física, os programas de avaliação podem ter propósitos: GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. Manual prático para avaliação em educação física. Barrueri, SP: Manole, 2006.
I. Reunir subsídios para acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem.
II. Permitir a detecção, a seleção e a promoção de talentos para a prática de esportes direcionados ao alto rendimento.
III. Oferecer informações voltadas à prescrição e à orientação da prática de exercícios físicos.
IV. Contribuir na elaboração de diagnóstico direcionado ao acompanhamento do estado de saúde.
V. Alimentar bancos de dados com a finalidade de desenvolver pesquisas de cunho científico.
É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q2024496 Pedagogia
O processo do desenvolvimento motor revela-se, principalmente, por mudanças no comportamento dos movimentos ao longo do tempo. Bebês, crianças, adolescentes e adultos, estão envolvidos durante toda a vida, no processo de aprender como se movimentar com controle e competência em resposta às mudanças enfrentadas no dia a dia em ambiente de constante mutação, sendo observado diferenças desenvolvimentais no comportamento dos movimentos, por meio da observação de mudanças no processo (forma) e no produto (performance). Assim, o movimento observável pode ser agrupado em categorias funcionais de acordo com o seu propósito, ao longo de todas as fases de desenvolvimento motor: GALLAHUE, D. L. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Porto Alegre: AMGH, 2013.
I. Movimentos de locomoção: refere-se a qualquer movimento que aconteça como fator de ganho ou manutenção do equilíbrio da pessoa em relação à força de gravidade.
II. Movimentos de estabilidade: são os movimentos que que envolvem mudança na localização do corpo em relação a um ponto fixo na superfície.
III. Movimentos de manipulação: refere-se tanto a manipulação motora ampla (conferir força a, ou receber força de objetos) quanto à fina (uso intrincado dos músculos da mão e punho).
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2024503 Pedagogia
A Lei nº 13.005/14 que aprova o Plano Nacional de Educação, apresenta em seu art. 5º a execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias:
I. Ministério da Educação – MEC.
II. Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
III. Conselho Nacional de Educação – CNE.
IV. Fórum Nacional de Educação.
V. Conselho Nacional de Saúde – CNS.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2024505 Pedagogia
As concepções pedagógicas têm como objetivo tentar explicar a finalidade da Educação Física no espaço escolar. Assim, ao longo de sua história e maturação epistemológica, a Educação Física, enquanto área de conhecimento, se estruturou a partir de várias linhas ou vertentes de pensamentos. Especificamente nesta vertente a abordagem foi dirigida inicialmente a crianças na faixa etária de 04 a 14 anos, focando principalmente em uma proposta de Educação Física Escolar que favoreça o “desenvolvimento normal do crescimento físico, do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo social na aprendizagem motora”. Assim, a proposta entende sinteticamente que as práticas elaboradas nas aulas devem partir de um grau de complexidade baixo de aquisição motora para um nível mais alto, adequando também ao nível maturacional de cada criança ou adolescente. O texto refere-se a abordagem:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: B
5: C
6: C