Questões de Concurso Público Prefeitura de Paulista - PE 2018 para Cirurgião Dentista - Saúde da Família

Foram encontradas 8 questões

Q1248133 Saúde Pública

Para responder a questão, analise o quadro 1.


Quadro 1. Distribuição de uma doença por nº de óbitos, de casos existentes e nº de habitantes, por distrito sanitário em um Município com 90 Km2 . 2017. 


Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1248134 Saúde Pública

Para responder a questão, analise o quadro 1.


Quadro 1. Distribuição de uma doença por nº de óbitos, de casos existentes e nº de habitantes, por distrito sanitário em um Município com 90 Km2 . 2017. 


Qual dos seguintes indicadores NÃO é possível ser calculado com as informações fornecidas?
Alternativas
Q1248135 Saúde Pública

Sobre as Regiões de Saúde (RS), analise os itens abaixo:


São instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios.

Podem ser instituídas Regiões de Saúde interestaduais, compostas por Municípios limítrofes, por ato conjunto dos respectivos Estados em articulação com os Municípios.

As Regiões de Saúde serão referência para as transferências de recursos entre os entes federativos.

Os entes federativos definirão os seguintes elementos em relação às Regiões de Saúde: seus limites geográficos e a população usuária das ações e serviços.

Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de: atenção primária; urgência e emergência; atenção psicossocial; atenção ambulatorial especializada e hospitalar; e vigilância em saúde.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q1248136 Saúde Pública

Sobre a Política Nacional de Atenção Básica, analise os itens abaixo:


I. Todas as Unidades Básicas de Saúde são consideradas potenciais espaços de educação, formação de recursos humanos, pesquisa, ensino em serviço, inovação e avaliação tecnológica para a Rede de Atenção à Saúde.

II. Recomenda-se que as Unidades Básicas de Saúde tenham seu funcionamento com carga horária mínima de 40 horas/semanais, no mínimo 5 (cinco) dias da semana e nos 12 meses do ano.

III. Existem dois tipos de Equipe de Saúde: Equipe de Saúde da Família (eSF) e Equipe da Atenção Básica (eAB).

IV. O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) constitui uma equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por categorias de profissionais da saúde, complementar às equipes que atuam na Atenção Básica.

V. A Equipe de Saúde Bucal (eSB) é uma modalidade, que pode compor as equipes que atuam na atenção básica, constituída por um cirurgião-dentista e um técnico em saúde bucal e/ou auxiliar de saúde bucal.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q1248137 Saúde Pública

Segundo a Constituição Federal, no artigo 196: “Saúde é direito de todos e dever do estado”. Sobre o dever do estado, pode-se inferir que será garantido mediante políticas que visem


I. à produção e à distribuição de riquezas
II. ao acesso à terra para plantar e para morar
III. ao acesso à educação
IV. ao acesso à cultura
V. ao acesso ao esporte e ao lazer


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q1248139 Saúde Pública
Os Sistemas de Saúde, de um modo geral, seguem o tipo de proteção social adotado no país. O sistema de saúde implantado no Brasil, com a Constituição de 1988, conhecido como SUS, é do seguinte tipo:
Alternativas
Q1259568 Saúde Pública
As reformas do setor saúde, empreendidas nos anos 90, como expressão temática das reformas econômicas liberais com origem no Consenso de Washington, fracassaram

PORQUE

se fixaram em ideias-força, como privatização, separação de funções, novos arranjos organizativos e introdução de mecanismos de competição que não foram capazes de gerar valor para os cidadãos comuns que utilizam os sistemas de atenção à saúde.
Alternativas
Q1259569 Saúde Pública
Existem muitos estudos que dimensionam o custo econômico das condições crônicas em diferentes países. Coeficientes de prevalência de HIV/AIDS de 10 a 15%, que são bastante comuns atualmente, podem se traduzir em uma redução na taxa de crescimento do PIB per capita de até 1% ao ano.

PORQUE

As relações entre condições crônicas e pobreza estão bem estabelecidas e compõem um círculo vicioso. De um lado, a pobreza favorece o aparecimento das doenças crônicas; de outro, as condições crônicas aprofundam a pobreza.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: A
5: A
6: C
7: B
8: B