Questões de Concurso Público Prefeitura de Petrolina - PE 2019 para Professor de Geografia
Foram encontradas 23 questões
Com poética e irreverência, arte urbana dialoga com a cidade Por Isabella de Andrade – Última atualização: 19/12/2016
Criar um espaço de respiro entre o cotidiano caótico das paisagens urbanas e dialogar com a população por meio da criação artística, são esses alguns dos principais objetivos dos artistas de rua. Entre poesias, frases, cores, desenhos e intervenções, esses brasilienses transformam espaços, reinventam objetos e proporcionam a possibilidade de novos pensamentos àqueles que caminham por entre suas criações. A ideia é trazer mais vida ao concreto frio que acompanha o cotidiano de muita gente e possibilitar instantes de afeto e encontro por meio das possibilidades de reconhecimento e reflexão proporcionadas pela arte. Entre rotinas atarefadas e corridas, a arte urbana, democrática e acessível, dialoga e questiona a própria cidade em que se insere (...).
Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2016/12/18/interna_diversao_arte,561597/arte- urbana-e-poesia.shtml>. Acesso em: 08 nov. 2018 (adaptado).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o espaço geográfico, analise as proposições a seguir:
I. A reportagem destaca a ação de artistas de rua que atuam no lócus de um espaço geográfico cujas transformações das sociedades humanas são típicas de paisagens urbanas. II. A observação de elementos da paisagem permite conceber uma interpretação desses espaços. Assim sendo, o texto defende que a arte pode transformar os elementos do espaço urbano artificializado em paisagens naturais. III. O espaço geográfico representa o resultado das atividades humanas ao longo do processo histórico, demonstrando paisagens urbanas frias equatoriais e paisagens naturais quentes polares. IV. As poesias, as frases, as cores, os desenhos são os fatores responsáveis pela delimitação do conceito de ‘Espaço Geográfico’, o que equivale aos conceitos de ‘Lugar’ e ‘Território’. V. A cidade caracteriza-se por rotinas atarefadas, sendo a arte de rua um requisito condicionante para a delimitação de qualquer espaço geográfico.
Está(ão) CORRETA(S)
I – As atividades humanas configuram a organização social, técnica e econômica, o que caracteriza um espaço geográfico resultante das ações antrópicas pretéritas e contemporâneas.
Porque
II – O espaço geográfico é constituído de elementos sociais, econômicos e naturais, que são constantemente transformados pelas atividades humanas.
Assinale a alternativa CORRETA.
Observe o Quadro abaixo:
I – Título
II – Escala
III – Recursos sonoros
IV – Orientação
V – Legenda
VI – Localização do satélite natural
VII – Desenhos ilustrativos
VIII – Links com informações adicionais
IX – Régua
X – Lupa
XI – Globo terrestre
XII – Tipo de projeçãoAssinale a alternativa que contempla os elementos obrigatórios de um mapa:
Observe o trecho da reportagem:
Construções Resistentes a Terremotos?
Por ConstruçãoCivilPET
O terremoto e o tsunami, ocorridos em 11 de março de 2011, no Japão, provocaram danos avaliados em R$ 333 bilhões. O valor corresponde à destruição da infraestrutura, casas e imóveis comerciais do nordeste do Japão, devastado por um terremoto de magnitude 9 e um tsunami que deixaram 23 mil mortos ou desaparecidos.
Graças ao código de construção, um dos melhores do planeta, que, ressaltando a importância do “smart design” e de medidas preventivas, pode ter salvo milhões de vidas.
Sendo considerado o país melhor preparado para um terremoto, ao longo dos anos, o Japão tem investido bilhões de dólares, desenvolvendo novas tecnologias que ajudem seus cidadãos e infraestruturas contra abalos e tsunamis (...).
Disponível em: <https://civilizacaoengenheira.wordpress.com/2017/05/22/construcoes-resistentes-a-terremotos/>.
Acesso em: 08 nov. 2018 (adaptado).
Sobre abalos sísmicos, assinale a alternativa CORRETA.
I. Erosão glacial e eólica II. Erosão marítima e fluvial III. Erosão glacial e tectonismo IV. Vulcanismo e Erosão fluvial V. Tectonismo e vulcanismo
Estão CORRETOS, apenas,
I. Os empregados temporários são trabalhadores contratados para períodos específicos, com caráter sazonal, que trabalham em períodos de colheita. II. Os trabalhadores rurais também possuem direitos trabalhistas assegurados por leis, como férias remuneradas, repouso semanal, 13º salário, dentre outros. III. O trabalhador do campo no Brasil não possui propriedade e desenvolve suas atividades em territórios privados ou do governo. IV. Os posseiros são agricultores que, em consenso com o dono da propriedade, produzem na terra e dividem o lucro de sua produção
Estão INCORRETAS
( ) A desigualdade na estrutura fundiária brasileira tem sido alvo de estudos da Geografia Agrária e apresenta uma discrepância histórica entre a distribuição de terras. ( ) Não existem propriedades do campo no Brasil improdutivas desde o início do século XXI. No passado, tais áreas eram consideradas latifúndios inexplorados. ( ) As propriedades de pequena extensão podem ser classificadas como minifúndio. ( ) Os módulos rurais são áreas fixadas, a fim de atender às necessidades de uma propriedade familiar. ( ) A Lei Federal Nº 4.504/1972, conhecida como ‘Estatuto da Terra’, dispõe sobre os direitos e as obrigações das propriedades rurais.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
I. Países, como China, Japão e Argentina, são exemplos de importantes parceiros comerciais do Brasil. II. Quando o Brasil exporta mais produtos que importa, a balança comercial tende a apresentar comportamento positivo. III. Produtos, como frango, minério de ferro e café, são importantes exemplos de exportação do Brasil. IV. Mesmo sendo um país essencialmente industrial, o Brasil não exporta produtos de maior valor agregado, como carros, navios, aviões ou computadores.
Está CORRETO o que se afirma em
( ) O domínio morfoclimático amazônico é o maior do Brasil, apresentando extensos compartimentos de relevos caracterizados com chapadões e fauna e flora típicos de cerrado. ( ) O domínio morfoclimático de mares de morros localiza-se na porção leste do Brasil. É predominantemente marcado por condições climáticas amenas (subtropical), com vegetação rasteira. ( ) O domínio morfoclimático da caatinga é marcado pelo semiárido devido à taxa de evaporação ultrapassar a de precipitação. Tal fato contribui para o surgimento de vastos campos de solos hidromórficos. ( ) O domínio morfoclimático das araucárias é localizado no extremo Sul do Brasil com importantes ecossistemas, como a Reserva Biológica de São Donato e temperaturas altas durante o inverno.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
Analise as proposições sobre as teorias demográficas:
I. A concepção Malthusiana defendia que, enquanto a população crescia de maneira geométrica, a oferta de alimentos ocorreria em progressão aritmética.
II. A duplicação da população em cinco décadas seria uma consequência da ausência de epidemias e guerras na visão de Malthus.
III. A teoria da transição demográfica defendia que a mitigação dos problemas socioeconômicos de um determinado país poderia reverberar em redução de taxas de natalidade ao longo de suas cinco fases.
IV. A concepção Neomalthusiana aponta o contingente populacional como fator responsável pela abundância de alimentos, elemento que repercute em crítica à teoria.
Está CORRETO o que se afirma em
Observe o trecho da Reportagem:
País perdeu 7,5% de suas florestas entre 2000 e 2016
Por IBGE Notícias – Última atualização: 12/11/2018.
A nova versão do Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil, publicação divulgada hoje pelo IBGE, mostra que o país perdeu 7,5% de sua vegetação florestal em 17 anos. No ano 2000, essa área, equivalente a 4.017.505 km2 , passou para 3.719.801 km2 , em 2016. O estudo mostra também que, de 2014 a 2016, mais de 62 mil km2 do território nacional sofreram algum tipo de alteração. Nesse mesmo período, houve redução das áreas de vegetação natural e expansão das áreas agrícolas e da silvicultura, porém em um ritmo mais lento que o verificado em levantamentos anteriores.
As novas áreas de pastagem se concentram principalmente nas bordas do bioma amazônico. Já a expansão da área agrícola aconteceu no sudeste de Rondônia, na região de Paragominas (PA), no eixo entre os municípios de Campo Grande - MS e Cassilândia - MS, e na região da campanha gaúcha - RS (...).
Disponível em:< https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/22977-pais-perdeu-7-5-de
suas-florestas-entre-2000-e-2016> Acesso: 07 nov. 2018.