Questões de Concurso Público Prefeitura de Bom Conselho - PE 2022 para Professor de História
Foram encontradas 15 questões
(O FINGIR HISTORIOGRÁFICO: A ESCRITA DA HISTÓRIA ENTRE A CIÊNCIA E A FICÇÃO – GOMES, Warley Alves.)
Destes teóricos relacionados abaixo, qual deles NÃO considera a história uma ciência, mas sim um ramo da literatura?
Uma das características dos fundadores dos “Quaderni Storici” é a ampla defesa feita sobre a cientificidade da história produzida dentro das universidades.
Qual dos historiadores abaixo representa o grupo de italianos idealizadores da empreitada microhistoriográfica?
(FONTES HISTÓRICAS: UMA INTRODUÇÃO À SUA DEFINIÇÃO, À SUA FUNÇÃO NO TRABALHO DO HISTORIADOR, E À SUA VARIEDADE DE TIPOS. p. BARROS, José D´Assunção).
Qual movimento surgiu na primeira metade do século XX e transformou profundamente o estatuto de fonte histórica, até então adotado pelos historiadores?
Tomando como base a periodização tradicional da história, sobre a arte chamada de pré-histórica, analise as afirmativas abaixo:
I. A periodização tradicional da história e a lógica seguida pelos historiadores da arte, baseada numa perspectiva eurocêntrica, toma por “pré-histórico” ou “primitivo” um conjunto extenso de tradições artísticas, ao redor do mundo, a partir de critérios homogeneizantes.
II. As quase que idênticas figuras rupestres que aparecem, por exemplo, no Vale do Catimbau em Buíque e as da Caverna de Lascaux na França, são demonstrações evidentes de como os seres humanos possuem semelhanças culturais, traço que reforça o caráter natural da cultura.
III. É possível sustentar que as figuras rupestres que aparecem ao redor do planeta refletem a essência da história humana, formando, assim, um conjunto dotado de coesão interna, o que justificaria, desse modo, suas características homogêneas.
Está CORRETO o que se afirma, apenas, em
(https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/na-antiguidade-o-culto-um-so-deus-era-impopular.phtml).
Sobre o monoteísmo, assinale a alternativa CORRETA.
Em relação a esse período da história, analise as afirmativas abaixo:
I Apesar de as universidades terem incorporado em suas discussões novos paradigmas aos estudos históricos, possibilitando a ampliação de novos problemas, métodos e incorporação de vestígios até então não percebidos como fontes, o reflexo dessas mudanças em sala de aula foi sentido com menos intensidade.
II. O conceito de Antiguidade Clássica, durante muito tempo visto com ressalvas e hoje já incorporado sem ressalvas como conceito histórico, não permite que a docente problematize-o em relação a outras sociedades e culturas.
III. Adotar recursos didáticos como filme, é de suma importância para facilitar o processo ensino-aprendizagem. Todavia, a utilização desse material sem os devidos cuidados com procedimentos teórico-metodológicos pode estimular a disseminação de um passado acrítico e hegemônico diante do passado.
Está CORRETO o que se afirma em
“Como é sabido, e já discutido com alguma insistência, o Renascimento do século XV criara a própria ideia de Idade Média, assim como sua terminologia. Considerada uma idade intermediária, um ínterim entre duas épocas “verdadeiramente dignas de existência e temporalidade”, ou ainda, a Antiguidade Clássica e o alvorecer da modernidade, tal valoração se daria sobretudo em função de um olhar fundamentalmente político-ideológico, representado pela burguesia politicamente ascendente e pelos humanistas filhos das cidades e das universidades geralmente sob o patrocínio daquela.”
Sobre a Europa Medieval, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre as consequências deste período, analise as afirmativas abaixo:
I. A Declaração dos Direitos da Cidadã, escrita por Olympe Gouges em 1891, como resposta à Declaração dos Direitos dos Homens e do Cidadão, que em seu universalismo excluía as mulheres.
II. Fim dos privilégios da nobreza e do clero. O objetivo de primeira hora dos revolucionários franceses foi conquistado fazendo com que o peso que recaía sobre as outras camadas da população fosse suavizado.
III. Os ventos que sopraram pela França levaram mudanças para vários outros países europeus, fazendo com que as monarquias absolutas fossem contestadas.
Está CORRETO o que se afirma em
Analise a charge abaixo:
Assinale a alternativa que indica o momento da história que a charge expressa.
(https://www.cedem.unesp.br/#!/primeira-grande-guerra/primeira-grande-guerra182/)
Assinale a alternativa que indica as causas desse conflito.
(PEREIRA, Nilton. PAIM, Elison. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Unochapecó).
O fragmento acima se refere a uma abordagem teórica do ensino da história. Assinale a alternativa que a representa.
(https://bdor.sibi.ufrj.br/bitstream/doc/386/1/339%20PDF%20-%20OCR%20-%20RED.pdf)
Assinale a alternativa CORRETA no que diz respeito à Constituição de 1824.
(Conferência pronunciada por Adison Carneiro no CEAO, em 1971)
Assinale a alternativa que indica a Lei Emancipacionista à qual o trecho se refere.
Analise a charge abaixo:
Sobre a charge, assinale a alternativa CORRETA.
(https://brasilescola.uol.com.br/historiab/rebelioes-na-republica-velha.htm)
Em relação às revoltas que eclodiram nas primeiras décadas do Brasil Republicano, assinale alternativa CORRETA.