"Os artistas primitivos", escreve um autor, "partem de conce...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1943465 História
"Os artistas primitivos", escreve um autor, "partem de concepções religiosas, míticas. Estes artistas anônimos sentem que são um elo numa cadeia interminável de gerações". Escreve outro: "Em cada região do vasto mundo primitivo, os estilos de arte tradicional eram perpetuados e fixados pelo conservadorismo do grupo. que mantinha a tradição de aprendizagem. A premissa básica deste sistema era que o aprendiz fosse ensinado a seguir os ideais seculares de representação e expressão próprios de sua vila ou tribo". "Segundo o eminente historiador da arte H. W. Janson, "arte primitiva" é a arte produzida no contexto de "um modo de vida que passou pela Revolução Neolítica mas que não dá sinais de evoluir na direção das civilizações históricas.” O fragmento retirado acima do artigo “Arte dos povos sem História”, do professor Sally Price, é uma crítica às percepções tradicionais sobre a história da arte.
Tomando como base a periodização tradicional da história, sobre a arte chamada de pré-histórica, analise as afirmativas abaixo:
I. A periodização tradicional da história e a lógica seguida pelos historiadores da arte, baseada numa perspectiva eurocêntrica, toma por “pré-histórico” ou “primitivo” um conjunto extenso de tradições artísticas, ao redor do mundo, a partir de critérios homogeneizantes.
II. As quase que idênticas figuras rupestres que aparecem, por exemplo, no Vale do Catimbau em Buíque e as da Caverna de Lascaux na França, são demonstrações evidentes de como os seres humanos possuem semelhanças culturais, traço que reforça o caráter natural da cultura.
III. É possível sustentar que as figuras rupestres que aparecem ao redor do planeta refletem a essência da história humana, formando, assim, um conjunto dotado de coesão interna, o que justificaria, desse modo, suas características homogêneas.
Está CORRETO o que se afirma, apenas, em
Alternativas