Questões de Concurso Público SES-PE 2022 para Residência Multiprofissional em Saúde - Enfermagem
Foram encontradas 2 questões
A Resolução da Diretoria Colegiada nº 15, de 15 de março de 2012 objetivou estabelecer os requisitos de boas práticas para o funcionamento dos serviços que realizam o processamento de produtos para a saúde, visando à segurança do paciente e dos profissionais envolvidos.
Em relação ao tema processamento de produtos para a saúde, analise as afirmativas abaixo:
I. O processamento de produtos para saúde, realizado em consultórios odontológicos, consultórios individualizados, unidades de processamento de endoscópios e serviços de terapia renal substitutiva, está incluído no regulamento da RDC nº 15.
II. Os produtos para saúde passíveis de processamento são aqueles que permitem repetidos processos de limpeza, preparo e desinfecção ou esterilização, até que percam a sua eficácia e funcionalidade.
III. Os produtos para saúde semicríticos, utilizados na assistência ventilatória, anestesia e inaloterapia, devem ser submetidos à limpeza e, no mínimo, à desinfecção de nível intermediário ou termodesinfecção, antes da utilização em outro paciente.
IV. O CME Classe I deve possuir, no mínimo, barreira física entre o setor sujo e os setores limpos. V. Em relação aos produtos para saúde cujo lúmen tenha diâmetro interno inferior a cinco milímetros é obrigatório que a fase automatizada da limpeza seja feita em lavadora ultrassônica com conector para canulados.
Estão CORRETAS apenas
A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2004, demonstrando preocupação com a segurança do paciente, criou a World Alliance for Patient Safety. Os objetivos desse programa, entre outros, é organizar os conceitos e as definições sobre segurança do paciente e propor medidas para reduzir os riscos e mitigar os eventos adversos. Alguns conceitos-chave da Classificação Internacional de Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde são:
I. Segurança do paciente: Reduzir a zero o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.
II. Dano: Comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo-se doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção, podendo, assim, ser físico, social ou psicológico.
III. Risco: Probabilidade de ocorrer um incidente.
IV. Near miss: Incidente que não atingiu o paciente.
V. Evento Adverso: Incidente que resulta em dano ao paciente.
Estão CORRETAS