Questões de Concurso Público Prefeitura de Abreu e Lima - PE 2023 para Médico Infectologista
Foram encontradas 30 questões
I. Doença de Creutzfeldt-Jakob
II. Toxoplasmose congênita III. Violência doméstica IV. Leptospirose V. Óbito infantil
Assinale a alternativa em que são consideradas as doenças e agravos de notificação SEMANAL.
I. Filariose
II. Tuberculose
III. Esquistossomose
IV. Ascaridíase V. Tracoma
Assinale a alternativa em que são consideradas as doenças negligenciadas no Estado de Pernambuco.
I. Universalidade
II. Integralidade III. Equidade IV. Precaução V. Seguridade social
Assinale a alternativa em que são considerados os princípios e diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
Assinale a alternativa que corresponde a um princípio da PNH.
I. Possui duas fases evolutivas: fase precoce (fase leptospirêmica) e fase tardia (fase imune).
II. A icterícia rubínica é um sinal característico e geralmente aparece entre o 3º e o 7º dia da doença. III. Tem como agente etiológico a Bactéria helicoidal (espiroqueta) aeróbica obrigatória do gênero Leptospira. IV. Tem período de incubação de 1 a 30 dias (em média, de 5 e 14 dias). V. É doença de notificação compulsória no Brasil.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. A S.Typhi pode provocar infecção oligossintomática ou aguda, com manifestação de febre, cefaleia, mal-estar, dor abdominal e hepatoesplenomegalia. II. O diagnóstico pode ser estabelecido por meio de sorologia a partir da segunda semana do início dos sintomas. III. As medidas de prevenção da infecção incluem o congelamento de alimentos, vacinação da população sem saneamento básico e tratamento da água.
IV. Devido à elevada taxa de resistência observada no Brasil, a opção de tratamento oral está cada vez mais escassa, sendo a antibioticoterapia injetável com cefalosporina de quarta geração a melhor opção atualmente.
Está CORRETO o que se afirma em
Uma senhora de 83 anos, acamada previamente por quadro demencial e AVC há 3 anos, dá entrada na emergência com história de crise convulsiva e rebaixamento do nível de consciência há 40 minutos. Segundo a cuidadora, a paciente estava bem, alimentando-se com ajuda e sem queixas, até apresentar a crise convulsiva. Ao exame, apresentava-se letárgica, com leve taquipneia, sem obedecer a comandos, sialorreica e com roncos na ausculta respiratória. Escala de Coma de Glasgow de 8 pontos. Saturação de oxigênio de 86% e frequência respiratória de 28ipm. PA: 170 x 100 mmHg e FC: 116bpm. Foi instalado oxigênio, analgesia com dipirona e hidratação venosa. Coletou exames que mostraram 16.800 Leucócitos (89% de segmentados; 10%LT e 01 Mon); Hb: 12,2g/dl; ureia: 32 mg/dl; Creatinina: 1,4 mg/dl; PCR<0,5 mg/dl; Sódio: 130 mEq/L; potássio: 3,4 mEq/L. Sumário de urina coletado na emergência mostrou várias bactérias móveis e leveduras, 18 piócitos por campo, 20 hemácias, nitrito negativo, pH: 5,9; densidade: 1021.
Diante deste caso é CORRETO afirmar que