Questões de Concurso Público Prefeitura de Olinda - PE 2024 para Médico Geriatra

Foram encontradas 4 questões

Q3083663 Medicina
Uma idosa de 92 anos de idade, com diagnóstico de demência por doença de Alzheimer e já em uso de donepezila 10 mg por dia há 3 anos, é trazida para uma consulta porque vem apresentando muita agitação que geralmente piora por volta das 16 ou 17 h, e esse quadro já vem perdurando por 2 meses. Nesses episódios de agitação, a paciente passa a perambular e perguntar quando irá para a sua casa. Demonstra também irritabilidade quando os familiares tentam acalmá-la dizendo que ela já está na sua casa. A paciente questiona onde está sua mãe e repete várias vezes a pergunta, mesmo quando a cuidadora explica que sua mãe falecera há muitos anos. Essa tem sido a única queixa da cuidadora e dos familiares. Fora isso, referem que a paciente tem bom apetite, que, às vezes, o sono fica ruim nos dias que ela está mais agitada, mas, na maioria das vezes, o sono está preservado, sem outras intercorrências. Assinale a alternativa mais provável, que melhor descreve esse quadro da paciente, assim como a melhor opção de tratamento.
Alternativas
Q3083666 Medicina
Em relação aos chamados muito idosos (oldest old) portadores de multimorbidades crônicas e frágeis, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
Alternativas
Q3083673 Medicina
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, sendo mais prevalente em determinadas populações de risco, incluindo idosos. No idoso, a apresentação clínica da tuberculose pode ser diferente da observada em adultos mais jovens, com maior frequência de manifestações atípicas.
Qual das opções abaixo descreve uma manifestação atípica da tuberculose no idoso? 
Alternativas
Q3083686 Medicina
Um paciente de 88 anos chega ao Pronto Socorro desidratado, hipotenso, trazido pela ambulância do SAMU após ter sido intubado pela equipe de saúde em seu domicílio. Após uma breve coleta de informações com equipe do SAMU, constata-se que o paciente já era totalmente dependente para autocuidado, disfágico, frágil, déficit cognitivo severo, restrito ao leito em síndrome de imobilidade. Nos últimos 3 dias, já não apresentava nenhum grau de comunicação com familiares, recusa alimentar severa e nas últimas 24 horas vinha apresentando dificuldade respiratória e estertoração. Diante do quadro apresentado, com base em uma abordagem multidisciplinar em cuidados paliativos, assinale a alternativa que indica a melhor conduta a ser tomada nesse caso. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: D