Questões de Concurso Público Prefeitura de Suzano - SP 2015 para Diretor de Escola

Foram encontradas 26 questões

Q510711 Pedagogia
Em uma roda de conversas, alguns professores que atuam numa escola municipal de Suzano conversam sobre a volta às aulas, sobre suas turmas, seus alunos... . Uma professora comenta com seus colegas que em sua turma existem alunos com deficiência e a conversa passa a ser em torno da questão: integração ou inclusão escolar, [...] o que pratica a escola? A professora discorre acertadamente que muitos utilizam os termos integração e inclusão escolar com o mesmo significado, mas expressam situações de inserção diferentes, pois se fundamentam em posicionamentos teórico-metodológicos divergentes. Continua sua explicação, apoiando sua argumentação em Mantoan (2003), afirmando corretamente que a inclusão escolar
Alternativas
Q510712 Pedagogia
Na ótica da inclusão não se pode deixar de considerar a riqueza da experiência com a diversidade e o papel do professor no sentido de considerar que as diferenças são constantemente feitas e refeitas. Nesse sentido, Teresa Rego (In: Aquino, 1998) afirma que “a visão do educador acerca da origem das características individuais interfere na sua atuação prática, ou, ao menos, influencia sua maneira de compreender e explicar as relações entre o ensino e aprendizagem".

Para a autora, as características individuais
Alternativas
Q510713 Pedagogia
Segundo Luckesi (2002), “a avaliação da aprendizagem existe propriamente para garantir a qualidade da aprendizagem do aluno. Ela tem a função de possibilitar uma qualificação da aprendizagem, do educando”. Para o autor, em relação aos elementos constitutivos de um processo de avaliação, devem ser consideradas três variáveis significativas. São elas:
Alternativas
Q510714 Pedagogia
Ainda permanece em nosso sistema educacional a ideia de que a escola faz a sua parte e não tem nada a ver com a forma como os alunos resolvem suas dificuldades. É necessário se ter clareza de que ensinar e aprender são processos diferentes que envolvem sujeitos diferentes e que, por esta razão, supõem também métodos diferentes. Nesse sentido, segundo Telma Weisz (2009), é correto afirmar que ao montar uma situação de avaliação, o professor precisa ter clareza sobre
Alternativas
Q510715 Pedagogia
Cada vez mais se reconhece que a qualidade da educação está fundamentada na competência de seus profissionais em oferecer experiências educacionais formativas, capazes de desenvolver a cidadania promovendo o desenvolvimento de conhecimentos, de habilidades e de atitudes necessários para se viver em uma sociedade cada vez mais globalizada. Assim, segundo Ferreira (2000), os pressupostos fundamentais para o desenvolvimento da cidadania na escola passam pela “gestão democrática, a construção coletiva do projeto político-pedagógico e autonomia da escola". Acerca da gestão democrática da escola, conforme Ferreira, é correto afirmar que é aquela na qual os
Alternativas
Q510716 Pedagogia
Quando analisamos a falta de participação no âmbito da escola, surgem alguns questionamentos sobre os aspectos políticos, históricos, econômicos e sociais dessa possível não participação, pois a autonomia necessária à escola não está dada, está por ser construída. A fundamentação e a contextualização da intencionalidade e dos fins da escola apresentam-se
Alternativas
Q510717 Pedagogia
Coll e Monereo (2010) fazem um estudo sobre o impacto das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na educação formal e escolar a partir de uma revisão dos estudos sobre a incorporação dessas tecnologias na educação e de seus efeitos sobre as práticas educacionais e os processos de ensino e aprendizagem.

Na perspectiva dessas considerações, segundo os autores, avalie as seguintes asserções:

I. São os contextos de uso das TIC que acabam determinando seu maior ou menor impacto nas práticas educacionais e sua maior ou menor capacidade para transformar o ensino e melhorar a aprendizagem.

PORTANTO

II. O potencial educacional das TIC, como ferramentas para pensar, sentir e agir sozinhos e com outros, está em sua natureza de tecnologias “para” a informação e a comunicação e na introdução de um novo sistema simbólico para manejar a informação.

A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q510718 Pedagogia
Fundamentalmente, a vitalidade da escola, na promoção de educação de qualidade, centra-se na competência das pessoas que a compõem e realizam o seu fazer pedagógico e em sua determinação em promover ensino de qualidade voltado para a formação e aprendizagem dos alunos. Assim, a constituição da escola em uma organização de aprendizagem demanda efetiva e clara liderança do diretor escolar, que deve levar em consideração diversos aspectos da gestão de pessoas, dentre eles, a motivação. Acerca da motivação, é correto afirmar:
Alternativas
Q510719 Pedagogia
Todas as pessoas têm a capacidade de se comunicar, de forma consciente ou não, verbal ou não verbal. Entretanto, a qualidade da mensagem transmitida e a compreensão de seu conteúdo muitas vezes deixam a desejar, comprometendo fortemente as relações interpessoais e os resultados nas organizações escolares. Nesse sentido, avalie as seguintes asserções:

I. As reuniões de trabalho são um dos instrumentos chave de uma gestão eficaz, se forem corretamente planejadas e conduzidas, e utilizadas com habilidade pelo gestor.

PORTANTO

II. As reuniões são locais onde os colaboradores sentem-se engajados, têm consciência de pertencer à equipe escolar, pois a reunião é o espaço no qual se cria e fortalece uma equipe: um grupo de pessoas que se conhecem e juntam esforços com o fim de atingir um ou mais objetivos comuns.

A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q510720 Pedagogia
Os conflitos são uma parte normal do dia a dia de qualquer organização e podem ser utilizados de forma legítima para provocar mudanças que sejam necessárias. Entretanto, a gestão de conflitos é uma das tarefas mais árduas para o gestor, pois na organização escolar convivem pessoas com diferentes valores e interesses, onde podem ocorrer desavenças entre pessoas e colegas de equipe, rivalidades, briga pelo poder, intriga etc. Assim, um dos caminhos mais eficaz para a resolução dos conflitos consiste em o gestor.
Alternativas
Q510721 Pedagogia
A educação e a sua gestão no Brasil se desenvolvem em um processo lento, ambíguo e contraditório. As escolas da mesma forma que outras instituições precisam se adaptar à nova forma de administrar, adotar, como premissa básica, a mudança na forma de um processo de transformação contínua por meio do planejamento.

Na perspectiva das considerações elencadas, avalie as seguintes asserções:

I. O planejamento é um ato isolado que tem como propósito o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas e diz respeito às decisões futuras a serem tomadas a partir do seu exame de impacto no presente, consubstanciado em um projeto.

   PORTANTO

II. Projeto educacional é um empreendimento de duração finita, com objetivos claramente definidos na solução de problemas, oportunidades, necessidades, desafios ou interesses de um sistema educacional, de um educador ou grupo de educadores, com a finalidade de planejar, coordenar e executar ações voltadas para melhoria de processos educativos e de formação humana, em seus diferentes níveis e contextos.

A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q510722 Pedagogia
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva considera que a educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Nesse sentido, dentre os objetivos previstos na referida política, encontra-se promover
Alternativas
Q510723 Pedagogia
A acessibilidade é o grande desafio para as pessoas portadoras de deficiência em todo o país. Apesar de existir uma Lei Federal (Lei No 10.098/94) que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, a efetivação dos direitos dessa parcela da população ainda não ocorre.
Na tabela, estão elencados na primeira coluna alguns termos definidos na Lei No 10.098/94 e na segunda, a sua  respectiva definição.
1. Acessibilidade 
2. Barreiras 
3. Mobiliário  4. Ajuda técnica 
 A. O conjunto de objetos existentes nas vias e espaços públicos, superpostos ou adicionados aos elementos da urbanização ou  da edificação.  B. Qualquer elemento que facilite a autonomia pessoal ou possibilite o acesso e o uso de meio físico. C. Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação. D. Qualquer entrave ou obstáculo que limite ou impeça o acesso, a liberdade de movimento e a circulação com segurança das pessoas.
A correta associação entre as duas colunas é a definida por:
Alternativas
Q510724 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação assegura o serviço de apoio especializado, ou atendimento educacional especializado, às pessoas portadoras de deficiência, sempre que for necessário para atender as suas necessidades. Nesta direção, a Resolução CNE/CEB N o 4/09 instituiu as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Em relação ao AEE, é correto afirmar que
Alternativas
Q510725 Pedagogia
Ao fixar as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, por meio da Resolução CNE/CEB N o 7/10, o Conselho Nacional de Educação deixa claro qual é seu entendimento sobre currículo. Nesse sentido, o CNE afirma que o currículo do Ensino Fundamental é constituído
Alternativas
Q510726 Pedagogia
O Conselho Nacional de Educação ao propor as diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental de nove anos, Parecer CNE/CEB N o 11/10, afirma que “o currículo do Ensino Fundamental tem uma base nacional comum, complementada em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar por uma parte diversificada”. Dentre os componentes curriculares definidos, estabelece ainda que
Alternativas
Q510727 Pedagogia
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Resolução CNE/CEB N o 05/10, estabelece que “a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças”. A respeito da avaliação, que deverá fazer parte da proposta pedagógica da escola, determina que as instituições devem
Alternativas
Q510728 Pedagogia
O atendimento na Educação Infantil em creche e pré--escola é definido na Constituição Federal de 1988 como dever do Estado em relação à educação, oferecido em regime de colaboração e organizado em sistemas de ensino da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O Parecer CNE/CEB No 20/2009 define que as instituições de educação infantil são estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças, portanto devem seguir algumas diretrizes em sua organização, dentre elas:
Alternativas
Q510729 Pedagogia
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Resolução CNE/CEB N o 04/2010, “a concepção de educação deve orientar a institucionalização do regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, no contexto da estrutura federativa brasileira, em que convivem sistemas educacionais autônomos, para assegurar efetividade ao projeto da educação nacional, vencer a fragmentação das políticas públicas e superar a desarticulação institucional”. Nesse sentido, as Diretrizes Curriculares Nacionais são um conjunto de
Alternativas
Q510730 Pedagogia
Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais, em especial do gestor. O Conselho Nacional de Educação, ao se manifestar sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, por meio do Parecer CNE/CEB N o07/2010, afirma que “Cuidar e educar significa compreender que o direito à educação parte do princípio da formação da pessoa em sua essência humana. Trata-se de considerar o cuidado no sentido profundo do que seja acolhimento de todos”. Tendo como base tais afirmações, segundo o Parecer CNE/CEB N o 07/2010, avalie as seguintes asserções:

Tendo como base tais afirmações, segundo o Parecer CNE/CEB N o 07/2010, avalie as seguintes asserções:

I. A relação entre cuidar e educar se concebe mediante internalização consciente de eixos norteadores, que remetem à experiência fundamental do valor, que influencia significativamente a definição da conduta, no percurso cotidiano escolar.

PORTANTO

II. Trata-se de um valor pragmático e utilitário de educação, um valor extrínseco àquilo que deve caracterizar o comportamento de seres humanos, que respeitam a si mesmos, aos outros, à circunstância social e ao ecossistema.

A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: E
5: C
6: A
7: C
8: E
9: A
10: B
11: D
12: C
13: B
14: E
15: A
16: B
17: A
18: E
19: D
20: C