Questões de Concurso Público Prefeitura de Serrana - SP 2018 para Médico Psiquiatra

Foram encontradas 29 questões

Q1047639 Psiquiatria
Na História da Psiquiatria, a introdução de conceitos como autismo e ambivalência, alteração das associações de ideias e a descrição da personalidade esquizoide podem ser atribuídas a
Alternativas
Q1047640 Psiquiatria
Sobre a diferenciação entre forma e conteúdo em psicopatologia, é correto afirmar que
Alternativas
Q1047641 Psiquiatria
O uso prolongado do carbonato de lítio, mesmo em níveis terapêuticos, pode provocar efeitos tóxicos. Assinale a alternativa que contém exames complementares que devem ser realizados para a monitorização dos efeitos adversos do lítio.
Alternativas
Q1047642 Psiquiatria
. Em relação à epidemiologia dos transtornos psiquiátricos, é correto afirmar que
Alternativas
Q1047643 Psiquiatria
Uma mulher de 78 anos, portadora de doença de Alzheimer, em uso de rivastigmina 9 mg/dia há 3 anos, foi levada à consulta pela filha. Há 4 dias, a paciente estava mais agitada, não estava reconhecendo seu quarto na clínica de repouso onde morava há 2 anos e passou a ter dificuldade para iniciar o sono. A paciente relatou que não dormia, pois “a cama estava infestada de aranhas”. Os cuidadores informaram que a paciente cochilava durante o dia e não dormia à noite. Além disso, estava mais repetitiva e com maior dificuldade para reter fatos novos nos últimos 3 dias. Há 7 dias, a paciente estava com uma tosse seca e febre baixa. Ao exame físico, a paciente encontrava-se descorada, com frequência respiratória de 24 movimentos por minuto, frequência cardíaca de 96 batimentos por minuto e temperatura de 37,8°C.
A conduta correta é
Alternativas
Q1047644 Psiquiatria
Um homem de 36 anos foi à consulta, segundo ele porque “a cervejinha do final de semana passou para a semana inteira”. O paciente relatou que a esposa estava se queixando dos hábitos dele em relação ao álcool: “tudo começou a ser motivo: um dia era o jogo de futebol, outro dia era uma notícia ruim do trabalho; e eu também me convenci que extrapolei”. Ele relatou que soube, por meio de um amigo, da existência de uma medicação que provocava um mal-estar no corpo se a pessoa ingerisse bebida alcoólica: “tenho certeza que essa medicação seria o suficiente para eu não procurar a bebida, pois não quero beber e ficar passando mal; aí eu não bebo”.
Considerando o tratamento da dependência de álcool, a medicação descrita no caso clínico é
Alternativas
Q1047645 Psiquiatria
Um rapaz de 19 anos foi à consulta acompanhado pela mãe que notou uma mudança no comportamento do filho desde que ele entrou na faculdade, há 6 meses. Ela percebeu que, quando ele voltava da faculdade, estava mais falante e, às vezes, ria sem motivo aparente. Além disso, estava comendo mais do que o habitual, principalmente à noite. A mãe decidiu marcar uma consulta, pois “quando vi aquele olho vermelho, desconfiei que ele estivesse envolvido com o uso de alguma droga”.
A hipótese diagnóstica para o caso clínico descrito é
Alternativas
Q1047646 Psiquiatria
O quadro clínico da intoxicação por cocaína caracteriza-se por
Alternativas
Q1047647 Psiquiatria
Assinale a alternativa correta sobre o transtorno delirante.
Alternativas
Q1047648 Psiquiatria

Uma mulher de 40 anos foi à consulta devido à persistência de alucinações auditivas: “sou atormentada por vozes que gritam comigo e mandam-me agredir os meus pais”. Os sintomas tiveram início há 8 meses. Desde então, começou o uso de risperidona, cuja dose foi ajustada até 6 mg/dia, e foi a única medicação usada. A paciente informou que, devido aos sintomas, tem apresentado dificuldade para dormir. Além disso, perdeu peso, pois “desconfio que a comida possa me fazer mal e sinto um intenso mal-estar enquanto engulo o alimento”.

Considerando o caso clínico descrito, a conduta correta é trocar a risperidona por

Alternativas
Q1047649 Psiquiatria
Em relação à psicopatologia da esquizofrenia, é correto afirmar que o comprometimento cognitivo
Alternativas
Q1047650 Psiquiatria
Assinale a alternativa que contém uma característica sugestiva de bipolaridade na depressão.
Alternativas
Q1047651 Psiquiatria
Uma moça de 23 anos foi à consulta acompanhada pelos pais, que perceberam que ela estava muito “elétrica” no último mês. A mãe informou que a filha sempre foi muito ativa, mas estranhou a intensidade do envolvimento dela com assuntos da faculdade: começou a divulgar opiniões extremadas em redes sociais, estava muito engajada em discussões sobre possíveis mudanças na organização do curso e se envolveu em uma briga com agressão física contra um colega opositor às ideias dela. O pai relatou que não reconhecia a filha: “há 3 semanas, ela passou a gritar para falar sobre qualquer assunto; ficava andando freneticamente enquanto falava ao telefone com colegas que aparentemente apoiavam as ideias dela; pouco dormia e se esquecia de comer”. A paciente interrompeu e disse: “é isso o que você está vendo, são só críticas em casa; o que me motiva é algo maior, é fazer o bem para aqueles alunos que não são representados; a minha missão é reconstruir os valores daquela faculdade que está contaminada por vícios”. Ao exame psíquico, a paciente estava com a camisa mal abotoada (como se tivesse se vestido às pressas), com o cabelo desgrenhado, balança as pernas e gesticulava muito enquanto falava, às vezes, se perdia ao longo do discurso, falava em tom de voz alto, apresentava o humor ora irritado, ora exaltado, mas sem alteração de sensopercepção.
Considerando o quadro clínico descrito, o tratamento de primeira linha é introduzir
Alternativas
Q1047652 Psiquiatria
Em relação às características clínicas que diferenciam a depressão da demência na população idosa, é correto afirmar que a depressão
Alternativas
Q1047653 Psiquiatria
Em relação às interações medicamentosas com os estabilizadores de humor, é correto afirmar que
Alternativas
Q1047654 Psiquiatria
Sobre o tratamento farmacológico do transtorno de pânico, é correto afirmar que
Alternativas
Q1047655 Psiquiatria
Em relação à técnica de exposição, utilizada na abordagem cognitivo-comportamental do transtorno de ansiedade social, é correto afirmar que
Alternativas
Q1047656 Psiquiatria
Um homem de 46 anos foi à consulta, pois não conseguia dormir havia 10 dias. O paciente informou que era motorista de ambulância e que já havia presenciado muitas situações difíceis, mas nada que se comparou à remoção mais recente. Havia 14 dias, o paciente e a equipe de resgate receberam o chamado de um acidente automobilístico envolvendo uma perua de transporte escolar. Ao chegar ao local, viu várias crianças gravemente feridas. Durante o transporte de uma delas, referiu que sentia “o coração batendo muito rápido e um medo de não chegar a tempo ao hospital”. De fato, a criança faleceu dentro da ambulância. Desde então, ao ouvir o barulho da sirene, era tomado pelo mesmo mal-estar que sentiu naquele dia. Além disso, sentia um distanciamento e um estranhamento em relação à rotina e às pessoas com as quais sempre conviveu. Havia 10 dias que a qualidade de sono estava ruim e acordava com pesadelos. Referiu que, sem provocar, vinham lembranças sobre o ocorrido e não conseguia voltar a dirigir. O paciente negou sintomas semelhantes no passado.
Considerando o caso clínico descrito, a hipótese diagnóstica correta é transtorno de
Alternativas
Q1047657 Psiquiatria
Um rapaz de 26 anos, portador de transtorno obsessivo- -compulsivo, estava em uso de sertralina 200 mg/dia com remissão parcial dos sintomas. Com o objetivo de potencializar o tratamento, foi adicionada a clomipramina. Entretanto, após 10 dias da combinação de sertralina com clomipramina, o paciente desenvolveu a síndrome serotoninérgica.
A síndrome serotoninérgica caracteriza-se por
Alternativas
Q1047658 Psiquiatria
Em relação à hipocondria, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: D
5: C
6: A
7: B
8: D
9: A
10: C
11: B
12: D
13: A
14: C
15: C
16: E
17: B
18: E
19: B
20: D