Questões de Concurso Público Câmara de Serrana - SP 2019 para Analista Legislativo
Foram encontradas 60 questões
Por que temos filhos?
A pergunta do título comporta vários níveis de resposta. No plano biológico, a reprodução é um imperativo, fazendo parte de várias das definições de vida. Mas a biologia é só parte da história. A paternidade também encerra dimensões culturais, econômicas e emocionais.
Inspirado em “Anti-Pluralism”, de William Galston, arrisco algumas reflexões sobre a matéria.
Até o começo do século 19, filhos eram um ativo econômico. Ajudavam desde cedo com o trabalho doméstico, colaborando para o bem-estar da família, e ainda faziam as vezes de plano de aposentadoria para os pais.
Hoje, contudo, crianças ficaram caras. E, para piorar, elas demoram muito até começar a trazer contribuições econômicas. Como observa Galston, no espaço de dois séculos, a criação de filhos deixou de ser um bem privado para tornar-se um bem público.
Embora a paternidade possa trazer recompensas emocionais, do ponto de vista estritamente econômico, ela favorece a sociedade como um todo, enquanto a maior parte dos custos recai sobre os genitores.
E por que crianças beneficiam a sociedade? A crer na análise de economistas como Julian Simon, riqueza são pessoas. Quanto mais gente, melhor, já que são indivíduos que têm ideias (além de consumir produtos) e são as novas ideias que vêm assegurando o brutal aumento de produtividade a que assistimos nos últimos 200 anos.
E isso nos coloca diante de um dos grandes dilemas dos tempos modernos. Para assegurar a sustentabilidade da exploração dos recursos naturais do planeta, precisaríamos estabilizar ou até reduzir a população. Só que fazê-lo é uma espécie de suicídio econômico, já que ficaria muito difícil manter taxas positivas de crescimento, sem as quais instituições como previdência e até democracia representativa podem entrar em colapso.
(Hélio Schwartsman. Folha de S.Paulo. 18.11.2018. Adaptado)
O gráfico a seguir mostra uma projeção para as próximas décadas da população brasileira dividida em dois grupos: economicamente produtivos e economicamente dependentes.
O gráfico a seguir mostra uma projeção para as próximas décadas da população brasileira dividida em dois grupos: economicamente produtivos e economicamente dependentes.
O volume médio de chuva é igual a razão entre o volume total de chuva e o número de dias chuvosos. Considere os gráficos a seguir, que apresentam dados relativos à quantidade de chuva em uma cidade ao longo de um ano.
O primeiro apresenta o número de dias chuvosos para cada trimestre.
Segundo os dados apresentados nos gráficos e considerando o volume total de chuva para cada trimestre, tem-se que o maior volume e o menor volume de chuva foram registrados, respectivamente, no
Tem-se a seguinte planilha, criada no Microsoft Excel 2010, em sua configuração original.
Assinale a alternativa que contém o resultado correto
da função =CONT.SE(C2:C7;"SP") a ser inserida na
célula D8.
Considerando o termo de pesquisa a seguir, feito no site de pesquisas Google, assinale a alternativa com o resultado correto.
Segundo a Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito na seguinte situação: