Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapevi - SP 2019 para Médico - Psiquiatria
Foram encontradas 50 questões
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Auditor Fiscal Tributário
|
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Civil |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Arquiteto |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Estratégia Saúde da Família - ESF |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Dermatologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Ambiental |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista de Gestão de Pessoas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Arquivologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Biblioteconomia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Tecnologia da Informação e Comunicação |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Assistente Social |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista Bucomaxilofacial |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Contador |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Educador Desportivo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Enfermeiro |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro de Tráfego e Trânsito |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Obras |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Elétrico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Posturas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Vigilância Sanitária |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Geral |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Neurológico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fonoaudiólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Ortopédico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Clínico - UBS |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Psiquiatria |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Nutricionista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Veterinário |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Psicólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Terapeuta Ocupacional |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Gestão Pública |
Q984748
Português
Texto associado
Leia o texto para responder à questão.
“Tire suas próprias conclusões”
Essa é a frase que mais tenho ouvido recentemente. Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo
os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.
É preciso saber de tudo e entender de tudo. É preciso
tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém,
e é esse o grande e contraditório imperativo dos nossos tempos. É uma ordem a uma experimentação libertária, e uma
quase contradição do termo. O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver
uma conclusão. Sobre qualquer coisa.
Nas últimas décadas psicanalistas se debruçaram sobre
as mudanças nos arranjos produtivos e sociais de cada
período histórico para compreender e nomear as formas
de sofrimento decorrentes delas. A revolução industrial, a
divisão social do trabalho, a urbanização desenfreada e as
guerras, por exemplo, fizeram explodir o número de sujeitos
impacientes, irritadiços e perturbados com a velocidade das
transformações e suas consequentes perdas de referências
simbólicas.
Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire
suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a
um mal-estar ainda não nomeado.
Afinal, que tipo de sujeito está surgindo de nossa nova
organização social? O que a vida em rede diz sobre as formas
como nos relacionamos com o mundo? Que tipos de valores
surgem dali? E, finalmente, que tipo de sofrimento essa vida
em rede tem causado?
Vou arriscar e sair correndo, já sob o risco de percorrer
um campo que não é meu: estamos vendo surgir o sujeito
preso à ideia da obrigação de ter algo a dizer. Ao longo dos
séculos essa angústia era comum aos chamados formadores
de opinião e artistas, responsáveis por reinterpretar o mundo.
Hoje basta ter um celular com conexão 3G para ser chamado a opinar sobre qualquer coisa. Pensamos estar pensando
mesmo quando estamos apenas terceirizando convicções ao
compartilhar aquilo que não escrevemos.
É uma nova versão de um conflito descrito por Clarice Lispector a respeito da insuficiência da linguagem. Algo
como: “Não só não consigo dizer o que penso como o que
penso passa a ser o que digo”. Se vivesse nas redes que
atribuem a ela frases que jamais disse, o “dizer” e o “pensar”
teriam a interlocução de um outro verbo: “compartilhar”.
(Matheus Pichonelli, Carta Capital. 18.03.2016.
www.cartacapital.com.br. Adaptado)
Na opinião do autor, o mal-estar provado pelos indivíduos
atualmente está relacionado com
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Auditor Fiscal Tributário
|
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Civil |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Arquiteto |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Estratégia Saúde da Família - ESF |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Dermatologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Ambiental |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista de Gestão de Pessoas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Arquivologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Biblioteconomia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Tecnologia da Informação e Comunicação |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Assistente Social |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista Bucomaxilofacial |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Contador |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Educador Desportivo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Enfermeiro |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro de Tráfego e Trânsito |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Obras |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Elétrico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Posturas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Vigilância Sanitária |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Geral |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Neurológico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fonoaudiólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Ortopédico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Clínico - UBS |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Psiquiatria |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Nutricionista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Veterinário |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Psicólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Terapeuta Ocupacional |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Gestão Pública |
Q984749
Português
Texto associado
Leia o texto para responder à questão.
“Tire suas próprias conclusões”
Essa é a frase que mais tenho ouvido recentemente. Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo
os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.
É preciso saber de tudo e entender de tudo. É preciso
tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém,
e é esse o grande e contraditório imperativo dos nossos tempos. É uma ordem a uma experimentação libertária, e uma
quase contradição do termo. O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver
uma conclusão. Sobre qualquer coisa.
Nas últimas décadas psicanalistas se debruçaram sobre
as mudanças nos arranjos produtivos e sociais de cada
período histórico para compreender e nomear as formas
de sofrimento decorrentes delas. A revolução industrial, a
divisão social do trabalho, a urbanização desenfreada e as
guerras, por exemplo, fizeram explodir o número de sujeitos
impacientes, irritadiços e perturbados com a velocidade das
transformações e suas consequentes perdas de referências
simbólicas.
Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire
suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a
um mal-estar ainda não nomeado.
Afinal, que tipo de sujeito está surgindo de nossa nova
organização social? O que a vida em rede diz sobre as formas
como nos relacionamos com o mundo? Que tipos de valores
surgem dali? E, finalmente, que tipo de sofrimento essa vida
em rede tem causado?
Vou arriscar e sair correndo, já sob o risco de percorrer
um campo que não é meu: estamos vendo surgir o sujeito
preso à ideia da obrigação de ter algo a dizer. Ao longo dos
séculos essa angústia era comum aos chamados formadores
de opinião e artistas, responsáveis por reinterpretar o mundo.
Hoje basta ter um celular com conexão 3G para ser chamado a opinar sobre qualquer coisa. Pensamos estar pensando
mesmo quando estamos apenas terceirizando convicções ao
compartilhar aquilo que não escrevemos.
É uma nova versão de um conflito descrito por Clarice Lispector a respeito da insuficiência da linguagem. Algo
como: “Não só não consigo dizer o que penso como o que
penso passa a ser o que digo”. Se vivesse nas redes que
atribuem a ela frases que jamais disse, o “dizer” e o “pensar”
teriam a interlocução de um outro verbo: “compartilhar”.
(Matheus Pichonelli, Carta Capital. 18.03.2016.
www.cartacapital.com.br. Adaptado)
No contexto do segundo parágrafo, a “experimentação
libertária” refere-se
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Auditor Fiscal Tributário
|
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Civil |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Arquiteto |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Estratégia Saúde da Família - ESF |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Dermatologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Ambiental |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista de Gestão de Pessoas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Arquivologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Biblioteconomia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Tecnologia da Informação e Comunicação |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Assistente Social |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista Bucomaxilofacial |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Contador |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Educador Desportivo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Enfermeiro |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro de Tráfego e Trânsito |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Obras |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Elétrico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Posturas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Vigilância Sanitária |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Geral |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Neurológico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fonoaudiólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Ortopédico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Clínico - UBS |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Psiquiatria |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Nutricionista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Veterinário |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Psicólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Terapeuta Ocupacional |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Gestão Pública |
Q984750
Português
Texto associado
Leia o texto para responder à questão.
“Tire suas próprias conclusões”
Essa é a frase que mais tenho ouvido recentemente. Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo
os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.
É preciso saber de tudo e entender de tudo. É preciso
tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém,
e é esse o grande e contraditório imperativo dos nossos tempos. É uma ordem a uma experimentação libertária, e uma
quase contradição do termo. O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver
uma conclusão. Sobre qualquer coisa.
Nas últimas décadas psicanalistas se debruçaram sobre
as mudanças nos arranjos produtivos e sociais de cada
período histórico para compreender e nomear as formas
de sofrimento decorrentes delas. A revolução industrial, a
divisão social do trabalho, a urbanização desenfreada e as
guerras, por exemplo, fizeram explodir o número de sujeitos
impacientes, irritadiços e perturbados com a velocidade das
transformações e suas consequentes perdas de referências
simbólicas.
Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire
suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a
um mal-estar ainda não nomeado.
Afinal, que tipo de sujeito está surgindo de nossa nova
organização social? O que a vida em rede diz sobre as formas
como nos relacionamos com o mundo? Que tipos de valores
surgem dali? E, finalmente, que tipo de sofrimento essa vida
em rede tem causado?
Vou arriscar e sair correndo, já sob o risco de percorrer
um campo que não é meu: estamos vendo surgir o sujeito
preso à ideia da obrigação de ter algo a dizer. Ao longo dos
séculos essa angústia era comum aos chamados formadores
de opinião e artistas, responsáveis por reinterpretar o mundo.
Hoje basta ter um celular com conexão 3G para ser chamado a opinar sobre qualquer coisa. Pensamos estar pensando
mesmo quando estamos apenas terceirizando convicções ao
compartilhar aquilo que não escrevemos.
É uma nova versão de um conflito descrito por Clarice Lispector a respeito da insuficiência da linguagem. Algo
como: “Não só não consigo dizer o que penso como o que
penso passa a ser o que digo”. Se vivesse nas redes que
atribuem a ela frases que jamais disse, o “dizer” e o “pensar”
teriam a interlocução de um outro verbo: “compartilhar”.
(Matheus Pichonelli, Carta Capital. 18.03.2016.
www.cartacapital.com.br. Adaptado)
No sexto parágrafo, o verbo pensar em “Pensamos estar
pensando...” veicula, em cada ocorrência respectivamente, sentidos que equivalem a
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Auditor Fiscal Tributário
|
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Civil |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Arquiteto |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Estratégia Saúde da Família - ESF |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Dermatologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Ambiental |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista de Gestão de Pessoas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Arquivologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Biblioteconomia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Tecnologia da Informação e Comunicação |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Assistente Social |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista Bucomaxilofacial |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Contador |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Educador Desportivo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Enfermeiro |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro de Tráfego e Trânsito |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Obras |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Elétrico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Posturas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Vigilância Sanitária |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Geral |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Neurológico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fonoaudiólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Ortopédico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Clínico - UBS |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Veterinário |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Psicólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Terapeuta Ocupacional |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Gestão Pública |
Q984751
Português
Texto associado
Leia o texto para responder à questão.
“Tire suas próprias conclusões”
Essa é a frase que mais tenho ouvido recentemente. Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo
os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.
É preciso saber de tudo e entender de tudo. É preciso
tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém,
e é esse o grande e contraditório imperativo dos nossos tempos. É uma ordem a uma experimentação libertária, e uma
quase contradição do termo. O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver
uma conclusão. Sobre qualquer coisa.
Nas últimas décadas psicanalistas se debruçaram sobre
as mudanças nos arranjos produtivos e sociais de cada
período histórico para compreender e nomear as formas
de sofrimento decorrentes delas. A revolução industrial, a
divisão social do trabalho, a urbanização desenfreada e as
guerras, por exemplo, fizeram explodir o número de sujeitos
impacientes, irritadiços e perturbados com a velocidade das
transformações e suas consequentes perdas de referências
simbólicas.
Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire
suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a
um mal-estar ainda não nomeado.
Afinal, que tipo de sujeito está surgindo de nossa nova
organização social? O que a vida em rede diz sobre as formas
como nos relacionamos com o mundo? Que tipos de valores
surgem dali? E, finalmente, que tipo de sofrimento essa vida
em rede tem causado?
Vou arriscar e sair correndo, já sob o risco de percorrer
um campo que não é meu: estamos vendo surgir o sujeito
preso à ideia da obrigação de ter algo a dizer. Ao longo dos
séculos essa angústia era comum aos chamados formadores
de opinião e artistas, responsáveis por reinterpretar o mundo.
Hoje basta ter um celular com conexão 3G para ser chamado a opinar sobre qualquer coisa. Pensamos estar pensando
mesmo quando estamos apenas terceirizando convicções ao
compartilhar aquilo que não escrevemos.
É uma nova versão de um conflito descrito por Clarice Lispector a respeito da insuficiência da linguagem. Algo
como: “Não só não consigo dizer o que penso como o que
penso passa a ser o que digo”. Se vivesse nas redes que
atribuem a ela frases que jamais disse, o “dizer” e o “pensar”
teriam a interlocução de um outro verbo: “compartilhar”.
(Matheus Pichonelli, Carta Capital. 18.03.2016.
www.cartacapital.com.br. Adaptado)
Da menção ao conflito descrito por Clarice Lispector, no
último parágrafo, deduz-se o seguinte:
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
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|
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Dermatologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Ambiental |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista de Gestão de Pessoas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Arquivologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Biblioteconomia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Tecnologia da Informação e Comunicação |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Assistente Social |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista Bucomaxilofacial |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Contador |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Educador Desportivo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Enfermeiro |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro de Tráfego e Trânsito |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Obras |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Elétrico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Posturas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Vigilância Sanitária |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Geral |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Neurológico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fonoaudiólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Ortopédico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Clínico - UBS |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Psiquiatria |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Nutricionista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Veterinário |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Psicólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Terapeuta Ocupacional |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Gestão Pública |
Q984752
Português
Texto associado
Leia o texto para responder à questão.
“Tire suas próprias conclusões”
Essa é a frase que mais tenho ouvido recentemente. Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo
os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.
É preciso saber de tudo e entender de tudo. É preciso
tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém,
e é esse o grande e contraditório imperativo dos nossos tempos. É uma ordem a uma experimentação libertária, e uma
quase contradição do termo. O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver
uma conclusão. Sobre qualquer coisa.
Nas últimas décadas psicanalistas se debruçaram sobre
as mudanças nos arranjos produtivos e sociais de cada
período histórico para compreender e nomear as formas
de sofrimento decorrentes delas. A revolução industrial, a
divisão social do trabalho, a urbanização desenfreada e as
guerras, por exemplo, fizeram explodir o número de sujeitos
impacientes, irritadiços e perturbados com a velocidade das
transformações e suas consequentes perdas de referências
simbólicas.
Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire
suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a
um mal-estar ainda não nomeado.
Afinal, que tipo de sujeito está surgindo de nossa nova
organização social? O que a vida em rede diz sobre as formas
como nos relacionamos com o mundo? Que tipos de valores
surgem dali? E, finalmente, que tipo de sofrimento essa vida
em rede tem causado?
Vou arriscar e sair correndo, já sob o risco de percorrer
um campo que não é meu: estamos vendo surgir o sujeito
preso à ideia da obrigação de ter algo a dizer. Ao longo dos
séculos essa angústia era comum aos chamados formadores
de opinião e artistas, responsáveis por reinterpretar o mundo.
Hoje basta ter um celular com conexão 3G para ser chamado a opinar sobre qualquer coisa. Pensamos estar pensando
mesmo quando estamos apenas terceirizando convicções ao
compartilhar aquilo que não escrevemos.
É uma nova versão de um conflito descrito por Clarice Lispector a respeito da insuficiência da linguagem. Algo
como: “Não só não consigo dizer o que penso como o que
penso passa a ser o que digo”. Se vivesse nas redes que
atribuem a ela frases que jamais disse, o “dizer” e o “pensar”
teriam a interlocução de um outro verbo: “compartilhar”.
(Matheus Pichonelli, Carta Capital. 18.03.2016.
www.cartacapital.com.br. Adaptado)
Assinale a alternativa em que a segunda expressão
destacada denota, no contexto, um evento posterior ao
designado pela primeira expressão destacada.
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Auditor Fiscal Tributário
|
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Civil |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Dermatologia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Ambiental |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista de Gestão de Pessoas |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista Documental - Biblioteconomia |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Tecnologia da Informação e Comunicação |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Assistente Social |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista Bucomaxilofacial |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Contador |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Educador Desportivo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Enfermeiro |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro de Tráfego e Trânsito |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Obras |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Elétrico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Posturas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Vigilância Sanitária |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Geral |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Neurológico |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Veterinário |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Psicólogo |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Gestão Pública |
Q984753
Português
Texto associado
Leia o texto para responder à questão.
“Tire suas próprias conclusões”
Essa é a frase que mais tenho ouvido recentemente. Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo
os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.
É preciso saber de tudo e entender de tudo. É preciso
tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém,
e é esse o grande e contraditório imperativo dos nossos tempos. É uma ordem a uma experimentação libertária, e uma
quase contradição do termo. O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver
uma conclusão. Sobre qualquer coisa.
Nas últimas décadas psicanalistas se debruçaram sobre
as mudanças nos arranjos produtivos e sociais de cada
período histórico para compreender e nomear as formas
de sofrimento decorrentes delas. A revolução industrial, a
divisão social do trabalho, a urbanização desenfreada e as
guerras, por exemplo, fizeram explodir o número de sujeitos
impacientes, irritadiços e perturbados com a velocidade das
transformações e suas consequentes perdas de referências
simbólicas.
Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire
suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a
um mal-estar ainda não nomeado.
Afinal, que tipo de sujeito está surgindo de nossa nova
organização social? O que a vida em rede diz sobre as formas
como nos relacionamos com o mundo? Que tipos de valores
surgem dali? E, finalmente, que tipo de sofrimento essa vida
em rede tem causado?
Vou arriscar e sair correndo, já sob o risco de percorrer
um campo que não é meu: estamos vendo surgir o sujeito
preso à ideia da obrigação de ter algo a dizer. Ao longo dos
séculos essa angústia era comum aos chamados formadores
de opinião e artistas, responsáveis por reinterpretar o mundo.
Hoje basta ter um celular com conexão 3G para ser chamado a opinar sobre qualquer coisa. Pensamos estar pensando
mesmo quando estamos apenas terceirizando convicções ao
compartilhar aquilo que não escrevemos.
É uma nova versão de um conflito descrito por Clarice Lispector a respeito da insuficiência da linguagem. Algo
como: “Não só não consigo dizer o que penso como o que
penso passa a ser o que digo”. Se vivesse nas redes que
atribuem a ela frases que jamais disse, o “dizer” e o “pensar”
teriam a interlocução de um outro verbo: “compartilhar”.
(Matheus Pichonelli, Carta Capital. 18.03.2016.
www.cartacapital.com.br. Adaptado)
No trecho – ... você só passa a ser, ou a pertencer, se
tiver uma conclusão. (2o
parágrafo) –, os vocábulos você,
só e se contêm, respectivamente, os seguintes sentidos:
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
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|
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Q984754
Português
Texto associado
Leia o texto para responder à questão.
“Tire suas próprias conclusões”
Essa é a frase que mais tenho ouvido recentemente. Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo
os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.
É preciso saber de tudo e entender de tudo. É preciso
tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém,
e é esse o grande e contraditório imperativo dos nossos tempos. É uma ordem a uma experimentação libertária, e uma
quase contradição do termo. O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver
uma conclusão. Sobre qualquer coisa.
Nas últimas décadas psicanalistas se debruçaram sobre
as mudanças nos arranjos produtivos e sociais de cada
período histórico para compreender e nomear as formas
de sofrimento decorrentes delas. A revolução industrial, a
divisão social do trabalho, a urbanização desenfreada e as
guerras, por exemplo, fizeram explodir o número de sujeitos
impacientes, irritadiços e perturbados com a velocidade das
transformações e suas consequentes perdas de referências
simbólicas.
Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire
suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a
um mal-estar ainda não nomeado.
Afinal, que tipo de sujeito está surgindo de nossa nova
organização social? O que a vida em rede diz sobre as formas
como nos relacionamos com o mundo? Que tipos de valores
surgem dali? E, finalmente, que tipo de sofrimento essa vida
em rede tem causado?
Vou arriscar e sair correndo, já sob o risco de percorrer
um campo que não é meu: estamos vendo surgir o sujeito
preso à ideia da obrigação de ter algo a dizer. Ao longo dos
séculos essa angústia era comum aos chamados formadores
de opinião e artistas, responsáveis por reinterpretar o mundo.
Hoje basta ter um celular com conexão 3G para ser chamado a opinar sobre qualquer coisa. Pensamos estar pensando
mesmo quando estamos apenas terceirizando convicções ao
compartilhar aquilo que não escrevemos.
É uma nova versão de um conflito descrito por Clarice Lispector a respeito da insuficiência da linguagem. Algo
como: “Não só não consigo dizer o que penso como o que
penso passa a ser o que digo”. Se vivesse nas redes que
atribuem a ela frases que jamais disse, o “dizer” e o “pensar”
teriam a interlocução de um outro verbo: “compartilhar”.
(Matheus Pichonelli, Carta Capital. 18.03.2016.
www.cartacapital.com.br. Adaptado)
A passagem do texto que, após o acréscimo da vírgula,
está de acordo com a norma-padrão é:
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
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|
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista em Gestão Pública |
Q984755
Português
Texto associado
Leia o texto para responder à questão.
“Tire suas próprias conclusões”
Essa é a frase que mais tenho ouvido recentemente. Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo
os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.
É preciso saber de tudo e entender de tudo. É preciso
tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém,
e é esse o grande e contraditório imperativo dos nossos tempos. É uma ordem a uma experimentação libertária, e uma
quase contradição do termo. O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver
uma conclusão. Sobre qualquer coisa.
Nas últimas décadas psicanalistas se debruçaram sobre
as mudanças nos arranjos produtivos e sociais de cada
período histórico para compreender e nomear as formas
de sofrimento decorrentes delas. A revolução industrial, a
divisão social do trabalho, a urbanização desenfreada e as
guerras, por exemplo, fizeram explodir o número de sujeitos
impacientes, irritadiços e perturbados com a velocidade das
transformações e suas consequentes perdas de referências
simbólicas.
Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire
suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a
um mal-estar ainda não nomeado.
Afinal, que tipo de sujeito está surgindo de nossa nova
organização social? O que a vida em rede diz sobre as formas
como nos relacionamos com o mundo? Que tipos de valores
surgem dali? E, finalmente, que tipo de sofrimento essa vida
em rede tem causado?
Vou arriscar e sair correndo, já sob o risco de percorrer
um campo que não é meu: estamos vendo surgir o sujeito
preso à ideia da obrigação de ter algo a dizer. Ao longo dos
séculos essa angústia era comum aos chamados formadores
de opinião e artistas, responsáveis por reinterpretar o mundo.
Hoje basta ter um celular com conexão 3G para ser chamado a opinar sobre qualquer coisa. Pensamos estar pensando
mesmo quando estamos apenas terceirizando convicções ao
compartilhar aquilo que não escrevemos.
É uma nova versão de um conflito descrito por Clarice Lispector a respeito da insuficiência da linguagem. Algo
como: “Não só não consigo dizer o que penso como o que
penso passa a ser o que digo”. Se vivesse nas redes que
atribuem a ela frases que jamais disse, o “dizer” e o “pensar”
teriam a interlocução de um outro verbo: “compartilhar”.
(Matheus Pichonelli, Carta Capital. 18.03.2016.
www.cartacapital.com.br. Adaptado)
Assinale a alternativa em que o trecho entre colchetes
substitui o destacado, independentemente do sentido e
de acordo com a norma-padrão de concordância.
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
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|
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro de Tráfego e Trânsito |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Obras |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro do Trabalho |
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Q984756
Português
Texto associado
Leia o texto para responder à questão.
“Tire suas próprias conclusões”
Essa é a frase que mais tenho ouvido recentemente. Passada a euforia de uma notícia qualificada como “bomba”, logo
os atores de uma das partes corriam a público para disponibilizar a íntegra daquilo que antes foi veiculado em partes.
É preciso saber de tudo e entender de tudo. É preciso
tirar as próprias conclusões para não depender de ninguém,
e é esse o grande e contraditório imperativo dos nossos tempos. É uma ordem a uma experimentação libertária, e uma
quase contradição do termo. O imperativo que liberta também aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver
uma conclusão. Sobre qualquer coisa.
Nas últimas décadas psicanalistas se debruçaram sobre
as mudanças nos arranjos produtivos e sociais de cada
período histórico para compreender e nomear as formas
de sofrimento decorrentes delas. A revolução industrial, a
divisão social do trabalho, a urbanização desenfreada e as
guerras, por exemplo, fizeram explodir o número de sujeitos
impacientes, irritadiços e perturbados com a velocidade das
transformações e suas consequentes perdas de referências
simbólicas.
Pensando sobre o imperativo “Leia/Veja/Assista” e “Tire
suas próprias conclusões”, começo a desconfiar de que estamos diante de uma nova forma de sofrimento relacionado a
um mal-estar ainda não nomeado.
Afinal, que tipo de sujeito está surgindo de nossa nova
organização social? O que a vida em rede diz sobre as formas
como nos relacionamos com o mundo? Que tipos de valores
surgem dali? E, finalmente, que tipo de sofrimento essa vida
em rede tem causado?
Vou arriscar e sair correndo, já sob o risco de percorrer
um campo que não é meu: estamos vendo surgir o sujeito
preso à ideia da obrigação de ter algo a dizer. Ao longo dos
séculos essa angústia era comum aos chamados formadores
de opinião e artistas, responsáveis por reinterpretar o mundo.
Hoje basta ter um celular com conexão 3G para ser chamado a opinar sobre qualquer coisa. Pensamos estar pensando
mesmo quando estamos apenas terceirizando convicções ao
compartilhar aquilo que não escrevemos.
É uma nova versão de um conflito descrito por Clarice Lispector a respeito da insuficiência da linguagem. Algo
como: “Não só não consigo dizer o que penso como o que
penso passa a ser o que digo”. Se vivesse nas redes que
atribuem a ela frases que jamais disse, o “dizer” e o “pensar”
teriam a interlocução de um outro verbo: “compartilhar”.
(Matheus Pichonelli, Carta Capital. 18.03.2016.
www.cartacapital.com.br. Adaptado)
Considere o trecho: O imperativo que liberta também
aprisiona: você só passa a ser, ou a pertencer, se tiver
uma conclusão. Sobre qualquer coisa. (2o
parágrafo)
Respeitando-se as regras de regência nominal e preservando-se o sentido original, o vocábulo destacado pode ser substituído por
Respeitando-se as regras de regência nominal e preservando-se o sentido original, o vocábulo destacado pode ser substituído por
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Auditor Fiscal Tributário
|
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Civil |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Dermatologia |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Analista de Gestão de Pessoas |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Assistente Social |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista Bucomaxilofacial |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Cirurgião-Dentista |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Contador |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Obras |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro do Trabalho |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Engenheiro Elétrico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Posturas |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fiscal Municipal de Vigilância Sanitária |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Geral |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Neurológico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fonoaudiólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Fisioterapeuta - Ortopédico |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Clínico - UBS |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Psiquiatria |
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Psicólogo |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Terapeuta Ocupacional |
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Q984757
Português
Assinale a alternativa redigida em conformidade com a
norma-padrão quanto às regras de regência e à ocorrência da crase.
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Clínico - UBS
|
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Psiquiatria |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico do Trabalho |
Q1046810
Segurança e Saúde no Trabalho
Em um acidente rodoviário, envolvendo um ônibus e um
caminhão, morrem 5 pessoas: 2 trabalhadores terceirizados que se dirigiam ao trabalho, o motorista que dirigia
o ônibus, uma cuidadora de idosos que retornava de um
plantão noturno e o motorista do caminhão. Assinale a
alternativa correta, nesse caso, referente à notificação de
acidentes do trabalho fatais ao Sistema de Informação de
Agravos de Notificação (Sinan).
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Clínico - UBS
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Psiquiatria |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico do Trabalho |
Q1046818
Medicina
As equipes do consultório na rua
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico Clínico - UBS
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Psiquiatria |
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico do Trabalho |
Q1046819
Estatística
Um município apresentou em 2018 coeficiente de mortalidade infantil de 9,72 por mil nascidos vivos. Para se ter
esse coeficiente, é necessário contabilizar o número de
óbitos de
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
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VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Psiquiatria |
Q1046820
Estatística
Estudos têm mostrado aumento de óbitos entre jovens do
sexo masculino por causas externas. Assinale a alternativa que expressa um indicador adequado para acompanhar esse fenômeno.
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
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Q1046823
Medicina
Assinale a alternativa que expressa formas de organização dos processos de trabalho do modelo da vigilância
em saúde.
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Prova:
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Q1046939
Medicina
Um paciente, após sofrer um infarto de miocárdio, é
entrevistado pela equipe de saúde de um serviço assistencial, no tocante à sua dieta, ao consumo de drogas
e tabaco, às suas atividades físicas, laborais, sexuais e
lúdicas habituais. No momento da alta hospitalar, com
base nas informações, a equipe o orienta sobre as melhores opções para retomar sua vida cotidiana gradativamente. Esses procedimentos
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Prova:
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Q1046941
Medicina
Em um município pequeno, um médico, ao ter sucesso
no controle da dor crônica de um paciente, lhe solicita
autorização para divulgar o caso no portal da clínica
da qual é o diretor clínico. A autorização é dada. Dias
depois, um amigo do paciente o identifica no portal,
por informações nele contidas, entre as quais, a idade, o sexo, a profissão de militar e o ferimento em um
acidente, amplamente conhecido na região. O médico
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Provas:
VUNESP - 2019 - Prefeitura de Itapevi - SP - Médico - Psiquiatria
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Q1046942
Medicina
Criança de oito meses deu entrada no Pronto-Socorro
com história de três dias de diarreia, que se intensificou
nas últimas doze horas. Examinada, mostrava-se desidratada e prostrada. Foi iniciada a reidratação, porém a
criança faleceu uma hora depois da internação. O exame
físico revelou sinais de intensa desidratação. A doença
ou o estado mórbido que causou diretamente sua morte
e a causa básica são, respectivamente,
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Prova:
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Q1046943
Medicina
Um estudo, com duração prevista de pelo menos
30 anos, tem o objetivo de avaliar a influência de determinados fatores na ocorrência de doenças cardiovasculares na população adulta de uma comunidade. A equipe
de pesquisadores opta por um desenho epidemiológico
de difícil execução, mas que terá um alto poder analítico
e permitirá o cálculo do risco relativo.
Trata-se de um
Trata-se de um
Ano: 2019
Banca:
VUNESP
Órgão:
Prefeitura de Itapevi - SP
Prova:
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Q1046944
Medicina
Texto associado
Uma equipe de pesquisadores, querendo analisar
os efeitos da exposição a uma determinada substância,
seleciona uma população de 15000 pessoas expostas
durante 10 anos a ela, no passado, e outra de 15500
pessoas jamais expostas. Encontra fortes evidências de
um efeito dose-resposta entre a exposição à substância
e a incidência de câncer de pulmão e bexiga.
O desenho epidemiológico do estudo é