Questões de Concurso Público Prefeitura de São José dos Campos - SP 2019 para Médico - Psiquiatria Infantil

Foram encontradas 28 questões

Q1320276 Psiquiatria
Assinale a alternativa que contém o nome de dois dos transtornos ansiosos mais comuns na faixa etária infantil.
Alternativas
Q1320278 Psiquiatria
Paciente S., sexo feminino, 17 anos, há 8 meses em uso de fluoxetina, com a dose aumentada recentemente para 80 mg ao dia por quadro de episódio depressivo moderado. Havia relatado em consulta anterior que gostava de frequentar festas e fazia uso eventual de álcool e drogas. Você é contatado às 7 da manhã de um domingo, pois essa paciente deu entrada em um pronto atendimento com quadro de agitação psicomotora, tremores, confusão mental, taquicardia e temperatura de 38 graus após voltar de uma festa rave. A hipótese diagnóstica mais provável e a causa são:
Alternativas
Q1320279 Psiquiatria
A M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers) é uma escala que auxilia na investigação de sintomas de autismo em crianças. Dentre suas características, está:
Alternativas
Q1320280 Psiquiatria
Segundo a Portaria do Ministério da Saúde no 336, de 19 de fevereiro de 2002, que estabelece as diretrizes do funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os CAPSi, específicos para o público infanto-juvenil, devem ter como médico:
Alternativas
Q1320281 Psiquiatria
Assinale a alternativa que, durante a observação de um episódio de crise convulsiva, descreve uma característica que leve à suspeita diagnóstica de uma crise não epilética psicogênica.
Alternativas
Q1320282 Psiquiatria
O nível sérico esperado do carbonato de lítio para efeito terapêutico de manutenção em paciente com diagnóstico de Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é:
Alternativas
Q1320283 Psiquiatria
Paciente M., sexo feminino, 15 anos, em acompanhamento para quadro de episódio depressivo moderado em remissão, sem sintomas no momento, realizando suas atividades habituais sem dificuldades e com exame psíquico normal. Refere estar namorando com um rapaz de 20 anos, com quem já teve relações sexuais consentidas e usando sempre preservativo. A conduta correta a ser tomada quanto a essa informação é:
Alternativas
Q1320284 Psiquiatria
Acerca da etiopatogenia do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), é correto afirmar que
Alternativas
Q1320285 Psiquiatria
Alguns marcos do desenvolvimento esperados para uma criança de 24 meses são:
Alternativas
Q1320286 Psiquiatria
Estudos sobre o Transtorno do Espectro do Autismo têm demonstrado cada vez mais a importância de fatores genéticos em sua etiologia. Considerando uma gestação atual, é correto afirmar que o risco de um futuro diagnóstico de TEA, sem que testes específicos tenham sido feitos na família, é
Alternativas
Q1320287 Psiquiatria
Quanto ao tratamento de enurese monossintomática noturna primária, é correto afirmar que
Alternativas
Q1320288 Psiquiatria
Paciente V., sexo masculino, 12 anos, em consulta acompanhado pelo pai. Este relata que há cerca de um ano V. tem estado cada vez mais rebelde, a escola o convocou recentemente para reunião devido a diversas brigas iniciadas por V. com agressão física a outros alunos, ocasião em que descobriu que o filho tem quase o limite do número de faltas, não tendo motivos justificáveis para tal. V. não quis dizer ao pai para onde vai quando falta às aulas. Ao longo do último ano, V. tem passado algumas noites fora de casa, sem avisar onde está, apesar de seus pais não estarem de acordo e terem já tentado alguns castigos que não surtiram efeito. O pai solicita internação em clínica de reabilitação, pois crê que o filho possa estar usando drogas. A principal hipótese diagnóstica, com base no exposto, é
Alternativas
Q1320289 Psiquiatria
Um dos objetivos principais da campanha Setembro Amarelo é que pessoas que tenham pensamentos suicidas busquem ajuda. Neste aspecto, é correto dizer que a campanha é uma ação de prevenção
Alternativas
Q1320290 Psiquiatria
Sintomas inespecíficos que surgem antes do início de um quadro psicótico, em geral a esquizofrenia, como isolamento social, queda de rendimento escolar, ideias e comportamentos estranhos, são chamados de
Alternativas
Q1320291 Psiquiatria
A irritabilidade, ou humor irritável, é um sintoma bastante comum, aparecendo como critério diagnóstico de mais de um transtorno psiquiátrico. Pelo manual classificatório DSM-5, podemos citar dentre eles, na faixa etária infanto-juvenil:
Alternativas
Q1320292 Psiquiatria
Paciente G., 16 anos, sexo feminino. Vem por demanda própria referindo que antes da menstruação fica muito irritada, sente-se com a autoestima baixa, prefere não ir à escola, tem episódios de briga com a irmã e a mãe nos quais já chegou a agredi-las fisicamente e quase não sai da cama por fadiga. Refere que após menstruar, os sintomas vão melhorando aos poucos. Desde a menarca apresenta tais sintomas, porém a intensidade vem aumentando e causando muitos prejuízos. Já passou em ginecologista, com exames laboratoriais e de imagem normais. A principal hipótese diagnóstica e tratamento medicamentoso de escolha são, respectivamente:
Alternativas
Q1320293 Psiquiatria
A abstinência de cannabis, a droga ilícita mais consumida por adolescentes em diversos países do mundo, foi incluída como diagnóstico apenas na versão atual do DSM. Dentre os sintomas possíveis descritos na lista de critérios diagnósticos estão:
Alternativas
Q1320294 Psiquiatria
A insônia atinge cada vez mais adolescentes, sendo uma queixa bastante comum nessa faixa etária. A higiene do sono deve ser sempre orientada, e, dentre tais orientações, pode-se citar:
Alternativas
Q1320295 Psiquiatria
A clínica do Transtorno de Tourette é definida por:
Alternativas
Q1320296 Psiquiatria
O uso da risperidona, um antipsicótico comumente prescrito na faixa etária infanto-juvenil em diversos transtornos psiquiátricos, exige que os seguintes controles sejam feitos visando ao acompanhamento de possíveis efeitos colaterais:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: A
5: A
6: C
7: C
8: E
9: B
10: D
11: C
12: E
13: C
14: D
15: C
16: A
17: B
18: B
19: E
20: A