Questões de Concurso Público Prefeitura de Sertãozinho - SP 2025 para Médico Hematologista

Foram encontradas 29 questões

Q3212265 Medicina
Um jovem de 14 anos de idade, sexualmente ativo, é levado pela sua mãe a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com quadro de manchas no corpo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, não pruriginosas. Não há antecedentes mórbidos. Considerando o exposto, assinale a alternativa correta sobre esse caso.
Alternativas
Q3212267 Medicina
Uma UBS de uma região de uma grande cidade começa a ser procurada por várias mulheres de uma grande rede comercial. Elas se queixam de exigências do trabalho que apontam como causas de alteração do sono e ansiedade. Dizem que a empresa estipula metas de vendas que não conseguem atingir, que elas têm restrições para ir ao banheiro e que não podem se sentar, mesmo quando não há clientes. Assinale a alternativa que contém um encaminhamento correto diante da situação apresentada.
Alternativas
Q3212271 Medicina
Assinale a alternativa correta sobre o distúrbio de voz relacionado ao trabalho (DVRT).
Alternativas
Q3212276 Medicina
O recém-nascido deve ser vacinado contra duas doenças ao nascer. Elas são: 
Alternativas
Q3213145 Medicina
Paciente, feminina, 63 anos, é submetida à valvoplastia mitral, sem intercorrências do pós-operatório imediato. Após cerca de 48 horas da cirurgia, evolui com tontura e hipotensão postural. Hemograma mostra Hb: 6,8 g/dL, leucócitos e plaquetas dentro da normalidade. É solicitada 01 unidade de concentrado de hemácias para ser transfundida ao longo do dia. Durante a transfusão, a paciente apresenta dor no local da infusão, hipotensão grave, febre, calafrios, hemoglobinúria e sensação de morte iminente.

Qual das situações a seguir é a mais provável nesse caso?
Alternativas
Q3213146 Medicina
Em consulta de check-up anual, uma mulher assintomática de 68 anos apresenta no hemograma uma linfocitose de 32000/mm3 com hemoglobina e contagem de plaquetas normais. No exame físico, palpa-se uma linfadenopatia de 1 cm na região cervical, sem organomegalias. Foi solicitada avaliação de esfregaço de sangue periférico, que mostrou linfócitos de aspecto maduro e com sombras nucleares. A citometria de fluxo dos linfócitos do sangue periférico mostrou fenótipo CD19, CD5, CD23 e expressão fraca de imunoglobulinas de superfície monoclonais.
Qual das alternativas a seguir é a melhor conduta para o seguimento dessa paciente?
Alternativas
Q3213147 Medicina
Paciente, masculino, 70 anos, apresenta-se com queixa de fraqueza no braço e na perna direita de início recente. Relata uma história de seis meses de dores de cabeça recorrentes e fadiga. É ex-tabagista e seu histórico médico é significativo para hipertensão arterial sistêmica. Ao exame físico, apresenta: PA de 167 x 88 mmHg, saturação de oxigênio de 93% em ar ambiente, pletora facial e presença de um sopro carotídeo à direita. Outros achados no exame físico são normais. Os resultados dos testes inicias de diagnóstico mostram: 
Imagem associada para resolução da questão

A ultrassonografia da carótida mostra uma lesão estenótica de 30% na carótida direita. O paciente é hospitalizado e inicia a terapia antiplaquetária.
Dentre as alternativas apresentadas, assinale aquela que contém o exame que deve ser solicitado em seguida.
Alternativas
Q3213148 Medicina
Até recentemente, os antagonistas da vitamina K, como a varfarina, eram os únicos anticoagulantes orais disponíveis. Agora, os novos anticoagulantes orais (NOACs) não antagonistas da vitamina K ganharam importância no cenário das doenças trombóticas, e já existem diversos estudos sobre sua eficácia e segurança se comparados com a varfarina.
Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3213149 Medicina
O objetivo da transfusão de concentrado de hemácias é aumentar a capacidade de transporte de oxigênio.
Assinale a alternativa correta em relação às recomendações de transfusão de concentrado de hemácias, de acordo com as Diretrizes da AABB (Associação Americana de Bancos de Sangue), publicadas em 2023.
Alternativas
Q3213150 Medicina
Paciente, masculino, 19 anos, com diagnóstico de anemia falciforme deu entrada no pronto-socorro com história de febre de 39 ºC havia 2 dias, e palidez cutâneo-mucosa severa. Hemograma de entrada mostrou hemácias de 1.37 milhões/mm3 , Hb = 3,8 g/dl (Hb era de 7,2 g/dl na última consulta há um mês, leucócitos de 9400/mm3 , plaquetas: 326000/mm3 e reticulócitos 2%.
Diante do exposto, qual é o diagnóstico mais provável para esse paciente?
Alternativas
Q3213151 Medicina
O típico paciente com anemia da doença crônica/anemia da inflamação tem uma condição crônica subjacente conhecida com um componente inflamatório. Embora estas tenham sido inicialmente descritas como infecciosas (por exemplo, tuberculose, pneumonia, endocardite), inflamatórias (por exemplo, artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal) ou malignas (por exemplo, linfoma, câncer de órgãos sólidos), várias outras doenças demonstraram ter um componente inflamatório e compartilham algumas ou todas as características dessa entidade.
Na anemia de doença crônica, é comum encontrar:
Alternativas
Q3213152 Medicina
Embora o desenvolvimento e a aprovação regulatória dos agonistas dos receptores da trombopoietina tenham revolucionado aspectos do cenário do tratamento da trombocitopenia imune (PTI) nas últimas duas décadas, ainda existem muitas áreas de grande necessidade não atendida. Portanto, vários agentes experimentais e destinados a outras enfermidades estão atualmente em desenvolvimento clínico na PTI.
Assinale a alternativa correta em relação ao tratamento da PTI no Brasil, no âmbito do SUS. 
Alternativas
Q3213153 Medicina
Paciente, masculino, 28 anos, procura serviço médico com queixa de febre vespertina, emagrecimento de 8 kg em 06 meses e aparecimento de nódulos indolores na região cervical. De história pregressa, refere ter tido 06 parceiras sexuais no último ano. Ao exame físico, apresenta linfonodomegalia supraclavicular D, de 4,0 cm, e esplenomegalia, de 7,0 cm, abaixo do rebordo costal esquerdo.

Qual deve ser a abordagem inicial para fins de diagnóstico, diante desse caso?
Alternativas
Q3213154 Medicina
Febre em um paciente neutropênico deve ser considerada uma emergência médica. Antibióticos de largo espectro devem ser administrados o mais rápido possível (no espaço de 60 minutos após a triagem) e em doses plenas, ajustadas para a função renal e/ou hepática.
Com relação a essa afirmativa, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3213155 Medicina
Paciente, masculino, 74 anos, com diagnóstico de Macroglobulinemia de Waldestron, chega ao Pronto-Socorro, com queixa de cefaleia, tontura e redução da acuidade auditiva. O exame ocular mostrou alterações na papila do nervo óptico com aumento discreto da escavação (0.4 em AO), tortuosidade vascular venosa e hemorragias retinianas.
Qual é o diagnóstico mais provável para esse caso?
Alternativas
Q3213156 Medicina
Paciente de 65 anos e diagnóstico recente de mieloma múltiplo é encaminhado para início de tratamento no ambulatório de Hematologia. Apresenta β2-microglobulina de 4 mg/dL, albumina de 4,5 mg/dL e a t(11;14) detectada pela técnica de FISH (Fluorescence in situ hybridization). O pico monoclonal IgG é de 4,5 g/dL, e a hemoglobina é de 9,5 g/dL. Não foram identificadas lesões ósseas e não há hipercalcemia.
Com relação ao prognóstico do paciente, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3213157 Medicina
Paciente, feminina, 28 anos, previamente hígida, apresenta história de sangramento nasal leve e hematomas pelo corpo há 8 dias. Nega história de infecção de vias aéreas, viagens ou trauma recentes. Vem em uso regular de complexo vitamínico por conta de sangramento menstrual aumentado. Ao exame físico, observam-se petéquias nas conjuntivas e na boca, e um hematoma cicatrizante de pequeno tamanho no abdome. Ausência de visceromegalias ou linfadenomegalias.
Exames laboratoriais mostram Hb de 12,4 g/dL, leucócitos de 6,8 x 10^9/L e contagem de plaquetas de 9 x 10^9/L.
Qual dos seguintes testes está indicado na avaliação dessa paciente? 
Alternativas
Q3213158 Medicina
A síndrome de diferenciação (originalmente chamada de “síndrome do ácido retinóico”) é uma complicação potencialmente fatal do tratamento da leucemia promielocítica aguda (LPA) com ácido all-trans retinoico e/ou trióxido de arsênico, do tratamento da leucemia mieloide aguda (LMA) com inibidores de isocitrato desidrogenase e tratamento de LMA com FLT3 mutante com gilteritinibe.
Qual das manifestações a seguir é característica dessa condição?
Alternativas
Q3213159 Medicina
Paciente feminina, que iniciou recentemente uso de warfarina profilática por conta de trombose venosa profunda, vem para atendimento por conta de lesões necróticas em MMII (pernas e pés).
A deficiência de qual fator de coagulação pode estar associado a essa condição?
Alternativas
Q3213160 Medicina
O crioprecipitado (CRIO) é a fração de plasma insolúvel em frio, obtida a partir do plasma fresco congelado.
Para qual das situações a seguir está indicada a transfusão de crioprecipitado? 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: B
5: C
6: E
7: A
8: B
9: A
10: C
11: E
12: D
13: B
14: B
15: C
16: A
17: D
18: C
19: A
20: A