Questões de Concurso Público Prefeitura de Sertãozinho - SP 2025 para Médico Pediatra

Foram encontradas 29 questões

Q3212265 Medicina
Um jovem de 14 anos de idade, sexualmente ativo, é levado pela sua mãe a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com quadro de manchas no corpo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, não pruriginosas. Não há antecedentes mórbidos. Considerando o exposto, assinale a alternativa correta sobre esse caso.
Alternativas
Q3212267 Medicina
Uma UBS de uma região de uma grande cidade começa a ser procurada por várias mulheres de uma grande rede comercial. Elas se queixam de exigências do trabalho que apontam como causas de alteração do sono e ansiedade. Dizem que a empresa estipula metas de vendas que não conseguem atingir, que elas têm restrições para ir ao banheiro e que não podem se sentar, mesmo quando não há clientes. Assinale a alternativa que contém um encaminhamento correto diante da situação apresentada.
Alternativas
Q3212271 Medicina
Assinale a alternativa correta sobre o distúrbio de voz relacionado ao trabalho (DVRT).
Alternativas
Q3212276 Medicina
O recém-nascido deve ser vacinado contra duas doenças ao nascer. Elas são: 
Alternativas
Q3213757 Medicina
Pré-escolar, sexo masculino, com 3 anos e meio, é trazido ao consultório pediátrico por sua mãe, que relata que ele está com febre alta, tosse, dor de garganta, e mialgia há cerca de 24 horas. A criança parece menos ativa do que o habitual. Apresenta Síndrome de Down e há histórico de quadros de “bronquite”, com necessidade de atendimento médico e prescrição de “inalações para chiado”, e ele está com as vacinas em dia, incluindo a vacina contra a gripe deste ano. No exame físico, a temperatura é de 39 °C, com orofaringe hiperemiada, mas sem exsudato. A ausculta pulmonar é normal e não há linfadenopatia cervical significativa. Não há exantema, e todo o exame físico restante é normal.
Com base na principal hipótese diagnóstica, qual é a afirmativa correta sobre o diagnóstico e manejo do caso?
Alternativas
Q3213758 Medicina
De acordo com o calendário vigente do Programa Nacional de Imunizações, a vacina
Alternativas
Q3213759 Medicina
Lactente, sexo masculino, 12 meses de idade, é trazido ao médico, e a mãe refere ter notado aumento do volume da bolsa escrotal, mais intenso à direita. Mãe percebe que o aumento é progressivo durante o dia e há redução discreta quando a criança está dormindo. A bolsa tem tamanho pouco aumentado, e, à palpação, a consistência é cística, e o conteúdo é transiluminável. Não há abaulamento inguinal, dor abdominal ou sinais flogísticos locais.
Qual o diagnóstico mais provável e a conduta indicada? 
Alternativas
Q3213760 Medicina
Lactente, sexo feminino, com 3 meses de idade, é trazida ao atendimento do pediatra, e a mãe refere que sua filha não está crescendo adequadamente. Nascida a termo, 38 semanas, comprimento = 50 cm, peso = 3000 g, perímetro cefálico (PC) = 35 cm. No exame atual: peso = 4600 g, comprimento = 59 cm, PC = 41 cm.
É correto afirmar que essa criança
Alternativas
Q3213761 Medicina
Lactente, sexo feminino, 8 meses, com história de febre nos últimos três dias (3 episódios ao dia de 38,8 graus), com irritabilidade e discreta diminuição do apetite. Logo após o desaparecimento do último pico febril, passou a apresentar exantema maculopapular, que começou no tronco e evoluiu para cabeça e membros. Não há qualquer outro sintoma.
A principal hipótese e o agente relacionado são:
Alternativas
Q3213762 Medicina
Recém-nascido, com 25 dias de vida, nascido de parto normal, em aleitamento materno exclusivo, com bom ganho de peso, apresenta crostas amareladas aderidas ao couro cabeludo e placas eritematodescamativas nas regiões cervical, axilares e pregas inguinais.
O restante do exame físico é normal. O diagnóstico adequado ao quadro e um tratamento possível são, respectivamente,
Alternativas
Q3213763 Medicina
Escolar, sexo masculino, com 5 anos de idade, apresenta febre de 38,5 e 40 ºC há 24 horas. Há 3 dias, tem tosse com estridor e eliminação de secreção amarelada. Nega disfagia ou sialorreia. Ao exame, está toxemiado, com esforço respiratório, FC = 120 bpm, FR = 36 irpm. Na ausculta pulmonar, há roncos esparsos.
O diagnóstico e tratamento farmacológico indicados ao quadro, respectivamente, são: 
Alternativas
Q3213764 Medicina
Em relação às orientações atuais sobre suplementação profilática de ferro de lactentes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3213765 Medicina
Recém-nascido, sexo feminino, com 17 dias de vida, nascida a termo, comparece à consulta para checagem dos exames realizados no Programa de Triagem Neonatal, colhidos com 60 horas de vida, na Maternidade.
Caso a triagem neonatal seja positiva para hipotireoidismo congênito (TSH > 20 mUI/L), recomenda-se
Alternativas
Q3213766 Medicina
Pré-escolar de 4 anos e meio, sexo masculino, morador de área rural carente do município, apresenta ressecamento da conjuntiva e córnea, fotofobia e dificuldade para enxergar em ambientes escuros. Apresenta pele seca e peso na curva referencial de crescimento abaixo do percentil 10.
Esse quadro sugere que há, entre outras carências, deficiência de
Alternativas
Q3213767 Medicina
Sobre o manejo atual das diarreias agudas em Pediatria, de acordo com as recomendações mais recentes do Ministério da Saúde, é correto afirmar que
Alternativas
Q3213768 Medicina
Adolescente, sexo masculino, 10 anos e 6 meses, frequentemente joga futebol em campinho de várzea. Há 1 semana, apresenta picos febris medidos entre 39 e 40 ºC, cefaleia, calafrios, mialgia generalizada, náuseas e vômitos por 2 dias. Persiste com picos febris, cefaleia intensa bitemporal e frontal, dor muscular mais forte em membros inferiores, principalmente em panturrilhas. Ao exame, está prostrado, com hemorragias conjuntivais, com pouca secreção purulenta. O fígado é palpável a 2 cm do rebordo costal direito e o baço a 3 cm do esquerdo. No exame do líquido cefalorraquidiano, há 350 células/mm3 , sendo 80% linfócitos, glicose 60 mg/dL e proteínas 70 mg/dL.
A hipótese diagnóstica mais provável é:
Alternativas
Q3213769 Medicina
No Brasil, o primeiro e o segundo lugares no ranking de causas de morte de adolescentes de 10 a 19 anos são, respectivamente,
Alternativas
Q3213770 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta o período em que o indivíduo tem sua curva de velocidade de crescimento no formato sigmoide e cujo crescimento contribui para aproximadamente 15% da altura adulta, quando a menina e o menino crescem, respectivamente, cerca de 8 e 10 centímetros por ano? 
Alternativas
Q3213771 Medicina
Recém-nascido, sexo masculino, com icterícia clinicamente aparente, apresenta hiperbilirrubinemia às custas de bilirrubina conjugada na avaliação laboratorial.
Assinale a alternativa em que ambas as condições indicam possíveis causas para o caso.
Alternativas
Q3213772 Medicina
Escolar, sexo masculino, com 7 anos de idade, iniciou há 4 semanas quadro de febre esporádica e dor articular, que o acorda à noite. Criança está inapetente e perdendo peso. Ao exame físico, apresenta palidez cutaneomucosa e dor óssea à palpação, sem outros sinais flogísticos. O restante do exame físico é normal. Seu hemograma demonstra anemia, leucopenia e contagem de plaquetas no limite inferior de normalidade. Sua velocidade de hemossedimentação está elevada.
Para descartar leucemia, qual o exame complementar indicado?
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: B
5: B
6: B
7: C
8: B
9: D
10: E
11: E
12: C
13: D
14: A
15: A
16: D
17: A
18: E
19: C
20: B