O exame clínico é uma ferramenta imprescindível para o diagn...
O exame clínico é uma ferramenta imprescindível para o diagnóstico, ele é a coleta de dados. Para um bom exame clínico exige-se: apuro dos sentidos, capacidade de observação, bom senso, critério e discernimento, além do conhecimento básico sobre a doença. Muitas são as alterações do desenvolvimento e variações da normalidade, porém de caráter benigno. Nesse sentido, leia os excertos abaixo.
_____: são glândulas sebáceas ectópicas, histologicamente idênticas às presentes na pele. Aparecem como pápulas amareladas, bilaterais, simétricas na mucosa jugal e lábio, ocasionalmente são vistas nas outras partes da mucosa bucal. Ocorrem em cerca de 80% da população.
_____: área despapilada com superfície plana ou irregular na porção central do terço posterior do dorso da língua. Considerada uma anomalia de desenvolvimento provavelmente devida a incapacidade do tubérculo impar retrair-se antes da fusão das metades laterais da língua. Atualmente aceita-se que na maior parte dos casos a despapilação ocorre associada à candidose.
_____: ocorre devido a fusão da língua e o assoalho bucal causada pela formação deficiente do freio lingual, que pode ser curto ou inserido na ponta da língua. Devido a restrição do movimento da língua estes pacientes apresentam deficiência na fala.
_____: esta malformação se manifesta por numerosos pequenos sulcos na superfície dorsal que se irradiam de um sulco central na linha média da língua.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa A.
Vamos analisar cada uma das definições para compreender por que a Alternativa A é a correta:
1. Grânulos de Fordyce: Referem-se a glândulas sebáceas ectópicas que são idênticas, do ponto de vista histológico, às glândulas encontradas na pele. Elas aparecem como pequenas pápulas amareladas na mucosa jugal e lábios, e ocorrem em cerca de 80% da população. Esta descrição preenche corretamente a primeira lacuna.
2. Glossite Rombóide Mediana: Esta condição é caracterizada por uma área despapilada na porção central do terço posterior do dorso da língua. É considerada uma anomalia de desenvolvimento e está frequentemente associada à candidose, correspondendo à segunda lacuna.
3. Anquiloglossia: Conhecida popularmente como "língua presa", resulta da fusão inadequada da língua com o assoalho bucal devido a um freio lingual encurtado. Isso limita o movimento da língua, o que pode prejudicar a fala, completando a descrição da terceira lacuna.
4. Língua Fissurada: Manifesta-se por sulcos ou fissuras na superfície dorsal da língua, irradiando-se de um sulco central. Esta condição é relativamente comum e corresponde à quarta lacuna.
A opção A preenche as lacunas corretamente com Grânulos de Fordyce, Glossite Rombóide Mediana, Anquiloglossia e Língua Fissurada.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa B coloca "Grânulos de Fordyce" corretos na primeira posição, mas inverte as condições nos espaços subsequentes, não correspondendo às descrições dadas.
Alternativa C inicia com "Anquiloglossia", que está incorretamente associada à descrição das glândulas sebáceas ectópicas.
Alternativa D começa com "Glossite Rombóide Mediana" para a primeira descrição, que não é correta, pois descreve os grânulos sebáceos.
Entender a descrição clínica e correlacionar com o diagnóstico correto é essencial para o diagnóstico diferencial na prática odontológica. Cada uma dessas condições descritas é um exemplo de uma variação da normalidade ou uma anomalia de desenvolvimento comum que não apresenta risco significativo à saúde.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo