O primeiro socorro prestado pelo profissional da saúde, fris...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é C - Disfagia.
Vamos entender o contexto da questão abordada. O tema central é o atendimento inicial em casos de pré-síncope, uma condição que precede a síncope (desmaio) e envolve sinais e sintomas como palidez, sudorese, sensação de desfalecimento, alterações da visão e fraqueza.
A questão testa o seu conhecimento sobre os sinais e sintomas que caracterizam essa condição e pede que identifique qual deles não está associado ao estado de pré-síncope. Para isso, vamos analisar as alternativas:
A - Dor abdominal: Embora dor abdominal seja um sintoma que pode ocorrer em diversas condições clínicas, ela não é um indicativo clássico de pré-síncope. No entanto, não é a alternativa correta, pois pode ocasionalmente surgir associada a outras reações.
B - Náusea: Náusea é um sintoma que pode estar presente em situações de pré-síncope. Ele surge devido à ativação do sistema nervoso autônomo, que também está envolvido no processo de desmaio.
C - Disfagia: Disfagia refere-se à dificuldade em engolir e não é um sintoma associado a pré-síncope. Esta é a alternativa correta, pois não está ligada aos sinais clássicos que precedem um episódio de síncope.
D - Suspiros: Suspiros podem ocorrer devido à hiperventilação e ao estresse, que podem ser experimentados por uma pessoa em estado pré-sincopal. Portanto, está relacionado com o quadro clínico descrito na questão.
Em suma, para identificar sintomas de pré-síncope, é importante focar nos aspectos que envolvem alterações visuais, sensação de desfalecimento e sintomas autonômicos como sudorese e palidez. A dificuldade em engolir, ou disfagia, foge completamente a essa apresentação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Dor na barriga tbm não tem nada a ver
Na abordagem clínica alguns sinais e sintomas podem ser constatados como: fator deflagrador nítido, sintomas de mal-estar, escurecimento visual, tonturas, náuseas ou dor epigástrica, palidez, sudorese profusa, "suor frio", sensação de enfraquecimento, vômitos e rápida recuperação8 . A síncope é precedida por sintomas de duração variável que são anunciadores, os pródromos, tais como: extremidades frias, visão borrada, midríase, hiperventilação, calor, perda de força ou parestesia nos membros, palpitações, dor abdominal e fadiga
Font: Azevedo, MCS, Barbisan JN, Silva, EOA. A predisposição genética na síncope vasovagal. Revista Enfer. 2009; 55(1): 123-43.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo