O primeiro socorro prestado pelo profissional da saúde, fris...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1705622 Enfermagem
O primeiro socorro prestado pelo profissional da saúde, frisando o profissional de enfermagem, tem um grande diferencial, inicialmente, na abordagem, quanto no decorrer do atendimento, até esse paciente chegar, de fato, ao local ideal para ser atendido. Sendo assim, quando uma pessoa apresenta sinais, ou sintomas de pré-síncope (incluindo palidez, sudorese, sensação de desfalecimento, alterações da visão e fraqueza), a prioridade para essa pessoa é manter, ou assumir uma posição segura, como sentar, ou deitar. Quando a pessoa está em uma posição segura, pode ser benéfico para ela usar manobras de contrapressão física para evitar uma síncope. Das alternativas, qual não condiz com um sintoma pré-síncope?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é C - Disfagia.

Vamos entender o contexto da questão abordada. O tema central é o atendimento inicial em casos de pré-síncope, uma condição que precede a síncope (desmaio) e envolve sinais e sintomas como palidez, sudorese, sensação de desfalecimento, alterações da visão e fraqueza.

A questão testa o seu conhecimento sobre os sinais e sintomas que caracterizam essa condição e pede que identifique qual deles não está associado ao estado de pré-síncope. Para isso, vamos analisar as alternativas:

A - Dor abdominal: Embora dor abdominal seja um sintoma que pode ocorrer em diversas condições clínicas, ela não é um indicativo clássico de pré-síncope. No entanto, não é a alternativa correta, pois pode ocasionalmente surgir associada a outras reações.

B - Náusea: Náusea é um sintoma que pode estar presente em situações de pré-síncope. Ele surge devido à ativação do sistema nervoso autônomo, que também está envolvido no processo de desmaio.

C - Disfagia: Disfagia refere-se à dificuldade em engolir e não é um sintoma associado a pré-síncope. Esta é a alternativa correta, pois não está ligada aos sinais clássicos que precedem um episódio de síncope.

D - Suspiros: Suspiros podem ocorrer devido à hiperventilação e ao estresse, que podem ser experimentados por uma pessoa em estado pré-sincopal. Portanto, está relacionado com o quadro clínico descrito na questão.

Em suma, para identificar sintomas de pré-síncope, é importante focar nos aspectos que envolvem alterações visuais, sensação de desfalecimento e sintomas autonômicos como sudorese e palidez. A dificuldade em engolir, ou disfagia, foge completamente a essa apresentação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A pré-síncope é um episódio semelhante à síncope, mas em que não ocorre perda de consciência. Todas as etiologias de síncope têm um mesmo caminho final, que é a disfunção de ambos os hemisférios cerebrais ou de tronco cerebral. A diminuição de fluxo pode ser regional (vasoconstrição) ou sistêmica (hipotensão).
disfagia=dificuldade para engolir

Dor na barriga tbm não tem nada a ver

Na abordagem clínica alguns sinais e sintomas podem ser constatados como: fator deflagrador nítido, sintomas de mal-estar, escurecimento visual, tonturas, náuseas ou dor epigástrica, palidez, sudorese profusa, "suor frio", sensação de enfraquecimento, vômitos e rápida recuperação8 . A síncope é precedida por sintomas de duração variável que são anunciadores, os pródromos, tais como: extremidades frias, visão borrada, midríase, hiperventilação, calor, perda de força ou parestesia nos membros, palpitações, dor abdominal e fadiga

Font: Azevedo, MCS, Barbisan JN, Silva, EOA. A predisposição genética na síncope vasovagal. Revista Enfer. 2009; 55(1): 123-43.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo