Os graus de liberdade de uma articulação referem-se ao núme...
I - 1 grau de liberdade de uma articulação ocorre em um plano e 1 eixo, tendo como exemplo a articulação do cotovelo.
II - 2 graus de liberdade ocorrem nas articulação que permitem movimentos em 2 planos e 2 eixos, como a articulação do punho.
III - 3 graus de liberdade ocorre nas articulações que permitem movimentos em 3 planos e 3 eixos, como a articulação do ombro.
IV - 4 graus de liberdade ocorre nas articulação que permitem movimentos em todos os planos e eixos, como a articulação do quadril.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa C.
Vamos analisar cada afirmativa e entender por que a alternativa C é a correta:
I - 1 grau de liberdade de uma articulação ocorre em um plano e 1 eixo, tendo como exemplo a articulação do cotovelo.
Esta afirmativa está correta. A articulação do cotovelo é um exemplo clássico de articulação com 1 grau de liberdade. Ela permite o movimento de flexão e extensão no plano sagital e ao redor do eixo transversal.
II - 2 graus de liberdade ocorrem nas articulações que permitem movimentos em 2 planos e 2 eixos, como a articulação do punho.
Esta afirmativa está correta. A articulação do punho permite movimentos de flexão/extensão no plano sagital e de desvio ulnar/radial no plano frontal, conferindo-lhe 2 graus de liberdade.
III - 3 graus de liberdade ocorre nas articulações que permitem movimentos em 3 planos e 3 eixos, como a articulação do ombro.
Esta afirmativa está correta. A articulação do ombro é uma articulação esferoide que permite movimentos em todos os três planos: flexão/extensão no plano sagital, abdução/adução no plano frontal, e rotação interna/externa no plano transversal.
IV - 4 graus de liberdade ocorre nas articulações que permitem movimentos em todos os planos e eixos, como a articulação do quadril.
Esta afirmativa está incorreta. A articulação do quadril, assim como a do ombro, permite movimentos em três planos e três eixos, não em quatro. Portanto, não existe articulação com 4 graus de liberdade.
Assim, as afirmativas I, II e III estão corretas, enquanto a afirmativa IV está incorreta, tornando a alternativa C a resposta correta.
Espero que a explicação tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre os graus de liberdade das articulações. Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo