Avida cotidiana não pode ser suprimida, é o nível histórico...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: SELECON Órgão: SAD-MS Prova: SELECON - 2024 - SAD-MS - Assistente Social |
Q2465416 Serviço Social
 Avida cotidiana não pode ser suprimida, é o nível histórico em que a reprodução social se realiza na reprodução dos indivíduos enquanto tais. Os componentes ontológico-estruturais da vida cotidiana são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - heterogeneidade, imediaticidade e superficialidade extensiva

A questão lida com o entendimento dos componentes ontológico-estruturais da vida cotidiana. No contexto do pensamento social, esses componentes são essenciais para compreender como a sociedade se organiza e se reproduz através das ações diárias dos indivíduos. O termo "ontológico-estrutural" refere-se às características fundamentais que formam a base da vida cotidiana.

Explicação da Alternativa Correta:

A opção A destaca três conceitos fundamentais:

  • Heterogeneidade: Refere-se à diversidade presente nas experiências e práticas sociais cotidianas. As pessoas vivem de maneira diferente devido a suas culturas, classes sociais e experiências pessoais.
  • Imediaticidade: A vida cotidiana é imediata e ocorre no presente, sendo a base para ações e interações diretas sem a necessidade de mediação complexa.
  • Superficialidade extensiva: Caracteriza a maneira como a vida cotidiana lida com múltiplas facetas da realidade de maneira ampla, mas não necessariamente profunda.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • B - Homogeneidade, imediaticidade e profundidade extensiva: O termo "homogeneidade" não se aplica corretamente, pois a vida cotidiana é marcada pela diversidade (heterogeneidade). Além disso, "profundidade extensiva" não é uma característica reconhecida, pois a vida cotidiana tende a ser superficial.
  • C - Homogeneidade, práxis e superficialidade extensiva: Novamente, "homogeneidade" é inadequado. A "práxis" é uma categoria importante no pensamento social, mas não é um componente ontológico-estrutural da vida cotidiana.
  • D - Práxis, heterogeneidade e profundidade extensiva: Embora "práxis" e "heterogeneidade" sejam relevantes, "profundidade extensiva" não é uma característica correta para a vida cotidiana.
  • E - Práxis, imediaticidade e heterogeneidade: Embora os termos sejam relevantes, "práxis" não é incluído nos componentes ontológico-estruturais. A alternativa correta inclui "superficialidade extensiva" em vez de "práxis".

Para interpretar corretamente questões como esta, é importante focar nos conceitos centrais e suas definições precisas. Identificar pegadinhas em alternativas que usam termos corretos, mas em combinações inadequadas, ajuda a evitar erros.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A - heterogeneidade, imediaticidade e superficialidade extensiva, vamos definir cada termo:

  • Heterogeneidade: Refere-se à diversidade e variedade dos elementos e práticas presentes na vida cotidiana.
  • Imediaticidade: Relaciona-se ao caráter imediato e direto das experiências e ações diárias.
  • Superficialidade extensiva: Refere-se à natureza das práticas diárias como sendo mais voltadas para o nível superficial, sem aprofundamento intenso, mas abrangendo uma ampla gama de atividades e experiências.

@resumosdoseso

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo