Considere os seguintes versos de Olavo Bilac: “Residem junta...
Considere os seguintes versos de Olavo Bilac:
“Residem juntamente no teu peito Um demônio que ruge e um deus que chora.” Nos versos acima, o poeta utiliza como recurso de expressão uma figura de pensamento denominada:- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A figura de pensamento utilizada nos versos de Olavo Bilac é a **B - Antítese**.
**Explicação:** A antítese ocorre quando há a oposição de ideias em uma mesma frase. Nos versos apresentados, temos a oposição entre "um demônio que ruge" e "um deus que chora", ou seja, elementos opostos (demônio e deus) são colocados lado a lado para intensificar o contraste entre eles.
Há nitidamente um processo de personificação da figura do "demônio" e de "Deus".
A gramática define esse recurso de personificação como uma a figura pela qual fazemos os seres inanimados ou irracionais agirem e sentirem como pessoas humanas. Portanto, levando-se em conta que esses personagens não são humanos, ao imprimir a eles características humanas, tem-se a personificação.
GABARITO: ALTERNATIVA D.
- Nos termos de Cegalla (2010, p. 626), o eufemismo "consiste em suavizar a expressão de uma ideia triste, molesta ou desagradável, substituindo o termo contundente por palavras ou circunlocuções amenas ou polidas". Exemplo: Ele partiu dessa para a melhor (em vez de ele morreu).
- A antítese consiste na aproximação de palavras ou expressões de sentido oposto (As sempre-vivas morreram). Já o paradoxo consiste em usar intencionalmente o contrassenso. Exemplo: Amor é ferida que dói e não se sente (Camões).
- Hipérbole: expressão que indica uma afirmação exagerada.
Gab: B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo