Em 2018, o Ministério da Saúde publicou o “Cuidados de Adole...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2629210 Enfermagem

Em 2018, o Ministério da Saúde publicou o “Cuidados de Adolescentes: orientações básicas para a saúde sexual e a saúde reprodutiva”. Dentre as ações para promoção da educação em sexualidade, está o planejamento reprodutivo. Para o alcance efetivo dessa ação, é necessário que o profissional de saúde esteja atento a alguns aspectos. Aponte-os.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B. Vamos entender os motivos e esclarecer as demais alternativas.

Alternativa B: A resposta correta aborda os direitos dos adolescentes no atendimento à saúde sexual e reprodutiva, enfatizando a importância da não discriminação, do consentimento informado e do sigilo. Também destaca que os adolescentes podem ser atendidos sem a presença dos pais, desde que tenham discernimento e autonomia para tomar decisões, sendo necessária a negociação da presença dos pais ou responsáveis quando esses requisitos não são atendidos. Esta alternativa está em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde e com os princípios de ética e direitos do adolescente no atendimento de saúde.

Alternativa A: Incorreta, pois sugere que o profissional de saúde deve determinar o melhor método contraceptivo para a adolescente. No entanto, o planejamento reprodutivo deve ser uma decisão compartilhada, baseada em informações claras e consentimento informado da adolescente, e não uma imposição do profissional.

Alternativa C: Incorreta, porque menciona que a idade ginecológica (tempo pós-menarca) é um fator limitante para a orientação e prescrição de métodos contraceptivos. A idade ginecológica deve ser considerada, mas não deve ser um fator limitante. O foco deve estar na individualização do cuidado e na escolha do método mais adequado para cada adolescente, com base em suas necessidades e preferências.

Alternativa D: Incorreta, uma vez que sugere a necessidade de autorização para o uso repetitivo da anticoncepção de emergência. A anticoncepção de emergência não exige autorização repetitiva e deve ser disponibilizada sempre que necessário, acompanhada de orientações sobre seu uso e planejamento reprodutivo subsequente. A informação de que a sua eficácia diminui com o uso repetitivo é incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo