Conforme a RDC 302:2005, o responsável técnico pelo laborat...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912548 Medicina
Conforme a RDC 302:2005, o responsável técnico pelo laboratório clínico e pelo posto de coleta laboratorial deve documentar o nível de biossegurança dos ambientes e/ou áreas, baseado nos procedimentos realizados, equipamentos e microorganismos envolvidos, adotando as medidas de segurança compatíveis.
Sobre os níveis de biossegurança, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O nível de biossegurança 1 é o nível mais elevado, requerido para agentes perigosos, transmitidos por aerossóis, que representam alto risco de doença fatal e para os quais não existe tratamento ou vacina disponível.
( ) O nível de biossegurança 3 é o nível determinado para o Mycobacterium tuberculosis – neste nível todas as manipulações devem ser realizadas em cabine de segurança biológica e com acesso controlado e sistemas de ventilação que minimizam aerossóis.
( ) O nível de biossegurança 4 representa o nível básico de contenção que se baseia nas práticas laboratoriais padrão, sem indicação de barreiras primárias ou secundárias, com exceção de uma pia para higienização de mãos.
( ) O nível de biossegurança 1 é adequado para qualquer trabalho que envolva sangue humano, líquidos corporais ou tecidos, onde a presença de um agente infeccioso pode ser desconhecida.
( ) Os organismos rotineiramente manipulados em nível de biossegurança 2 não são transmitidos por aerossóis – entretanto, procedimentos realizados neste nível que tenham potencial para respingos ou aerossóis devem ser realizados com equipamentos de contenção primária ou cabine de segurança biológica.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gab c

  • I, III = o nível mais elevado é o 4 e o mais básico o I
  • II = nível 3 = tuberculose = Cabine de segurança biológica classe II B2: Cabine com a finalidade de oferecer proteção aos trabalhadores e ao meio ambiente dos produtos químicos, radionuclídeos e dos agentes biológicos que se enquadram no critério de Biossegurança Nível 3. Protegem também o produto ou ensaio executado no interior da cabine dos contaminantes existentes no local onde ela está instalada e da contaminação cruzada no interior da própria cabine.
  • IV = nr 32 = a) a não identificação de um determinado agente na tabela não implica em sua inclusão automática na classe de risco 1, devendo-se conduzir, para isso, uma avaliação de risco, baseada nas propriedades conhecidas ou potenciais desses agentes e de outros representantes do mesmo gênero ou família.

Trouxe o quadro da Anvisa referente aos níveis de Biossegurança pra cá, pra facilitar a justificativa à resposta da banca.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo