Conflito que alcançou enormes proporções na história do Bras...
O texto acima refere-se a:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Referimo-nos aqui ao episódio histórico conhecido como Guerra do Contestado, que foi um conflito de grande magnitude na história do Brasil, especialmente impactante nos estados do Paraná e de Santa Catarina. A área em questão era cobiçada devido à sua riqueza natural em erva-mate e principalmente madeira, agregando uma mistura complexa de interesses que incluíam aspectos políticos, econômicos e religiosos.
O período do conflito se estendeu de 1912 a 1916, e nele estiveram envolvidos os habitantes caboclos da região, que enfrentaram os governos estaduais. Estes últimos contaram com o apoio do então presidente da República, Hermes da Fonseca.
Portanto, quando abordamos esse evento histórico, a alternativa correta entre as apresentadas é a letra C, que corresponde à Guerra do Contestado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A área entre Paraná e Santa Catarina era 'contestada' pelos dois governos estaduais. Enquanto abandonado, nenhuma atenção oficial foi dada e atraiu comunidades místicas em torno de líderes messiânicos. Ao pensar uma alternativa para o poder político dos coronéis, com disposição para o enfrentamento, as elites enviam tropas a partir de 1913 para exterminar as comunidades populares da região.
Muitos comparam a a guerra de Contestado com Canudos.
A Guerra do Contestado foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. Ganhou o nome de Guerra do Contestado, pois os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Parará e Santa Catarina.
Causas da Guerra
A estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul estava sendo construída por uma empresa norte-americana, com apoio dos coronéis (grandes proprietários rurais com força política) da região e do governo. Para a construção da estrada de ferro, milhares de família de camponeses perderam suas terras. Este fato, gerou muito desemprego entre os camponeses da região, que ficaram sem terras para trabalhar.
Outro motivo da revolta foi a compra de uma grande área da região por de um grupo de pessoas ligadas à empresa construtora da estrada de ferro. Esta propriedade foi adquirida para o estabelecimento de uma grande empresa madeireira, voltada para a exportação. Com isso, muitas famílias foram expulsas de suas terras.
O clima ficou mais tenso quando a estrada de ferro ficou pronta. Muitos trabalhadores que atuaram em sua construção tinham sido trazidos de diversas partes do Brasil e ficaram desempregados com o fim da obra. Eles permaneceram na região sem qualquer apoio por parte da empresa norte-americana ou do governo.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/guerra_contestado.htm
Bons estudos...
Bons esse
Gabarito C - GUERRA DO CONTESTADO (1912 - 1916)
#PMPR2020
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo