Considerando as regras oficiais vigentes de cada modalidade ...
Considerando as regras oficiais vigentes de cada modalidade esportiva apresentada, julgue o item a seguir.
No handebol, o árbitro deve marcar um tiro de 7 m quando, em
clara chance de gol, o atleta sofrer uma obstrução, que pode
ocorrer por falta de atleta adversário, intervenção de pessoa
não participante do jogo e até mesmo por um sibilo não
justificado. Na cobrança da penalidade, o goleiro deverá,
obrigatoriamente, se manter em cima da linha do gol,
movimentando-se apenas lateralmente.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: Errado (E)
Vamos entender o contexto da questão. Ela aborda regras específicas do handebol, mais precisamente sobre a marcação do tiro de 7 metros e o comportamento do goleiro durante essa cobrança. Para responder corretamente, é necessário conhecer bem as regras oficiais da modalidade.
No handebol, um tiro de 7 metros é marcado quando há uma clara chance de gol e o atleta sofre uma obstrução, seja por falta de um atleta adversário, intervenção de uma pessoa não participante do jogo ou até mesmo por um sibilo injustificado. Essa parte da questão está correta.
No entanto, a questão afirma que na cobrança da penalidade, o goleiro deve obrigatoriamente se manter em cima da linha do gol, movimentando-se apenas lateralmente. Essa parte está incorreta. Conforme as regras oficiais:
Regra do goleiro durante o tiro de 7 metros: O goleiro deve ficar em cima da linha do gol no momento do arremesso, mas ele pode se movimentar livremente dentro da área do gol após o arremesso ser realizado. A movimentação não é restrita apenas ao plano lateral.
Portanto, a alternativa está incorreta por afirmar que o goleiro deve se movimentar apenas lateralmente durante a cobrança do tiro de 7 metros.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
– Goleiro: Pode se deslocar livremente dentro da área, desde que permaneça atrás da linha dos quatro metros até o momento do arremesso ser realizado;
A EXECUÇÃO DO TIRO DE 7 METROS
14.4. O tiro de 7 metros deve ser executado como um arremesso ao gol, dentro dos três segundos após o apito do árbitro (15:7, 3º parágrafo; 13:1a).
14.5. O jogador que está executando o tiro de 7 metros deve posicionar-se atrás da linha de 7 metros, não excedendo um metro desta linha (15:1, 15:6). Depois do apito do árbitro, o executante não deve tocar nem cruzar a linha de 7 metros antes que a bola tenha saído de sua mão (15:7, 3º parágrafo; 13:1a).
14.6. Após a execução do tiro de 7 metros, a bola não deve ser tocada novamente pelo executante ou por um de seus companheiros, até que ela tenha sido tocada por um adversário ou a baliza (15:7, 3º parágrafo; 13:1a).
14.7. Quando um tiro de 7 metros estiver sendo executado, os companheiros do executante devem posicionar-se fora da linha de tiro livre e permanecer nesta posição até que a bola tenha saído de sua mão (15:3, 15:6). Se eles não cumprirem isto, um tiro livre será assinalado contra a equipe do executante do tiro de 7 metros (15:7, 3º parágrafo; 13:1a).
14.8. Quando um tiro de 7 metros está sendo executado, os jogadores da equipe adversária devem permanecer fora da linha de tiro livre e, pelo menos, a 3 metros de distância da linha de 7 metros, até que a bola tenha saído da mão do executante. Se eles não cumprirem isso, o tiro de 7 metros será recobrado no caso de não ter resultado em gol, mas não haverá nenhuma punição disciplinar.
14.9. Se o goleiro cruzar a linha de limitação, ou seja, a linha de 4 metros (1:7, 5:11), antes que a bola tenha saído da mão do executante, o tiro de 7 metros deverá ser recobrado nos casos em que o gol não tenha sido marcado. No entanto, nesta ação não se aplicará nenhuma punição ao goleiro.
14.10. Não será mais permitido trocar goleiros uma vez que o executante estiver pronto para executar o tiro de 7 metros, parado na posição correta e com a bola na mão. Qualquer tentativa de efetuar uma substituição nesta situação deverá ser penalizada como conduta antidesportiva (8:7c, 16:1b e 16:3d).
no futsal que o goleiro deve ficar em cima da linha podendo se movimentar lateralmente. no handebol o limite de movimentação do goleiro é a marcao de 4m.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo