O diagnóstico da sífilis na criança é complexo, pois os sina...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374238 Medicina
A sífilis, doença lenta, com características clínicas, imunológicas e histopatológicas distintas, divididas em três fases — primária, secundária e terciária —, é considerada uma doença recrudescente nos países em desenvolvimento e epidemiologicamente estável nos países desenvolvidos, e pode ser evitada e controlada por meio de medidas educativas. A sífilis congênita demonstra a falência do sistema pré-natal, uma vez que se pode realizar o rastreamento sorológico e o tratamento da gestante no pré-natal. A partir das informações apresentadas, julgue o item seguinte. 

O diagnóstico da sífilis na criança é complexo, pois os sinais e sintomas são pouco específicos, assim como as alterações nos exames laboratoriais, que incluem anemia, trombocitopenia e leucocitose.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é o diagnóstico da sífilis congênita em crianças. Este problema de saúde pública reflete a falência do sistema pré-natal, pois a sífilis poderia ser evitada através de rastreamento sorológico e tratamento adequado da gestante durante o pré-natal.

Para resolver essa questão, é necessário compreender as características clínicas e laboratoriais da sífilis em neonatos e crianças, bem como o impacto da doença nos países em desenvolvimento e desenvolvidos.

Justificativa para a alternativa correta (C): A afirmativa diz que o diagnóstico da sífilis na criança é complexo devido aos sinais e sintomas pouco específicos, além de alterações laboratoriais como anemia, trombocitopenia e leucocitose. De fato, a sífilis congênita pode apresentar uma ampla gama de manifestações clínicas que muitas vezes são inespecíficas, tornando o diagnóstico um desafio. Essas manifestações incluem problemas hematológicos como anemia (diminuição de glóbulos vermelhos), trombocitopenia (diminuição de plaquetas) e leucocitose (aumento de glóbulos brancos), que são comumente observados em diversos processos infecciosos e não são exclusivos da sífilis.

Análise da alternativa incorreta (E): Considerar a afirmativa como errada seria ignorar o fato clínico reconhecido que a sífilis congênita apresenta esses desafios diagnósticos. A complexidade se dá tanto pela apresentação clínica inespecífica quanto pelas alterações laboratoriais que podem se confundir com outras condições. Assim, a afirmativa está correta ao destacar a natureza complexa do diagnóstico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O enunciado está correto. A sífilis em crianças, também conhecida como sífilis congênita, pode ser difícil de diagnosticar porque os sinais e sintomas são inespecíficos - eles podem ser parecidos com os de muitas outras condições de saúde. Fatores como anemia, trombocitopenia (contagem baixa de plaquetas no sangue) e leucocitose (contagem alta de glóbulos brancos) podem ser indicativos da doença, mas eles também podem ser encontrados em diversas outras condições médicas, o que dificulta ainda mais o diagnóstico. Além disso, a doença tem um curso lento e seus estágios (primário, secundário e terciário) têm características clínicas, imunológicas e histopatológicas distintas, o que torna o diagnóstico ainda mais complexo. É sempre importante a realização do rastreamento sorológico em gestantes para prevenir a transmissão da sífilis para o feto, já que a doença pode causar graves problemas de saúde e até mesmo a morte da criança.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo