A pobreza menstrual é um caso agravante no Brasil; a cada an...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1942259 Conhecimentos Gerais
A pobreza menstrual é um caso agravante no Brasil; a cada ano milhares de pessoas são prejudicadas por conta da ausência de políticas públicas para acabar com esse cenário. Essas políticas deveriam: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Embora a ONU (Organização das Nações Unidas) considere o acesso à higiene menstrual um direito, que deve ser tratado como uma questão de saúde pública, não é isso que ocorre na prática.  No Brasil a situação de pobreza menstrual é grave. Entende-se como Pobreza Menstrual o desconhecimento  acerca do tema e a falta de acesso, de meninas e adultas, aos itens necessários à higiene no período menstrual. Em relatório elaborado pela NFPA (Fundo de População das Nações Unidas) e pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), indica que 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio. Outras 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas, como absorventes, sabonetes ou mesmo banheiros.

 

Vale assinalar qual das alternativas aponta corretamente a função de políticas públicas acerca do tema:

 

A)      INCORRETA – Apesar da garantia do acesso à informação ser correto, não é essa a alternativa que responde à questão proposta.

B)     INCORRETA- Apesar da garantia do acesso a absorventes gratuitos para quem precisar ser um direito efetivo, não é a alternativa que responde à questão.

C)      INCORRETA-  Apesar da garantia à dignidade ser direito das mulheres, não é a alternativa que responde à questão.

D)     INCORRETA- Apesar da garantia à assistência ginecológica gratuita ser um direito, não é a alternativa que responde à questão

E)      CORRETA- Todas as opções apontadas nas alternativas anteriores são corretas. Portanto, a alternativa E é a resposta adequada.

 

RESPOSTA: E

 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Acho que esta errada a resposta, pois assistência ginecológica gratuita já existe nas unidades de saúde.

• São políticas públicas de fins sociais.

Resposta forçada ai. Não são todas as mulheres que sofrem de pobreza menstrual, apenas uma parcela delas. A filha do empresário mais milionário da cidade também tem o período menstrual, ou seja, ela também precisa de absorvente, então quer dizer que uma política pública eficiente é aquela que garante absorvente gratuito para todas as pessoas que precisam, inclusive a filha do empresário mais rico da cidade? Deve ser mesmo né, tá sobrando verba pública!

Todas as pessoas que precisarem? Eu achei que somente as mulheres que precisavam usar. Que apelação!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo