I. “Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadá...
Os trechos anteriores fazem parte de duas importantes obras da Literatura da Língua Portuguesa. Assinale a alternativa que indica correta e respectivamente a obra e os atores dos textos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa D.
Vamos analisar o motivo:
O primeiro trecho, "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas Memórias Póstumas.", é o famoso início do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, escrito por Machado de Assis. Esta citação é icônica e marca o tom irônico e inovador do romance, que é considerado uma das obras-primas da literatura brasileira.
O segundo trecho, "(...) tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante.", é retirado de O Primo Basílio, escrito por Eça de Queirós. Este romance é um exemplo clássico do realismo português e trata de temas como o adultério e a hipocrisia social.
Vamos agora justificar as alternativas incorretas:
A - "Eu – Augusto Dos Anjos" / "Amor I Love You – Marisa Monte"
O trecho "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver..." não pertence ao poema "Eu" de Augusto dos Anjos, mas sim ao livro de Machado de Assis. Além disso, "Amor I Love You" é uma música interpretada por Marisa Monte e não se encaixa na descrição literária do segundo trecho.
B - "Lira dos Vinte Anos – Álvares De Azevedo" / "Amor I Love You – Arnaldo Antunes"
Álvares de Azevedo é um poeta do movimento romântico e "Lira dos Vinte Anos" não contém o trecho mencionado. Além disso, Arnaldo Antunes é letrista da música "Amor I Love You", mas isso não corresponde ao segundo trecho literário.
C - "Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado De Assis" / "Eu – Augusto Dos Anjos"
Embora a primeira parte da alternativa esteja correta, com a obra de Machado de Assis, o segundo trecho não é de "Eu" de Augusto dos Anjos, mas sim de "O Primo Basílio" de Eça de Queirós.
D - "Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado De Assis" / "O Primo Basílio – Eça de Queirós"
Esta alternativa está correta, pois identifica corretamente tanto o primeiro trecho como sendo de "Memórias Póstumas de Brás Cubas" por Machado de Assis, quanto o segundo trecho como sendo de "O Primo Basílio" de Eça de Queirós.
Para resolver questões como esta, é fundamental ter um bom conhecimento das obras clássicas da literatura de língua portuguesa, identificando estilos, temas recorrentes e passagens icônicas. Manter uma leitura variada e atenta a esses detalhes pode ser de grande ajuda na preparação para concursos públicos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão é de Literatura e quer que marquemos a alternativa que indica correta e respectivamente a obra e os atores dos textos. Vejamos:
.
I. “Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas Memórias Póstumas.”
Esse é um trecho do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
.
II. “(...) tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante.”
Esse é um trecho do livro O Primo Basílio, de Eça de Queirós, e que foi usado na música Amor, I love you, da Marisa Monte.
.
Gabarito: Letra D
Gab: D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo