Com relação à execução dos trabalhos pelo Auditor, podemos a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2016 - IFB - Auditor |
Q2781131 Auditoria

Com relação à execução dos trabalhos pelo Auditor, podemos afirmar, com base na Instrução Normativa nº 01/2001 da Secretaria Federal de Controle Interno, que

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão envolve a execução dos trabalhos pelo Auditor Interno segundo as normas estabelecidas pela Instrução Normativa nº 01/2001 da Secretaria Federal de Controle Interno.

Para resolver essa questão, é importante compreender as responsabilidades e procedimentos que um Auditor Interno deve seguir. Isso inclui o planejamento das auditorias, a obtenção de informações necessárias, e a comunicação de irregularidades.

A alternativa D é a correta. Ela afirma que, para obter os elementos necessários ao planejamento dos trabalhos, o Auditor Interno deve examinar informações como a ordem de serviço e os planos estratégico e operacional. Além disso, ele deve considerar a legislação aplicável, normas vigentes, os resultados dos últimos trabalhos e as diligências pendentes. Isso está em conformidade com as práticas de auditoria, que requerem um entendimento completo do ambiente de controle do objeto a ser auditado.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A: A afirmação sugere que a solicitação de documentos pelo auditor só pode ser recusada com justificativa. Isso está incorreto, pois na prática de auditoria, a não entrega de documentos deve ser tratada com seriedade, e qualquer justificativa não deve ser aceita de imediato sem uma análise criteriosa.

B: Aqui, é mencionado que limitações à ação do auditor devem ser comunicadas à Controladoria Geral da União (CGU). A verdade é que o auditor deve primeiramente tentar resolver a situação no nível apropriado dentro da entidade auditada antes de escalar o problema.

C: Esta afirmação sugere que o auditor interno tem o poder de suspender atos ilegais. No entanto, o auditor não possui tal autoridade; ele deve, sim, comunicar a ilegalidade aos órgãos competentes.

E: A programação dos trabalhos de auditoria deve ser planejada pela equipe interna de auditoria, mas não necessariamente em conjunto com o dirigente máximo ou o conselho. Isso poderia comprometer a independência da auditoria.

Entender essas nuances ajuda a responder corretamente questões relacionadas à auditoria em concursos públicos. Lembre-se sempre de se familiarizar com as normas e regulamentos que regem a prática da auditoria.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo