Assinale a alternativa INCORRETA acerca das informações extr...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos às alternativas:
A) CORRETA. De acordo com o CFESS (2011, p. 8) “a indicação do SUAS é de que as ações socioassistenciais de proteção social básica serão realizadas, prioritariamente, pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)”.
B) CORRETA. De acordo com o CFESS (2011, p. 27) “é fundamental assegurar a participação dos/as profissionais das diferentes categorias que integram as equipes dos CRAS e CREAS e dos/as usuários/as, nos Conselhos de Assistência Social, como forma de fortalecimento da contribuição das diferentes profissões para a construção do SUAS e para a qualificação dos espaços de controle social democráticos”.
C) CORRETA. De acordo com o CFESS (2011, p. 7) “a concepção de Assistência Social e sua materialização em forma de proteção social básica e especial (de média e alta complexidades), conforme previsto na PNAS/SUAS, requer situar e articular estas modalidades de proteção social ao conjunto das proteções previstas pela Seguridade Social”.
D) INCORRETA. De acordo com o CFESS (2011, p. 7) “a intervenção profissional na política de Assistência Social não pode ter como horizonte somente a execução das atividades arroladas nos documentos institucionais, sob o risco de limitar suas atividades à “gestão da pobreza” sob a ótica da individualização das situações sociais e de abordar a questão social a partir de um viés moralizante. Isso significa que a complexificação e diferenciação das necessidades sociais, conforme apontada no SUAS e na PNAS, e que atribui à Assistência Social as funções de proteção básica e especial, com foco de atuação na “matricialidade sociofamiliar”, não deve restringir a intervenção profissional, sobretudo a do/a assistente social, às abordagens que tratam as necessidades sociais como problemas e responsabilidades individuais e grupais”.
E) CORRETA. De acordo com o CFESS (2011, p. 24) “a intervenção profissional pressupõe enfrentar e superar duas grandes tendências presentes hoje no âmbito dos CRAS. A primeira é de restringir a atuação aos atendimentos emergenciais a indivíduos, grupos ou famílias, o que pode caracterizar os CRAS e a atuação profissional como um “grande plantão de emergências”, ou um serviço cartorial de registro e controle das famílias para acessos a benefícios de transferência de renda”.
Gabarito da professora: D
Referência Bibliográfica
CFESS. Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social. Série: trabalho e projeto profissional nas políticas sociais. Brasília – DF, 2011.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As funções de proteção básica e especial, com foco de atuação no matriciamento ou apoio matricial, não devem restringir a intervenção profissional, sobretudo a do(a) assistente social, às abordagens que tratam as necessidades sociais como problemas e responsabilidades individuais e grupais.
Se isolar a parte em italico a questão fica direta e mais compreensível, de que não devemos restringir a intervenção em praticar que tratam as necessidades como problemas de responsabilidade individual...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo